Repositório Institucional da UFPI

FÍSICA FACÍLIMA TOTAL: uma proposta de jogo digital para ensinar lançamentos horizontal e oblíquo

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PACHECO JÚNIOR, Severino de Assis
dc.date.accessioned 2024-10-24T13:12:38Z
dc.date.available 2024-10-24T13:12:38Z
dc.date.issued 2024-10-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3756
dc.description Orientador: Prof. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos. Examinador Interno: Prof. Dr.André Alves Lino. Examinador Interno:Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira. Examinador Interno: Prof. Dr. Micaías Andrade Rodrigues. Examinador Externo: Prof. Dr. Maurisan Alves Lino. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO :Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis e computadores. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do jogo “Física Facílima Total” para melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados a lançamentos horizontal e oblíquo? A pesquisa foi fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A construção do aplicativo foi realizada na plataforma GameMaker Studio 2. Após a conclusão da elaboração do aplicativo, procedeu-se com a aplicação do mesmo na escola estadual Centro de Ensino Analiz Bacelar Silva, no centro, na zona urbana do município de Afonso Cunha, no estado do Maranhão, onde os alunos responderam a perguntas referentes ao aplicativo Física Facílima Total na forma de questionário. O público alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após conhecerem o aplicativo. A média dos alunos que responderam aos questionários passou de 3,50 para 8,80. Já os alunos que apenas responderam aos questionários, mas não utilizaram o jogo, apresentaram média de 3,8, mostrando que houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional. Palavras-chave: Lançamento Horizontal. Lançamento Oblíquo. Ensino de Física. Jogo. Tecnologias Educacionais. GameMaker Studio 2. ABSTRACT:This work aims to develop an application for mobile devices and computers. This research started from the following question: what are the contributions of using the application to improve teaching and learning content related to horizontal and oblique releases? The research was based on David Ausubel's theory of meaningful learning. The application was built on the GameMaker Studio 2 platform. After completing the application, it was applied at the State School Analiz Bacelar Silva, in the center, in the urban area of afonso cunha municipality, in the state of Maranhão, where the students answered questions regarding the Physical Facílima Total application in the form of a questionnaire. The target audience of the research were third grade students in the regular high school, in 2020. As a result, an evolution of the initial state of the students to the state was obtained after the students knew the application. The average of the students who answered the questionnaires went from 3.50 to 8.80, while the students who only answered the questionnaires but did not use the game had an average of 3.8, showing that there was an improvement in the understanding of the concepts presented in the educational product. Keywords: Horizontal Throw. Oblique Throw. Physics teaching. Game. Educational Technologies. GameMaker Studio 2 pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fisica - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Tecnologias Educacionais pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Lançamento horizontal pt_BR
dc.subject Lançamento oblíquo pt_BR
dc.subject GameMaker Studio 2 pt_BR
dc.title FÍSICA FACÍLIMA TOTAL: uma proposta de jogo digital para ensinar lançamentos horizontal e oblíquo pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account