Repositório Institucional da UFPI

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATICA SOBRE ELETROMAGNETISMO MEDIADA POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author VIEIRA, Marcos Aurélio Almeida
dc.date.accessioned 2024-10-23T14:43:12Z
dc.date.available 2024-10-23T14:43:12Z
dc.date.issued 2024-10-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3753
dc.description Orientadora: Prof.ª Dra. Edina Maria de Sousa Luz – Departamento de Ciências da Natureza/Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Examinador interno : Prof. Dr. Marco Antonio Tavares Lira – UFPI Examinador Suplente interna: Prof.ª Dra. Claudia Adriana de Sousa Melo - U FPI. pt_BR
dc.description.abstract Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Trata-se de uma sequência didática proposta para o programa de eletromagnetismo do terceiro ano do ensino médio. Ela é composta por 4 passos. 1 - Comentários Sobre Equipamentos ou Eletrodomésticos da Vivência dos Alunos. Nesta primeira parte, a intenção é vincular o assunto que será discutido na aula com algum fato que ocorra realmente ao redor dos alunos e que seja de fácil visualização para eles. 2 -Realização do Experimento. Na segunda parte, ocorre a realização de experimentos para que os alunos possam observar o fenômeno físico que permite ao equipamento ou eletrodoméstico, que foi usado como comentário no passo 1, funcionar. 3 – Explicação Teórica. No passo 3, ocorre a explicação teórica do fenômeno físico envolvido no funcionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi usado como modelo no passo 1. 4 – Montagem do Mapa Conceitual. A última parte consiste na construção de um mapa conceitual. A orientação foi a de sempre fazê-lo o mais objetivo possível para facilitar a aprendizagem. A inspiração para este trabalho é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Sendo assim, a montagem da sequência didática foi feita de forma que possa se transformar em uma possível estrutura cognitiva para os alunos. Nessa estrutura, o subsunçor de maior hierarquia é o experimento, ou seja, o experimento é a “ideia-âncora”. A primeira parte da sequência, que fala sobre equipamentos ou eletrodomésticos da vivência dos alunos, foi pensada para que se tenha condições de fazer uma ligação entre a nova estrutura cognitiva, que é o assunto da aula, com um subsunçor que já exista na mente dos alunos, que no caso seria um equipamento ou eletrodoméstico que eles sempre estão vendo e/ou manipulando. O papel do experimento é fazer com que eles sempre possam se lembrar da aula e do que foi ensinado quando estiverem diante de algum aparato que se usa do mesmo fundamento mostrado. Foram feitas três avaliações e os resultados mostraram que houve eficácia da sequência didática junto aos alunos. As avaliações foram feitas de modo escalonado. A primeira, realizada logo no início da aplicação do trabalho, foi para verificar conhecimentos prévios. A segunda, realizada no terceiro encontro, foi para verificação do que foi apreendido até aquele momento e para realizar ajustes. A terceira, realizada no último encontro, foi feita de questões puramente objetivas e de vestibulares. O desempenho dos alunos foi classificado como muito bom, de acordo com os dados colhidos nas avaliações. De fato, os resultados mostraram que houve a formação de uma estrutura cognitiva. ABSTRACT It is a didactic sequence proposed for the electromagnetism program. It consists of 4 steps. 1 - Comments On Equipment or Appliances of the Experience of Students. In this first part, the intention is to link the subject that will be discussed in class with some fact that actually occurs around the students and that is easy to see for them. 2 -Realization of the Experiment. In the second part, experiments are carried out so that students can observe the physical phenomenon that allows the equipment or household appliance, which was used as a comment in step 1, to function. 3 -Theoretical Explanation. In step 3, there is a theoretical explanation of the physical phenomenon involved in the functioning of the equipment or appliance that was used as a model in step 1. 4 - Assembly of the Conceptual Map. The last part consists of building a conceptual map. The guidance was to always do so as objectively as possible to facilitate learning. The inspiration for this work is David Ausubel's theory of meaningful learning. Thus, the assembly of the didactic sequence was done so that it can become a possible cognitive structure for the students. In this structure, the most hierarchy subsunmis is the design, that is, the design is the "anchor idea". The first part of the sequence, which talks about equipment or appliances of the students' experience, was designed to be able to make a connection between the new cognitive structure, which is the subject of the class, with a subsunçor that already exists in the students' minds, which in this case would be an equipment or appliance that they are always seeing and/or manipulating. The role of the experiment is to make sure that they can always remember the lesson and what was taught when they are faced with some device that uses the same foundation shown. Three evaluations were made and the results showed that there was efficacy of the didactic sequence with the students. The evaluations were made in a staggered manner. The first, carried out at the beginning of the application of the work, was to investigate previous knowledge. The second, held at the third meeting, was to verify what was seized up to that moment and to make adjustments. The third, held at the last meeting, was made of purely objective and vestibular questions. The students' performance was classified as very good, according to the data collected in the evaluations. In fact, the results showed that there was the formation of a cognitive structure.
