dc.description.abstract |
RESUMO: Apesar de estarmos vivendo a “era da inclusão”, ainda pouco se observa no que se refere a metodologias de ensino e/ou recursos metodológicos na área das Ciências Naturais que facilitem o processo ensino e aprendizagem, especificamente na área da Física voltado para alunos que se encontram dentro do Transtorno do Espectro Autista - TEA. O problema do estudo indaga quais as possibilidades que um livro com estratégias de abas facilitar a aprendizagem da Física à alunos autistas da 1ª série do Ensino Médio? Diante do questionamento apresentado, o presente estudo
traz como objetivo geral elaborar um livro para melhorar o ensino-aprendizagem de Cinemática para
aluno com TEA, e como objetivos específicos: elaborar um livro de cinemática para alunos com TEA, utilizar o material como estratégia de inclusão do aluno e aplicar o material elaborado em alunos com TEA da 1ª série do Ensino Médio. Com o intuito auxiliar o desenvolvimento do aluno com TEA, optou se por uma pesquisa qualitativa-exploratória onde os dados foram coletados durante o acompanhamento de alunos com TEA do primeiro ano do ensino médio da cidade de Campo Maior Piauí. O estudo será desenvolvido tendo como base a metodologia dos Três Momentos, que ocorrerá
da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e, Aplicação do Conhecimento, com a elaboração de um material que traz como proposta final proporcionar uma maior interação e assimilação do conteúdo por alunos autistas,contribuindo dessa forma para a inclusão destes no entendimento da Física.
Palavras-chave: Física; ensino médio; autismo; inclusão; Vygotski.
ABSTRACT
Although we are living in the “era of inclusion”, little is still observed in terms of teaching methodologies and/or methodological resources in the area of Natural Sciences that facilitate the teaching and learning process, specifically in the area of Physics aimed at students who fall within the autism spectrum disorder. The problem of the study asks what are the possibilities that a book with didactic strategies facilitates the learning of Physics for autistic students in the 1st Year of High School? In view of the question presented, the present study has the general objective of developing a book to improve the teaching-learning of kinematics for students with ASD, and specific objectives: preparing
a kinematics book for students with ASD, using the material as an inclusion strategy of the student and apply the material prepared to students with ASD in the 1st year of high school. In order to assist he development of students with ASD, qualitative-exploratory research was chosen where data will be collected during the monitoring of students with ASD in the first year of high school in the city of Campo Maior- Piauí. The study will be developed based on the Three Moments methodology, which will occur as follows: Initial Problematization, Organization of Knowledge and, Application of Knowledge, with the elaboration of a material that brings as a final proposal to provide a greater
interaction and assimilation of content by autistic students, thus contributing to their inclusion in physics teaching.Keywords: physics; high school; autism; inclusion; Vygotsky. |
pt_BR |