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RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento da reflexão na formação continuada de alfabetizadores. O estudo vincula-se à linha de pesquisa “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas”. Com base no objetivo o estudo foi desenvolvido a partir das seguintes questões norteadoras: Como se caracteriza o processo de formação continuada dos alfabetizadores? Que conhecimentos são privilegiados na formação continuada de alfabetizadores? Quais situações formativas possibilitam o desenvolvimento da reflexão na formação continuada de alfabetizadores? Que aspectos relativos à alfabetização e ao ser alfabetizador são considerados na reflexão desenvolvida na formação continuada? Que tipo de reflexão predomina na formação continuada de alfabetizadores? A fundamentação do estudo tem embasamento teórico-metodológico respaldado nas contribuições de Alarcão (2001), Candau (1997), Liberali (2010), Pimenta (2001) entre outros, que abordam o processo de reflexão. Sobre formação continuada tem como referência as pesquisas de Formosinho (2009), Imbernón (2009, 2010), Marin (1995). A temática prática pedagógica alfabetizadora e alfabetização apoiam-se nas ideias de Brito (2007, 2011), Soares (2008, 2010), entre outros. Sobre narrativas trabalhamos com Passeggi (2008, 2010), Josso (2006), por exemplo. Trata-se de uma pesquisa narrativa na qual utilizou-se como técnica de produção de dados o memorial de formação, orientado por um roteiro norteador e a entrevista narrativa, partindo de uma questão geradora. A pesquisa contou com a participação de oito alfabetizadoras, selecionadas de acordo com os seguintes critérios: ser professor alfabetizador; ter formação em nível superior; ter no mínimo cinco anos de experiência na alfabetização e participar de formação continuada. Teve como contexto quatro escolas públicas da rede municipal de Teresina/PI. Para estruturação analítica optou-se pela análise de conteúdos das narrativas a partir do pensamento de Bertaux (2010). Os dados produzidos a partir das técnicas narrativas tornou viável a análise das escritas narrativas das alfabetizadoras e foram organizados nas seguintes unidades temáticas de análise: formação continuada de alfabetizadores; formação continuada e conhecimento profissional e reflexão como princípio da formação continuada. O estudo mostra que a formação continuada é importante na qualificação da prática docente e possibilita o exercício da reflexão a partir da análise racional da prática docente, da socialização de conhecimentos e de experiências. Mostra, também, a necessidade de ampliar a reflexão nos processos formativos como aspectos que favorecem ao autoconhecimento e conhecimento da prática. ABSTRACT
The present study aims to investigate the development of the reflection on the continuing education of literacy teachers. The study is linked to the research line “Education, Teacher Formation and Pedagogical Practices”. Based on the purpose the study was developed from the following guiding questions: How is characterized the process of continued formation of literacy teachers? What knowledge are privileged in the continued formation of literacy teachers? What formative situations allow reflection development in the continued formation of literacy teachers? What aspects concerning literacy and literacy teacher are considered in the reflection developed in continued formation? What kind of reflection prevails in the continued formation of literacy teachers? The basis for the study has theoretical and methodological foundation supported on the contributions of Alarcão (2001), Candau (1997), Liberali (2010), Pimenta (2001), among others, that address reflection process. On continued formation has as reference the researches of Formosinho (2009), Imbernón (2009, 2010), Marin (1995). The subject literacy pedagogical practice and literacy rely on Brito (2007, 2011), Soares (2008, 2010) ideas, among others. About narratives we worked with Passeggi (2008, 2010), Josso (2006), for example. It is a narrative research in which it was used as a data production technique the formation memorial, oriented by a guiding script and narrative interview, starting from a generating question. The research involved the participation of eight literacy teachers, selected according to the following criteria: being a literacy teacher; being trained in higher education; having at least five years of experience in literacy and participate in continued formation. Had as context four public municipal schools in Teresina/PI. For analytical structuring, we opted for content analysis of the narratives based on the thoughts of Bertaux (2010). The data produced from the narrative techniques has made possible the analysis of written narratives of literacy teachers and have been organized in the following thematic units of analysis: continued formation of literacy teachers; continued formation and professional knowledge and reflection as principle of continued formation. The study shows that continued formation is important in the qualification of teaching practice and allows the exercise of reflection from the rational analysis of teaching practice, socialization of knowledge and experience. It also shows the need to broaden the reflection on formative processes as aspects that favor self-knowledge and practical knowledge. |
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