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ETNOCENTRISMO E DIÁLOGO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE RICHARD RORTY

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dc.contributor.author MARQUES, Wilker de Carvalho
dc.date.accessioned 2016-10-21T14:01:15Z
dc.date.available 2016-10-21T14:01:15Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/374
dc.description Orientador: Prof. Dr. Aldir Araújo Carvalho Filho (UFMA). Membro Interno: Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho. Membro Externo: Profª Dra. Susana de Castro Amaral Vieira (UFRJ). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O pensamento filosófico de Richard Rorty (1931-2007), extremamente abrangente e controverso, revela-se uma valiosa via de questionamento dos modos como a tradição filosófica tratou, até a sua época, os temas da racionalidade e da verdade. Inicialmente afeito à filosofia analítica, Rorty se tornou, na maturidade de seu trabalho, um neopragmatista, construindo uma concepção política liberal-democrática e uma crítica antifundacionista dos modos de justificação social do conhecimento, em que a verdade prescinde de quaisquer pressupostos e/ou justificações metafísicas. Desse modo, para Rorty, toda verdade é contingente, culturalmente localizada e etnocêntrica. No ambiente reflexivo rortyano, o conceito de etnocentrismo é objeto de redescrição, alcançando, em seu vocabulário, um valor completamente diverso em relação ao que, tradicionalmente, tem-lhe sido atribuído pelas ciências sociais. Neste trabalho, investiga-se o papel que desempenham as noções de etnocentrismo e de diálogo intercultural no pensamento de Rorty, as quais se constituem em um ponto importante de sua reflexão, levando-o a estabelecer conversações com importantes nomes da Antropologia e da Filosofia contemporâneas e à perspectiva de que, por meio do exercício do diálogo intercultural, é possível a realização do progresso moral e a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. ABSTRACT: Philosophical Thought of Richard Rorty (1931-2007), extremely comprehensive and controversial, shows to be a valuable way of questioning the ways in which philosophical tradition treated, to his time, the hemes of rationality and truth. Initially inclined to analytic philosophy, Rorty became, in his maturity work, one neo-pragmatist, building a liberal-democratic political conception and antifundacionista criticism of social justification modes of knowledge, the truth dispenses with any assumptions and / or evidence metaphysical. Thus, for Rorty, all truth is contingent, culturally located and ethnocentric. In Rorty's reflective environment, the concept of ethnocentrism is redescription object, reaching, in his vocabulary, a completely different value in relation to what traditionally has been assigned by the social sciences. In this paper, we investigate the role played by the notions of ethnocentrism and intercultural dialogue at Rorty´s Thought, which constitute an important point of his reflection, leading him to establish conversations with important names of Anthropology and Contemporary Philosophy and the prospect that, through the intercultural dialogue exercise, the realization of moral progress and the construction of a more democratic and inclusive society is possible. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Etnocentrismo pt_BR
dc.subject Diálogo intercultural pt_BR
dc.subject Liberalismo pt_BR
dc.subject Neopragmatismo pt_BR
dc.subject Richard Rorty pt_BR
dc.subject Ethnocentrism pt_BR
dc.subject Intercultural dialogue pt_BR
dc.subject Liberalism pt_BR
dc.subject Neopragmatism pt_BR
dc.title ETNOCENTRISMO E DIÁLOGO INTERCULTURAL NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE RICHARD RORTY pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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