Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Haêde Gomes
dc.date.accessioned 2016-10-21T14:59:20Z
dc.date.available 2016-10-21T14:59:20Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/376
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. Membro Interno: Prof. Dra.Josânia Lima Portela Carvalhêdo. Membro Interno (Suplente): Prof. Dra. Carmem Lúcia de Oliveira Cabral. Membro Externo: Prof.Dr. Raimundo Nonato Moura Oliveira (UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A formação de profissionais da educação constitui-se atualmente um dos temas mais debatidos no campo das pesquisas desenvolvidas no cenário nacional e internacional. Neste contexto formativo, destacam-se estudos voltados para a implementação de novas políticas de formação inicial e continuada, que atendam as necessidades formativas desses profissionais em tempos e espaços diferenciados. Alinhada com esta perspectiva, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada no contexto da escola de ensino fundamental dos anos iniciais, compreendida como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas. Diante do exposto, propõe como problema: em que aspectos a formação continuada de professores possibilita a produção de saberes e aprendizagens compartilhadas no contexto de suas práticas pedagógicas na escola de ensino fundamental dos anos iniciais? Delineia como objetivo geral: investigar a formação continuada de professores e sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas, tendo em vista a produção de saberes e aprendizagens compartilhadas na escola de ensino fundamental e como objetivos específicos define os seguintes: caracterizar ações de formação continuada de professores, promovidas pela rede municipal de ensino; descrever situações formativas que proporcionam aos professores a vivência de aprendizagens compartilhadas na escola de ensino fundamental; analisar os saberes produzidos e reelaborados pelos professores a partir da formação continuada na sua prática pedagógica na escola de ensino fundamental. Adota como campo teórico ideias de Alarcão (2000, 2001, 2007); Imbernón (2006, 2010); Nóvoa (1992); Tardif (2002), Tardif e Lessard (2008); Warschauer (2001), dentre outros que vislumbram a escola como espaço possível de formação e aprendizagens compartilhadas. Tem como proposta metodológica a pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, apoiada em Souza (2004), Nóvoa (1992), Bertaux (2010). Seus interlocutores são 06 (seis) professores do ensino fundamental e 01 (uma) pedagoga, que por meio de narrativas de formação, via Cartas Pedagógicas, inspiradas em Freire (2014) e Camini (2012) e de Entrevista Narrativa, segundo Jovchelovich e Bauer (2015), efetivaram a produção de dados, que se encontram organizados em três Eixos de análises articulados com os três Tempos Analíticos, segundo orientação de Souza (2004), assim denominados e explicitados: Tempo Analítico I: Pré-Análise/Leitura Cruzada, o qual traça o perfil (auto) biográfico dos interlocutores; Tempo Analítico II/Leitura Temática: unidades de análise descritiva, que organiza, avalia e interpreta os dados produzidos e auxilia no estabelecimento de eixos e subeixos de análises; e Tempo Analítico III: Leitura Interpretativa-Compreensiva, que integra o agrupamento de elementos dos Tempos I e II, conforme citados, tendo em vista o desvelamento das singularidades implícitas e explícitas, possibilitando a compreensão do objeto de estudo. Expressa como principais resultados constatações de reconhecimento da escola como espaço de formação continuada; o entendimento de que são produtores/mobilizadores de saberes e que reconhecem a escola como local de aprendizagens compartilhadas, tendo em vista as trocas de experiências, os estudos colegiados e a oportunização de momentos importantes que levam à prática reflexiva do professor na condição de um representativo exercício que empodera o circuito formativo e de crescimento profissional docente. ABSTRACT: The training of education professionals currently constitutes one of the most debated issues in the research field developed at the national and international scene. In this formative context, it stands out studies aimed at the implementation of new policies for initial and continuing education that meet the training needs of these professionals in different times and spaces. In line with this perspective, this research has as object of study continuing education in the context of elementary school in the early years, understood as space and time of production of knowledge and shared learning. Given the above, it is proposed as a problem: in what ways the continuing education of teachers enables the production of knowledge and shared learning in the context of their teaching practices in elementary school in the early years? Outlines the general objective: to investigate the continuing education of teachers and their applicability in pedagogical practices with a view to producing knowledge and shared learning in elementary school and, as specific objectives, define the following: to characterize continuing education activities for teachers, promoted by the municipal schools; describing training situations that provide teachers the experience of shared learning in elementary school; analyze the knowledge produced and reworked by teachers from the continuing education in their teaching in elementary school. Adopts as theoretical field the ideas of Alarcão (2000, 2001, 2007); Imbernón (2006, 2010); Nóvoa (1992); Tardif (2002); Tardif e Lessard (2008); Warschauer (2001), among others who look out over the school as a possible space of training and shared learning. It has as methodological proposal the qualitative research narrative approach, supported by Souza (2004), Nóvoa (1992), Bertaux (2010). The interlocutors are six (06) elementary school teachers and one (01) pedagogue, who through training accounts, via Pedagogical Letters, inspired in Freire (2014) and Camini (2012) and Narrative Interview, according to Jovchelovich and Bauer (2015) implemented the data production, which are organized in three axes of articulated analysis with the three Analytical Times, according to guidance of Souza (2004), so named and explained: Analytical Time I: Pre-Analysis / Cross-Reading, which traces the profile (auto)biographical of the interlocutors; Time Analytical II / Thematic Reading: descriptive analysis units that organize, evaluate and interpret the data generated and help in the establishment of axes and sub axes of analysis; and Analytical Time III: Interpretative-Comprehensive Reading, comprising the grouping of elements of Times I and II, as mentioned, with a view to unveiling the implicit and explicit singularities, enabling the understanding of the subject matter. Expresses as main findings school recognition as a continuing education space; the understanding that they produce / mobilize knowledge and recognize the school as a place of shared learning, considering the exchanges of experience, the collegiate studies and the opportunity of important moments that lead to reflective teacher practice provided a representative exercise that empowers the training circuit and the teacher professional growth. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Aprendizagens compartilhadas pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account