Abstract:
RESUMO
As Unidades Conservação (UCs) são espaços destinados à conservação e preservação do meio
ambiente em qualquer país. Essas áreas legalmente protegidas são criadas com intuito de abrigar
ecossistemas singulares e espécies ameaçadas, a fim de manter a integridade dos processos
naturais e promover regeneração de habitats vitais. O êxito das UCs está associado à eficácia
de sua gestão. Foram objetivos dessa pesquisa entender o processo de Gestão das UCs do
Nordeste a partir dos pressupostos da Educação Ambiental (EA); realizar pesquisa Sistemática
sobre gestão e Educação Ambiental nas UCs da região nordeste; analisar o processo de gestão
das UCs do Piauí; identificar quais são as práticas de EA desenvolvidas nas UCs de Uso
Sustentável; entender como é o processo de gestão participativa com as comunidades do
entorno da UC Flona Palmares. Estruturado em três capítulos, sendo capítulo I intitulado:
“Gestão e EA nas UCs da região nordeste: Um panorama de 2002 a 2023, trata-se de uma
revisão sistemática da literatura, com buscas nas bases de dados eletrônicas Web of Science,
Scopus, Portal Periódico CAPES e SciELO, foram selecionados 26 artigos científicos e
identificados as principais práticas de gestão ambiental, prá ticas de EA e alguns problemas
ambientais enfrentados pelas UCs na região nordeste do Brasil. O Capítulo II intitulado:
“Práticas de Gestão e EA nas UCs do estado do Piauí”, pautado nos pressupostos da pesquisa
diagnóstica de documental, de natureza quanti-qualitativa, por meio de entrevistas com 12
gestores de UCs do estado do Piauí. Os resultados da gestão das UCs no Piauí apresentaram
avanços significativos, mas há desafios a serem superados, dos principais são elaboração e
formação de planos de manejos e conselhos gestores. Em contrapartida, os gestores mostraram-se comprometidos com a conservação ambiental. O capítulo III intitulado: “Floresta Nacional
de Palmares e gestão ambiental participativa: Um estudo de caso”, trata-se de um estudo de
caso, de abordagem qualitativa, com objetivo de entender como é o processo de gestão
participativa com as comunidades do entorno da UC Flona Palmares. Foram verificadas
propostas e sugeridas futuras pesquisas científicas visando contribuições aos órgãos que
regulam as UCs, bem como benefícios para as comunidades.
ABSTRACT
Conservation Units (CU) are spaces intended for the conservation and preservation of the environment
in any country. These legally protected areas are created with the aim of housing unique ecosystems and
threatened species, in order to maintain the integrity of natural processes and promote the regeneration
of vital habitats. The success of UCs is associated with the effectiveness of their management. The
objectives of this research were to understand the Management process of UCs in the Northeast based
on the assumptions of Environmental Education (EA); carry out systematic research on management
and Environmental Education in UCs in the northeast region; analyze the management process of UCs
in Piauí; identify which EA practices are developed in the Sustainable Use UCs; understand what the
participatory management process is like with the communities surrounding UC F lona Palmares.
Structured into three chapters, with chapter I entitled: “Management and EA in UCs in the northeast
region: An overview from 2002 to 2023”, this is a systematic review of the literature, with searches in
the electronic databases Web of Science, Scopus, CAPES and SciELO Periodical Portal, 26 scientific
articles were selected and the main environmental management practices, EA practices and some
environmental problems faced by UCs in the northeast region of Brazil were identified. Chapter II
entitled: “Management and EA practices in UCs in the state of Piauí”, based on the assumptions of
documentary diagnostic research, of a quantitative and qualitative nature, through interviews with 12
UC managers in the state of Piauí. The results of UC management in Piauí showed significant advances,
but there are challenges to be overcome, the main ones being the development and formation of
management plans and management councils. On the other hand, managers showed themselves
committed to environmental conservation. Chapter III entitled: “Palmares National Forest and
participatory environmental management: A case study”, is a case study, with a qualitative approach,
with the objective of understanding what the participatory management process is like with the
surrounding communities from UC Flona Palmares. Proposals were verified and future scientific
research was suggested aiming at contributions to bodies that regulate UC, as well as benefits for
communities.