Abstract:
RESUMO :Assuntos relacionados às origens, estrutura e organização do Universo geralmente provocam grande interesse e curiosidade dos alunos. Rudimentos de Astronomia presentes no currículo de Física do Ensino Médio podem, nesse contexto, direcionar o professor para uma discussão mais ampla do papel e valor da Física em preparar um indivíduo com condições de apreciar a unidade e a harmonia do mundo físico; inserindo-o no contexto cultural mais amplo do mundo contemporâneo. A hipótese levantada nesta pesquisa é que o evidente desinteresse dos estudantes pela Física tem como fator agravante a presença marcante de um ensino tradicional, em razão da dificuldade que os professores têm de levar a efeito em suas aulas metodologias
que estimulem e motivem seus alunos a se interessarem pela disciplina pelo puro prazer de aprender e conhecer; e teve como principal objetivo obter resultados eficazes de aprendizagem a partir da criação, uso e interatividade de um website que fundamentado na teoria construtivista de Jean Piaget (1896–1980) e nas bases epistemológicas de Henry Wallon (1879–1962)possibilitasse o uso na Educação Básica de textos de divulgação científica. A adaptação destes textos através de Transposição Didática (TD) no formato de material alternativo ou complementar vêm em auxílio do professor como proposta didática motivadora para tornar as aulas de Física mais atraentes. Para esse fim, procurou-se desenvolver uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, a partir de situações reais de ensino, na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, da rede estadual de ensino, localizada no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina; onde o professor-pesquisador partiu da análise e reflexão da sua própria prática.
Participaram da pesquisa: o professor-pesquisador e estudantes de turmas de 1º e 2º série do Ensino Médio. A produção de dados foi gerada a partir dos seguintes instrumentos: fórum de discussão, diário de campo e questionários com os alunos participantes. Com relação à análise de dados, adotamos a análise de conteúdo por entendermos que ela corresponde a uma técnica de análise rica, relevante e com potencial para o desenvolvimento teórico em qualquer área do conhecimento. O Produto Educacional (PE) resultante, um website, elaborado a partir da seleção de trechos de capítulos dos livros e/ou de adaptação de artigos publicados pelo físico
Marcelo Gleiser foi aplicado em salas de aula virtuais a partir de uma Unidade Didática (UD)e consistiu, basicamente, da apresentação e discussão gradual de temas e conceitos básicos relacionados à Astrofísica e Cosmologia para assimilação e construção de novos esquemas cognitivos; por meio de problematizações, explicações dialogadas, atividades lúdicas e da utilização de textos de apoio postados no site com o intuito de que os alunos alcançassem melhor entendimento de conceitos e teorias astrofísicas. Pelas evidências de aprendizagem significativa demonstradas no comportamento dos participantes ao longo do desenvolvimento da pesquisa é possível afirmar que o website (PE) atingiu os objetivos propostos.
Palavras-chave: Divulgação Científica. Transposição Didática. Ambientes Virtuais de
Aprendizagem.
ABSTRACT :Issues related to the origins, structure and organization of the Universe generally provoke great interest and curiosity among students. Rudiments of Astronomy present in the High School Physics curriculum can, in this context, direct the teacher to a broader discussion of the role and value of Physics in preparing an individual with conditions to appreciate the unity and harmony of the physical world; inserting it in the broader cultural context of the contemporary world. The hypothesis raised in this research is that the evident lack of interest of students in Physics has as an aggravating factor the marked presence of traditional teaching, due to the difficulty that teachers have to carry out in their classes methodologies that stimulate and motivate their students to become to be interested in the discipline for the pure pleasure of learning and knowing; and had as main objective to obtain effective learning results from the creation, use and interactivity of a website that based on the constructivist theory of Jean Piaget (1896–1980)
and on the epistemological bases of Henry Wallon (1879–1962) made possible the use in Basic Education of scientific dissemination texts. The adaptation of these texts through Didactic Transposition (TD) in the format of alternative or complementary material comes to the aid of the teacher as a motivating didactic proposal to make Physics classes more attractive. To this end, we sought to develop an action research of a qualitative and quantitative nature, based on real teaching situations, at the Professor Felismino Freitas School Unit, of the state education network, located in the Mocambinho neighborhood, north of Teresina; where the professor researcher started from the analysis and reflection of his own practice. Participated in the research: the teacher-researcher and students of classes of 1st and 2nd grade of High School. The production of data was generated from the following instruments: Discussion Forum, field diary and questionnaires with the participating students. With regard to data analysis, we adopted content analysis because we understand that it corresponds to a rich, relevant analysis technique with the potential for theoretical development in any area of knowledge. The resulting Educational Product (PE), a website, made from the selection of excerpts from book chapters and / or adaptation of articles published by physicist Marcelo Gleiser was applied in virtual
classrooms from a Didactic Unit (UD) and consisted, basically, of the presentation and gradual discussion of basic themes and concepts related to Astrophysics and Cosmology for assimilation and construction of new cognitive schemes; through problematizations, dialogued explanations, ludic activities and the use of supporting texts posted on the website in order for students to achieve a better understanding of astrophysical concepts and theories. From the evidence of significant learning demonstrated in the behavior of the participants throughout the development of the research, it is possible to state that the website (PE) achieved the proposed objectives.
Keywords: Scientific Disclosure. Following teaching. Didactic Transposition
Description:
Orientador: Prof. Dr. Célio Aécio Medeiros Borges.
Examinador interno: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo.
Examinador suplente interno: Profª Dra. Hilda Mara Lopes Araújo.
Examinador externo: Prof. Dr. Antônio Carlos da Silva Miranda.
Examinador externo: Prof. Dr. José da Silva Rodrigues - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).