Repositório Institucional da UFPI

ENSINO DA MECÂNICA MEDIADO POR JOGOS ELETRÔNICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUZA, Diogo Araujo
dc.date.accessioned 2024-10-16T12:34:46Z
dc.date.available 2024-10-16T12:34:46Z
dc.date.issued 2024-10-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3742
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Claudia Adriana de Sousa Melo Examinador externo: Prof. Dr. Lilian Tan Moryama Examinador externo: Prof. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos Examinador interno: Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um jogo didático do estilo RPG (Role-Playing Games),que em tradução livre para o português significa, jogo de interpretação de personagens, chamado de RPG das Leis de Newton, com ênfase no conteúdo das Leis de Newton para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: quais as possibilidades de haver uma aprendizagem significativa utilizando o jogo eletrônico como recurso didático para auxiliar nas aulas do conteúdo das Leis de Newton na educação básica? Levando em consideração que jogos são passa tempos muito presentes nas vidas dos alunos, com idades entre 14 e 18 anos, a ideia de trazer os jogos para o contexto não só de sala de aula, mas no contexto da aprendizagem como um todo, tem grande capacidade de ser uma ferramenta de sucesso, considerando que a tecnologia está presente na vida desses alunos, pois eles têm acesso a muitos jogos em seus celulares, gratuitamente bastando ter internet, o jogo tem potencial para que seja mais fácil atrair a atenção dos alunos para os assuntos e problemas referentes às leis de Newton. Assim, neste trabalho, utilizando como suporte teórico a teoria de aprendizagem significativa e David Ausubel, criou-se um jogo que possibilita ao aluno retomar conhecimentos relacionados ao conteúdo das Leis de Newton para realizar desafios e avançar no jogo, criando assim uma atmosfera motivacional para que o aluno busque esses conhecimentos em sua estrutura cognitiva para que sejam utilizados criando assim maiores chances de que sejam assimilados e aprendidos, buscando promover elementos de uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa com professores da rede pública de ensino dos estados do Piauí e Maranhão, de forma online devido à pandemia de COVID-19 que impossibilitou a aplicação de qualquer atividade em sala de aula presencialmente. Os professores participantes da pesquisa foram reunidos em uma sala de reuniões online da plataforma Google, o Google Meet para passar as informações de como seria feito o downloaddo jogo e como eles iriam fazer os registros da sua participação por meio de um questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores participantes, apesar das dificuldades estruturais que enfrentam nas escolas têm interesse na aplicação do jogo em suas aulas e por sugestão deles foi criada uma proposta de aplicação do jogo em meio a uma sequência didática. ABSTRACT This work presents a proposal for Physics Teaching through a didactic game of RPG (role-playing game) style, in free translation into Portuguese means, “Jogo de Interpretação de personagens, named “RPG das Leis de Newton” (Newton’s Law’s RPG), with emphasis on the content of Newton's Laws for high school students. The research problem: what are the possibilities of having a meaningful learning using the electronic game as a didactic resource to assist in the classes of Newton's Law content in basic education? since games are often present in the lives of students, aged between 14 and 18 years (in most public schools) the idea of bringing this to the context not only of the classroom, but the context of learning as a whole, has great ability to be a successful tool, because with the technology always present in the lives of these students, they have access to many games on their cell phones, for free just having internet, the game has the potential to make it easier to attract students' attention to the subjects and problems concerning Newton's laws. Thus, in this work, using as a theoretical support the meaningful leaning theory of David Ausubel, a game was created that allows the student to retake knowledge related to the content of Newton's Laws to carry out challenges and advance the game, thus creating a motivational atmosphere for the student to seek that knowledge in his cognitive structure so that they are used thus creating greater chances of being assimilated and learned, seeking to promote elements of meaningful learning. For the development of this work, a survey was conducted with teachers from public schools in Piauí and Maranhão, online due to the COVID-19 pandemic that made it impossible to gather and apply any classroom activity in person. The teachers participating in the survey were gathered in an online meeting room on the Google platform, Google Meet, to provide information about how the game would be downloaded and how they would record their participation through a questionnaire. The research results showed that the participating teachers, despite the structural difficulties they face in schools, are interested in the application of the game in their classes and at their suggestion, a proposal for the application of the game was created in the middle of a didactic sequence. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Leis de Newton pt_BR
dc.subject Mecânica pt_BR
dc.subject RPG Maker MV pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Teaching physics pt_BR
dc.subject Newton’s Law’s pt_BR
dc.subject Mechanics pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title ENSINO DA MECÂNICA MEDIADO POR JOGOS ELETRÔNICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account