| dc.description.abstract | 
RESUMO :A proposta de ensino deste trabalho de pesquisa foi o desenvolvimento de um 
aplicativo Android a ser utilizado como recurso didático nas aulas de Física 
Acústica no Ensino Médio, na perspectiva teórica da aprendizagem significativa 
de Ausubel. O problema de pesquisa é: quais as possibilidades de aprendizagem 
significativa da Física Acústica em Ausubel, tendo como recurso didático um 
aplicativo Android? Para o desenvolvimento do aplicativo Android foram 
utilizadas a linguagem de programação Java e as plataformas Backend Stripe 
no Heroku. Esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo 
Android voltado para a compreensão dos conteúdos relacionados a área de 
Física Acústica no Ensino Médio na perspectiva teórica da Aprendizagem 
Significativa de David Ausubel. O referencial teórico base desta pesquisa é a 
Teoria da Aprendizagem Significativa, cujo foco central é a estrutura cognitiva do 
aluno, ou seja, o que ele sabe. A teoria estabelece que os novos conteúdos a 
serem ensinados devam estar ancorados num subsunçor. Na falta de 
subsunçores na estrutura cognitiva do aluno, deve-se recorrer aos organizadores 
prévios, que são materiais ou recursos didáticos que potencializem a
aprendizagem. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa de campo e de 
natureza quali-quantitativa com alunos do 3 0 ano do Ensino Médio da Escola de 
Centro de Ensino e Tempo Integral - CETI Helvídio Nunes, localizada na rua 
Magalhães Filho, bairro Marquês, cidade de Teresina. O percurso metodológico 
e os instrumentos para produção de dados adotados foram os seguintes:1) aulas 
expositivas envolvendo os conteúdos de Física acústica e instrumentos 
musicais; 2) aplicação de um questionário semiestruturado (pré-teste), a fim de 
verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação a área de Física acústica 
e instrumentos musicais; 3) procedimento experimental com uso do osciloscópio, 
que captura e reconhece o som emitido pelos instrumentos musicais; 4) 
aplicação de um novo questionário (pós-testes) para verificar se a proposta de 
utilização do aplicativo Android como recurso didático possibilita uma 
aprendizagem significativa em Ausubel; 5) Análise e discussão do trabalho. O 
procedimento de análise de dados adotado levou em conta a Análise de 
Conteúdos de Laurence Bardin. Verificou-se através dos resultados da pesquisa 
que a proposta de desenvolvimento de um aplicativo Android como recurso 
didático nas aulas de Física do Ensino Médio contribuiu para melhorar o
processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos relacionados à área de 
Física Acústica e dos instrumentos musicais. As aulas foram interessantes e 
ricas de significados para os estudantes. 
Palavras-chave: subsunçores, aprendizagem, organizadores prévios.
ABSTRACT :The teaching proposal of this research work was the development of an Android application to be used as a didactic resource in Acoustic Physics classes in High 
School in the theoretical perspective of Ausubel's significant learning. The 
research problem is: what are the possibilities for significant learning of Acoustic 
Physics in Ausubel, using an Android application as a teaching resource? For the 
development of the Android application, the Java programming language and the 
Backend Stripe platforms were used in Heroku. This work aimed to develop an 
Android application in order of understanding the contents related to the area of 
Acoustic Physics in High School in the theoretical perspective of Meaningful 
Learning by David Ausubel. The basic theoretical framework of this research is 
the Theory of Meaningful Learning, whose central focus is the student's cognitive 
structure, that is, what he knows. The theory establishes that the new content to 
be taught must be anchored in a subunit. In the absence of subsunctions in the 
student's cognitive structure, previous organizers should be used, which are 
didactic materials or resources that enhance learning. For this research, a field 
and qualitative and quantitative research was carried out with students from the 
3rd year of high school at the CETI Helvídio Nunes School, located at Rua 
Magalhães Filho, Marquês neighborhood, in Teresina city. The methodological 
path and the instruments for data production adopted were as follows: 1) lectures 
involving the contents of acoustic physics and musical instruments; 2) application 
of a semi-structured questionnaire (pre-test), in order to verify the students' prior 
knowledge in relation to the area of acoustic physics and musical instruments; 3) 
experimental procedure using the oscilloscope, which captures and recognizes 
the sound emitted by musical instruments; 4) application of a new questionnaire 
(post-tests) to verify whether the proposal to use the Android application as a 
teaching resource enables significant learning in Ausubel; 5) Analysis and 
discussion of the work. The data analysis procedure adopted took into account 
Laurence Bardin's Content Analysis. It was found through the results of the 
research that the proposal to develop an Android application as a didactic 
resource in high school physics classes contributed to improve the teaching and 
learning process of content related to the area of acoustic physics and musical 
instruments. The classes were interesting and rich in interesting meanings for the 
students.
Keywords: subsunitors, learning, previous organizers | 
pt_BR |