Repositório Institucional da UFPI

DE PROFESSORAS À COORDENADORAS PEDAGÓGICAS-SEVERINAS: a constituição da identidade

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dc.contributor.author GIRÃO, Aline Barros
dc.date.accessioned 2024-11-04T12:17:14Z
dc.date.available 2024-11-04T12:17:14Z
dc.date.issued 2024-11-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3759
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira Examinadora interna: Profa. Dra. Antônia Edna Brito Examinadora externa: Profa. Dra. Sílvia Maria Costa Barbosa - UFRN pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo geral explicar o processo de constituição da identidade profissional do coordenador pedagógico que atua na rede pública municipal da cidade de Beneditinos (PI) e suas possibilidades de constituir-se formador de professores, bem como os seguintes objetivos específicos: Conhecer o processo histórico de constituição da profissão de coordenador pedagógico no contexto nacional e, especificamente, na rede pública municipal da cidade de Beneditinos (PI); Explicar a atuação dos coordenadores pedagógicos da rede municipal da cidade de Beneditinos (PI); analisar as necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos que atuam na rede pública municipal da cidade de Beneditinos (PI) que possibilitam o processo de constituição de formador de professores. A fundamentação teórico-metodológica teve como base a concepção psicossocial de Identidade desenvolvida por Ciampa (2005), a qual fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético. De acordo com essa concepção, a Identidade é processo histórico social multideterminado que tende à emancipação, mas, também, trata-se de uma categoria teórica de análise que possibilita explicar o impacto da vida social na constituição do sujeito e, dessa forma, oportuniza conhecer o nosso processo de vir a ser. Para explicar o processo de constituição da identidade realizou-se, além de estudos teóricos, a pesquisa empírica, na qual produziu-se dados por meio de narrativas (NÓVOA, 1995) ancora-se na abordagem (auto)biográfica. Além das narrativas, fez-se o uso do Quadro de Escuta (PASSEGI, 2008) e das rodas de conversa (WARSCHAUER, 1993, 2017a, 2017b). Os dados foram analisados e interpretados através do procedimento Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). O campo de investigação foi a cidade de Beneditinos, no estado do Piauí, onde foram selecionados 04 coordenadores pedagógicos, sendo 02 coordenadores da Educação Infantil, 01 do Ensino Fundamental Anos Iniciais e 01 coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais de escolas situadas na zona rural e zona urbana do município. A pesquisa evidenciou que múltiplos são os fatores que constituem a identidade do coordenador pedagógico, entre os quais destacaram-se: o processo formativo vivenciado, as condições em que suas ações ocorrem, o próprio processo histórico de vida pessoal e profissional, assim como o movimento histórico social em que a atuação do coordenador desenvolve-se, demonstrando assim que uma de suas ações principais – a de formadores de professores – não são reconhecidas pelos participante da pesquisa. ABSTRACT: The general objective of this dissertation is to explain the process of establishing the professional identity of the pedagogical coordinator who works in the municipal public network of the city of Beneditinos (PI) and his possibilities of becoming a teacher trainer, as well as the following specific objectives: To understand the historical process of establishing the profession of pedagogical coordinator in the national context and, specifically, in the municipal public network of the city of Beneditinos (PI); Explain the work of the pedagogical coordinators of the municipal network in the city of Beneditinos (PI); analyze the training needs of pedagogical coordinators who work in the municipal public network in the city of Beneditinos (PI), which enable the process of establishing teacher trainers. The theoretical-methodological foundation was based on the psychosocial conception of Identity developed by Ciampa (2005), which is based on Historical-Dialetic Materialism. According to this conception, Identity is a multidetermined social historical process that tends towards emancipation, but it is also a theoretical category of analysis that makes it possible to explain the impact of social life on the constitution of the subject and, in this way, provides the opportunity to know our process of becoming. To explain the process of identity constitution, in addition to theoretical studies, empirical research was carried out, in which data was produced through narratives (NÓVOA, 1995) and is anchored in the (auto)biographical approach. In addition to the narratives, the Listening Board (PASSEGI, 2008) and conversation circles (WARSCHAUER, 1993, 2017a, 2017b) were used. The data were analyzed and interpreted using the Discursive Textual Analysis procedure (MORAES, 2003). The field of investigation was the city of Beneditinos, in the state of Piauí, where 04 pedagogical coordinators were selected, 02 coordinators of Early Childhood Education, 01 of Elementary Education Early Years and 01 coordinator of Elementary Education Final Years of schools located in rural areas and urban area of the municipality. The research showed that there are multiple factors that constitute the identity of the pedagogical coordinator, among which the following stood out: the training process experienced, the conditions in which their actions occur, the historical process of personal and professional life itself, as well as the movement social history in which the coordinator's work develops, thus demonstrating that one of his main actions – that of teacher trainers – are not recognized by the research participants. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Coordenador Pedagógico pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Formação contínua pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject Pedagogical coordinator pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Continuous formation pt_BR
dc.subject Narratives pt_BR
dc.title DE PROFESSORAS À COORDENADORAS PEDAGÓGICAS-SEVERINAS: a constituição da identidade pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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