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PRÁTICAS DE GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO NORDESTE

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dc.contributor.author SANTOS, Leonardo de Barros
dc.date.accessioned 2024-11-06T13:49:24Z
dc.date.available 2024-11-06T13:49:24Z
dc.date.issued 2024-11-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3763
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho Examinador externo: Prof. Dr. Solano de Souza Braga - Universidade Federal de Ouro Preto – (UFOP) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO As Unidades Conservação (UCs) são espaços destinados à conservação e preservação do meio ambiente em qualquer país. Essas áreas legalmente protegidas são criadas com intuito de abrigar ecossistemas singulares e espécies ameaçadas, a fim de manter a integridade dos processos naturais e promover regeneração de habitats vitais. O êxito das UCs está associado à eficácia de sua gestão. Foram objetivos dessa pesquisa entender o processo de Gestão das UCs do Nordeste a partir dos pressupostos da Educação Ambiental (EA); realizar pesquisa Sistemática sobre gestão e Educação Ambiental nas UCs da região nordeste; analisar o processo de gestão das UCs do Piauí; identificar quais são as práticas de EA desenvolvidas nas UCs de Uso Sustentável; entender como é o processo de gestão participativa com as comunidades do entorno da UC Flona Palmares. Estruturado em três capítulos, sendo capítulo I intitulado: “Gestão e EA nas UCs da região nordeste: Um panorama de 2002 a 2023, trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com buscas nas bases de dados eletrônicas Web of Science, Scopus, Portal Periódico CAPES e SciELO, foram selecionados 26 artigos científicos e identificados as principais práticas de gestão ambiental, prá ticas de EA e alguns problemas ambientais enfrentados pelas UCs na região nordeste do Brasil. O Capítulo II intitulado: “Práticas de Gestão e EA nas UCs do estado do Piauí”, pautado nos pressupostos da pesquisa diagnóstica de documental, de natureza quanti-qualitativa, por meio de entrevistas com 12 gestores de UCs do estado do Piauí. Os resultados da gestão das UCs no Piauí apresentaram avanços significativos, mas há desafios a serem superados, dos principais são elaboração e formação de planos de manejos e conselhos gestores. Em contrapartida, os gestores mostraram-se comprometidos com a conservação ambiental. O capítulo III intitulado: “Floresta Nacional de Palmares e gestão ambiental participativa: Um estudo de caso”, trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com objetivo de entender como é o processo de gestão participativa com as comunidades do entorno da UC Flona Palmares. Foram verificadas propostas e sugeridas futuras pesquisas científicas visando contribuições aos órgãos que regulam as UCs, bem como benefícios para as comunidades. ABSTRACT Conservation Units (CU) are spaces intended for the conservation and preservation of the environment in any country. These legally protected areas are created with the aim of housing unique ecosystems and threatened species, in order to maintain the integrity of natural processes and promote the regeneration of vital habitats. The success of UCs is associated with the effectiveness of their management. The objectives of this research were to understand the Management process of UCs in the Northeast based on the assumptions of Environmental Education (EA); carry out systematic research on management and Environmental Education in UCs in the northeast region; analyze the management process of UCs in Piauí; identify which EA practices are developed in the Sustainable Use UCs; understand what the participatory management process is like with the communities surrounding UC F lona Palmares. Structured into three chapters, with chapter I entitled: “Management and EA in UCs in the northeast region: An overview from 2002 to 2023”, this is a systematic review of the literature, with searches in the electronic databases Web of Science, Scopus, CAPES and SciELO Periodical Portal, 26 scientific articles were selected and the main environmental management practices, EA practices and some environmental problems faced by UCs in the northeast region of Brazil were identified. Chapter II entitled: “Management and EA practices in UCs in the state of Piauí”, based on the assumptions of documentary diagnostic research, of a quantitative and qualitative nature, through interviews with 12 UC managers in the state of Piauí. The results of UC management in Piauí showed significant advances, but there are challenges to be overcome, the main ones being the development and formation of management plans and management councils. On the other hand, managers showed themselves committed to environmental conservation. Chapter III entitled: “Palmares National Forest and participatory environmental management: A case study”, is a case study, with a qualitative approach, with the objective of understanding what the participatory management process is like with the surrounding communities from UC Flona Palmares. Proposals were verified and future scientific research was suggested aiming at contributions to bodies that regulate UC, as well as benefits for communities. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gerenciamento ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Participação - Piauí pt_BR
dc.subject Environmental management pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Participation - Piauí pt_BR
dc.title PRÁTICAS DE GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO NORDESTE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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