Abstract:
RESUMO
Essa pesquisa se ocupa do Ensino de Física tendo como norte as elaborações de seus saberes a
partir de reflexões de cunho histórico e filosófico. Ela parte da seguinte questão de pesquisa:
Quais as possibilidades de uma Estratégia Didática que incorpore elementos de História e
Filosofia da Ciência, mediar a apropriação de conceitos relacionados aos Processos de
Eletrização no Ensino Médio? Em relação ao objetivo geral, buscamos analisar as possibilidades
de uma Estratégia Didática que incorpore elementos de História e Filosofia da Ciência, mediar
a apropriação de conceitos relacionados aos Processos de Eletrização no Ensino Médio. E como
objetivos específicos nos propomos a realizar estudos teóricos sobre a História e a Filosofia da
Ciência no ensino de Física, com destaque para o tempo estrutural e para a mediação como
elementos integrantes das narrativas históricas; elaborar a estratégia didática sobre Processos de
Eletrização, como potencializador da apropriação de conceitos em Eletricidade; implementar a
estratégia didática, contemplando situações teórico-práticas com elementos de História e
Filosofia da Ciência no contexto da teoria da eletricidade; reconhecer os índices do par
significados/sentidos elaborados pelos estudantes, participantes da pesquisa sobre a relação
História-Filosofia-Física e suas possibilidades na apropriação de conceitos da Eletricidade. A
metodologia utilizada na pesquisa foi a problematização de textos previamente elaborados, a
apreciação crítica de um recurso audiovisual do gênero documentário e a montagem e
problematização de experimentos históricos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma
de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Militar Tiradentes V, no município de Timon/MA.
Como dispositivos de produção de dados utilizamos questionários abertos e produções textuais
do tipo sínteses integradoras. Os dispositivos analíticos utilizados foi a análise textual
discursiva, onde como principal categoria analítica foi o par significados/sentidos elaborados
pelos sujeitos. Como principais resultados podemos destacar que o Ensino da Teoria da
Eletricidade a partir da História e Filosofia da Física possui forte correlação com ferramentas
avaliativas pautas na linguagem não matemática, sendo assim, uma rica fonte de acesso tanto às
significações quanto aos sentidos elaborados pelos estudantes.
ABSTRACT
This research deals with the teaching of Physics having as a guide the elaboration of their
knowledge based on reflections of a historical and philosophical nature. It starts from the
following research question: What are the possibilities of a Didactic Strategy that incorporates
elements of History and Philosophy of Science, mediating the appropriation of concepts related
to the Electrification Processes in High School? In relation to the general objective, we seek to
analyse the possibilities of a Didactic Strategy that incorporates elements of History and
Philosophy of Science, mediating the appropriation of concepts related to the Electrification
Processes in High School. And as specific objectives we propose to carry out theoretical studies
on the History and Philosophy of Science in the teaching of Physics, with emphasis on structural
time and mediation as integral elements of historical narratives; to elaborate the didactic strategy
on Electrification Processes, as a potentiator of the appropriation of concepts in Electricity;
implement the didactic strategy, contemplating theoretical-practical situations with elements of
History and Philosophy of Science in the context of electricity theory; recognize the indexes of
the pair meanings/senses elaborated by the students, participants in the research on the History-Philosophy-Physics relationship and its possibilities in the appropriation of Electricity concepts.
The methodology used in the research was the problematization of previously prepared texts,
the critical appreciation of an audio-visuals resource of the documentary genre and the assembly
and problematization of historical experiments. The research subjects were students from a 3rd
grade class at Colégio Militar Tiradentes V, in the municipality of Timon/MA. As data
production devices we use open questionnaires and textual productions of the type integrative
syntheses. The analytical devices used were the discursive textual analysis, where the main
analytical category was the pair of meanings/senses elaborated by the subjects. As main results
we can highlight that the Teaching of Electricity Theory from the History and Philosophy of
Physics has a strong correlation with assessment tools based on non-mathematical language,
being, therefore, a rich source of access to both the meanings and the senses elaborated by the
students.