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RESUMO: A presente dissertação tem como objetivo geral explicar o processo de constituição da
identidade profissional do coordenador pedagógico que atua na rede pública municipal da
cidade de Beneditinos (PI) e suas possibilidades de constituir-se formador de professores, bem
como os seguintes objetivos específicos: Conhecer o processo histórico de constituição da
profissão de coordenador pedagógico no contexto nacional e, especificamente, na rede pública
municipal da cidade de Beneditinos (PI); Explicar a atuação dos coordenadores pedagógicos da
rede municipal da cidade de Beneditinos (PI); analisar as necessidades formativas dos
coordenadores pedagógicos que atuam na rede pública municipal da cidade de Beneditinos (PI)
que possibilitam o processo de constituição de formador de professores. A fundamentação
teórico-metodológica teve como base a concepção psicossocial de Identidade desenvolvida por
Ciampa (2005), a qual fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético. De acordo com essa
concepção, a Identidade é processo histórico social multideterminado que tende à emancipação,
mas, também, trata-se de uma categoria teórica de análise que possibilita explicar o impacto da
vida social na constituição do sujeito e, dessa forma, oportuniza conhecer o nosso processo de
vir a ser. Para explicar o processo de constituição da identidade realizou-se, além de estudos
teóricos, a pesquisa empírica, na qual produziu-se dados por meio de narrativas (NÓVOA,
1995) ancora-se na abordagem (auto)biográfica. Além das narrativas, fez-se o uso do Quadro
de Escuta (PASSEGI, 2008) e das rodas de conversa (WARSCHAUER, 1993, 2017a, 2017b).
Os dados foram analisados e interpretados através do procedimento Análise Textual Discursiva
(MORAES, 2003). O campo de investigação foi a cidade de Beneditinos, no estado do Piauí,
onde foram selecionados 04 coordenadores pedagógicos, sendo 02 coordenadores da Educação
Infantil, 01 do Ensino Fundamental Anos Iniciais e 01 coordenador do Ensino Fundamental
Anos Finais de escolas situadas na zona rural e zona urbana do município. A pesquisa
evidenciou que múltiplos são os fatores que constituem a identidade do coordenador
pedagógico, entre os quais destacaram-se: o processo formativo vivenciado, as condições em
que suas ações ocorrem, o próprio processo histórico de vida pessoal e profissional, assim como
o movimento histórico social em que a atuação do coordenador desenvolve-se, demonstrando
assim que uma de suas ações principais – a de formadores de professores – não são reconhecidas
pelos participante da pesquisa.
ABSTRACT: The general objective of this dissertation is to explain the process of establishing the
professional identity of the pedagogical coordinator who works in the municipal public network
of the city of Beneditinos (PI) and his possibilities of becoming a teacher trainer, as well as the
following specific objectives: To understand the historical process of establishing the profession
of pedagogical coordinator in the national context and, specifically, in the municipal public
network of the city of Beneditinos (PI); Explain the work of the pedagogical coordinators of
the municipal network in the city of Beneditinos (PI); analyze the training needs of pedagogical
coordinators who work in the municipal public network in the city of Beneditinos (PI), which
enable the process of establishing teacher trainers. The theoretical-methodological foundation
was based on the psychosocial conception of Identity developed by Ciampa (2005), which is
based on Historical-Dialetic Materialism. According to this conception, Identity is a
multidetermined social historical process that tends towards emancipation, but it is also a
theoretical category of analysis that makes it possible to explain the impact of social life on the
constitution of the subject and, in this way, provides the opportunity to know our process of
becoming. To explain the process of identity constitution, in addition to theoretical studies,
empirical research was carried out, in which data was produced through narratives (NÓVOA,
1995) and is anchored in the (auto)biographical approach. In addition to the narratives, the
Listening Board (PASSEGI, 2008) and conversation circles (WARSCHAUER, 1993, 2017a,
2017b) were used. The data were analyzed and interpreted using the Discursive Textual
Analysis procedure (MORAES, 2003). The field of investigation was the city of Beneditinos,
in the state of Piauí, where 04 pedagogical coordinators were selected, 02 coordinators of Early
Childhood Education, 01 of Elementary Education Early Years and 01 coordinator of
Elementary Education Final Years of schools located in rural areas and urban area of the
municipality. The research showed that there are multiple factors that constitute the identity of
the pedagogical coordinator, among which the following stood out: the training process
experienced, the conditions in which their actions occur, the historical process of personal and
professional life itself, as well as the movement social history in which the coordinator's work
develops, thus demonstrating that one of his main actions – that of teacher trainers – are not
recognized by the research participants. |
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