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APLICATIVO ANDROID COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE FÍSICA ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE AUSUBEL

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dc.contributor.author SOUSA, Mauro Bezerra de
dc.date.accessioned 2024-10-23T14:56:05Z
dc.date.available 2024-10-23T14:56:05Z
dc.date.issued 2024-10-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3754
dc.description Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira Examinador interno: Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel Examinador externo: Prof. Dr. Emerson Mariano da Silva - UECE pt_BR
dc.description.abstract RESUMO :A proposta de ensino deste trabalho de pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo Android a ser utilizado como recurso didático nas aulas de Física Acústica no Ensino Médio, na perspectiva teórica da aprendizagem significativa de Ausubel. O problema de pesquisa é: quais as possibilidades de aprendizagem significativa da Física Acústica em Ausubel, tendo como recurso didático um aplicativo Android? Para o desenvolvimento do aplicativo Android foram utilizadas a linguagem de programação Java e as plataformas Backend Stripe no Heroku. Esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo Android voltado para a compreensão dos conteúdos relacionados a área de Física Acústica no Ensino Médio na perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O referencial teórico base desta pesquisa é a Teoria da Aprendizagem Significativa, cujo foco central é a estrutura cognitiva do aluno, ou seja, o que ele sabe. A teoria estabelece que os novos conteúdos a serem ensinados devam estar ancorados num subsunçor. Na falta de subsunçores na estrutura cognitiva do aluno, deve-se recorrer aos organizadores prévios, que são materiais ou recursos didáticos que potencializem a aprendizagem. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa de campo e de natureza quali-quantitativa com alunos do 3 0 ano do Ensino Médio da Escola de Centro de Ensino e Tempo Integral - CETI Helvídio Nunes, localizada na rua Magalhães Filho, bairro Marquês, cidade de Teresina. O percurso metodológico e os instrumentos para produção de dados adotados foram os seguintes:1) aulas expositivas envolvendo os conteúdos de Física acústica e instrumentos musicais; 2) aplicação de um questionário semiestruturado (pré-teste), a fim de verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação a área de Física acústica e instrumentos musicais; 3) procedimento experimental com uso do osciloscópio, que captura e reconhece o som emitido pelos instrumentos musicais; 4) aplicação de um novo questionário (pós-testes) para verificar se a proposta de utilização do aplicativo Android como recurso didático possibilita uma aprendizagem significativa em Ausubel; 5) Análise e discussão do trabalho. O procedimento de análise de dados adotado levou em conta a Análise de Conteúdos de Laurence Bardin. Verificou-se através dos resultados da pesquisa que a proposta de desenvolvimento de um aplicativo Android como recurso didático nas aulas de Física do Ensino Médio contribuiu para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos relacionados à área de Física Acústica e dos instrumentos musicais. As aulas foram interessantes e ricas de significados para os estudantes. Palavras-chave: subsunçores, aprendizagem, organizadores prévios. ABSTRACT :The teaching proposal of this research work was the development of an Android application to be used as a didactic resource in Acoustic Physics classes in High School in the theoretical perspective of Ausubel's significant learning. The research problem is: what are the possibilities for significant learning of Acoustic Physics in Ausubel, using an Android application as a teaching resource? For the development of the Android application, the Java programming language and the Backend Stripe platforms were used in Heroku. This work aimed to develop an Android application in order of understanding the contents related to the area of Acoustic Physics in High School in the theoretical perspective of Meaningful Learning by David Ausubel. The basic theoretical framework of this research is the Theory of Meaningful Learning, whose central focus is the student's cognitive structure, that is, what he knows. The theory establishes that the new content to be taught must be anchored in a subunit. In the absence of subsunctions in the student's cognitive structure, previous organizers should be used, which are didactic materials or resources that enhance learning. For this research, a field and qualitative and quantitative research was carried out with students from the 3rd year of high school at the CETI Helvídio Nunes School, located at Rua Magalhães Filho, Marquês neighborhood, in Teresina city. The methodological path and the instruments for data production adopted were as follows: 1) lectures involving the contents of acoustic physics and musical instruments; 2) application of a semi-structured questionnaire (pre-test), in order to verify the students' prior knowledge in relation to the area of acoustic physics and musical instruments; 3) experimental procedure using the oscilloscope, which captures and recognizes the sound emitted by musical instruments; 4) application of a new questionnaire (post-tests) to verify whether the proposal to use the Android application as a teaching resource enables significant learning in Ausubel; 5) Analysis and discussion of the work. The data analysis procedure adopted took into account Laurence Bardin's Content Analysis. It was found through the results of the research that the proposal to develop an Android application as a didactic resource in high school physics classes contributed to improve the teaching and learning process of content related to the area of acoustic physics and musical instruments. The classes were interesting and rich in interesting meanings for the students. Keywords: subsunitors, learning, previous organizers pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Subsunçores pt_BR
dc.subject Organizadores prévios pt_BR
dc.title APLICATIVO ANDROID COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE FÍSICA ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE AUSUBEL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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