dc.description.sponsorship RESUMO :Trata-se de uma sequência didática proposta para o programa de eletromagnetismodo terceiro ano do ensino médio. Ela é composta por 4 passos. 1 - Comentários Sobre Equipamentos ou Eletrodomésticos da Vivência dos Alunos. Nesta primeira parte, aintenção é vincular o assunto que será discutido na aula com algum fato que ocorra realmente ao redor dos alunos e que seja de fácil visualização para eles. 2 - Realização do Experimento. Na segunda parte, ocorre a realização de experimentos para que os alunos possam observar o fenômeno físico que permite ao equipamento ou eletrodoméstico, que foi usado como comentário no passo 1, funcionar. 3 – Explicação Teórica. No passo 3, ocorre a explicação teórica do fenômeno físico envolvido no funcionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi usado como modelo no passo 1. 4 – Montagem do Mapa Conceitual. A última parte consiste na construção de um mapa conceitual. A orientação foi a de sempre fazê-lo o mais objetivo possível para facilitar a aprendizagem. A inspiração para este trabalho é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Sendo assim, a montagem da sequência didática foi feita de forma que possa se transformar em uma possível estrutura cognitiva para os alunos. Nessa estrutura, o subsunçor de maior hierarquia é o experimento, ou seja, o experimento é a “ideia-âncora”. A primeira parte da sequência, que fala sobre equipamentos ou eletrodomésticos da vivência dos alunos, foi pensada para que se tenha condições de fazer uma ligação entre a nova estrutura cognitiva, que é o assunto da aula, com um subsunçor que já exista na mente dos alunos, que no caso seria um equipamento ou eletrodoméstico que eles sempre estão vendo e/ou manipulando. O papel do experimento é fazer com que eles sempre possam se lembrar da aula e do que foi ensinado quando estiverem diante de algum aparato que se usa do mesmo fundamento mostrado. Foram feitas três avaliações e os resultados mostraram que houve eficácia da sequência didática junto aos alunos. As avaliações foram feitas de modo escalonado. A primeira, realizada logo no início da aplicação do trabalho, foi para verificar conhecimentos prévios. A segunda, realizada no terceiro encontro, foi para verificação do que foi apreendido até aquele momento e para realizar ajustes. A terceira, realizada no último encontro, foi feita de questões puramente objetivas e de vestibulares. O desempenho dos alunos foi classificado como muito bom, de acordo com os dados colhidos nas avaliações. De fato, os resultados mostraram que houve a formação de uma estrutura cognitiva. Palavras-chave Sequência Didática. Aprendizagem Significativa. Experimentos. Ancoragem. ABSTRACT :It is a didactic sequence proposed for the electromagnetism program. It consists of 4 steps. 1 - Comments On Equipment or Appliances of the Experience of Students. In this first part, the intention is to link the subject that will be discussed in class with some fact that actually occurs around the students and that is easy to see for them. 2 -Realization of the Experiment. In the second part, experiments are carried out so that students can observe the physical phenomenon that allows the equipment or household appliance, which was used as a comment in step 1, to function. 3 - Theoretical Explanation. In step 3, there is a theoretical explanation of the physical phenomenon involved in the functioning of the equipment or appliance that was used as a model in step 1. 4 - Assembly of the Conceptual Map. The last part consists of building a conceptual map. The guidance was to always do so as objectively as possible to facilitate learning. The inspiration for this work is David Ausubel's theory of meaningful learning. Thus, the assembly of the didactic sequence was done so that it can become a possible cognitive structure for the students. In this structure, the most hierarchy subsunmis is the design, that is, the design is the "anchor idea". The first part of the sequence, which talks about equipment or appliances of the students' experience, was designed to be able to make a connection between the new cognitive structure, which is the subject of the class, with a subsunçor that already exists in the students' minds, which in this case would be an equipment or appliance that they are always seeing and/or manipulating. The role of the experiment is to make sure that they can always remember the lesson and what was taught when they are faced with some device that uses the same foundation shown. Three evaluations were made and the results showed that there was efficacy of the didactic sequence with the students. The evaluations were made in a staggered manner. The first, carried out at the beginning of the application of the work, was to investigate previous knowledge. The second, held at the third meeting, was to verify what was seized up to that moment and to make adjustments. The third, held at the last meeting, was made of purely objective and vestibular questions. The students' performance was classified as very good, according to the data collected in the evaluations. In fact, the results showed that there was the formation of a cognitive structure. Kewwords: Didactic Sequence. Meaningful Learning. Experiments. Anchor. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Recurso didático - Experimentos de baixo custo pt_BR
dc.subject Eletromagnetismo pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Experimentos pt_BR
dc.subject Ancoragem. pt_BR
dc.subject Ensino de física
dc.title UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATICA SOBRE ELETROMAGNETISMO MEDIADA POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account