Repositório Institucional da UFPI

“NÃO É APENAS CINE, TAMBÉM É CLUBE”: cineclubismo como prática cultural: a experiência do cineclube da casa da cultura de Teresina

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Pedro Rhuan Piauilino
dc.date.accessioned 2024-10-14T11:12:05Z
dc.date.available 2024-10-14T11:12:05Z
dc.date.issued 2024-10-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3721
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais Examinador interno: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior Examinador externo: Prof. Dr. José Márcio Pinto de Moura Barros – UFBA Suplente: Prof. Dr. José Wanderson Lima Torres - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este trabalho aborda o fenômeno do cineclubismo, como prática cultural, tomando como lócus empírico o Cineclube da Casa da Cultura de Teresina, fazendo emergir um conjunto de práticas e sentidos com suas peculiaridades e linguagens próprias, como objeto de pesquisa cientifica. Partimos do pressuposto de que o cineclubismo é uma prática cultural que se desenvolve de forma organizada e estruturada, conseguindo aglutinar uma gama de pessoas de diferentes categorias sociais, gêneros, gerações, utilizando a potência da linguagem cinematográfica como vetor de organização de um coletivo, como espaço cultural fomentador de intensos debates, coadunando-se, inclusive, com o disposto nos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC) do Brasil. A pesquisa que dá origem a esta dissertação envolveu pesquisa de cunho bibliográfico, documental e de campo, com vistas a situar tanto a prática cultural cineclubista em termos mais amplos, quanto a experiência localizada do Cineclube da Casa da Cultura de Teresina. Assim, esta experiência fica localizada no contexto mais amplo no qual exponho a trajetória da entidade cineclube e do movimento cineclubista, a partir do seu surgimento e posterior desenvolvimento como prática cultural consolidada, observando-se a própria história do cinema e de sua evolução como linguagem artística. Para falar propriamente da prática cineclubista, apresento conceitos como o de práticas culturais, campo, habitus e gosto, dentre outros, em uma perspectiva relacional. Busco, ainda, demonstrar a ligação umbilical do cineclubismo com o processo de construção da linguagem cinematográfica e a transformação do olhar dessa forma de ver o mundo, através da imagem em movimento. Discorro, ainda, sobre o surgimento, a formação, e a expansão do cineclubismo no Brasil, apontando para características de diferentes modelos cineclubistas, no país, como o cineclubismo sob influência da Igreja Católica; como resistência à ditadura civil-militar, entre os anos 1960 e 1980, e na abertura politica, até o cineclubismo em tempos do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e do Plano Nacional de Cultura (PNC), ou seja, na atualidade. Em seguida, apresento alguns dados do cineclubismo no Piauí e focalizo, em especial, essa prática cultural em Teresina, capital do estado, pondo em relevo suas peculiaridades, a partir de uma reconstrução com base documental e informações orais de cineclubistas. Em seguida, abordo a trajetória do Cineclube da Casa da Cultura de Teresina, a partir da minha própria experiência e de pesquisa de campo na qual recorri a técnicas de observação direta e participante, além de um breve questionário, etnografia de uma sessão, e entrevistas com grupo focal. Abordo esse cineclube desde seu surgimento até os dias atuais; sua composição, estrutura e formalização; relação com a Casa da Cultura de Teresina, onde funciona atualmente; programação: processos, divulgação e realização; atores envolvidos, suas inserções sociais, motivações para a prática cineclubista, sentidos produzidos sobre ela, inclusive sociabilidades para além das sessões de cinema. Aponto, ainda, para os limites da continuidade dessa experiência, em particular. ABSTRACT The present paper addresses the phenomenon of Film Clubs as a culture, taking as an empirical locus Teresina’s House of Culture Film Club (Cineclube da Casa de Cultura de Teresina), which provided the rise of a set of experiences and meanings with its peculiarities and its own languages, as an object for scientific research. We assume that a Film Club is a cultural practice that develops in an organized and structured way, bringing together a range of people from different social categories, genres, generations, using the power of cinematic language as a vector to organizeboth a collective and cultural space that fosters intense debates, following one of the main goals of Brazil’s National Plan of Culture (Plano Nacional de Cultura). The research that originated this dissertation involved bibliographic, documental and field research, aiming to situate both the Film Club cultural practice in broader terms, as well as the specific experience of Teresina’s House of Culture Film Club. Thus, we place this research in a broader context, presenting the history of Film Clubs and its movement, from its emergence and later development as a consolidated cultural practice, following the history of Cinema itself and its development as an artistic language. In order to make a proper discussion towards the cinematic practice, we present concepts such as field, habitus, and taste, among others, in a people-oriented perspective. We also seek to demonstrate the umbilical link between Film Clubs and the process of creation of a cinematographic language and the transformation of thatpoint of view, through the moving image. We also discuss the emergence, formation, and expansion of Film Clubs in Brazil, pointing out the different models of Film Clubs in the country, such as the ones founded with the influence of Catholic Church; as an act of resistance to the civil -military dictatorship, between the 1960s and 1980s, and in the redemocratization process, until the Film Clubs in times of the National System of Culture (Sistema Nacional de Cultura, SNC) and the National Plan of Culture (Plano Nacional de Cultura, PNC) at present. Next, we present some data about the Film Club in Piauí and we focus particularlyon this cultural practice in Teresina, capital of the state, highlighting its peculiarities, from a documentary-based reconstruction and oral information of Film Club goers.Then, I approach the trajectory of Teresina’s House of Culture Film Club, based on my own experience and field research, using direct and participant observation techniques, as well as a brief questionnaire, ethnography of a session, and interviews with a focus group. We approach this film club from its creationuntil the present days; its composition, structure and formalization; its relationship with the Teresina’s House of Culture, where it currently operates; its programming: processes, dissemination and realization; actors involved, their social insertions, motivations for film club practice, significations produced about it, including sociability beyond cinema sessions. We also point out the limits of the continuity of this particular experience. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Cineclube pt_BR
dc.subject Prática cultural pt_BR
dc.subject Teresina pt_BR
dc.subject Film clubs pt_BR
dc.subject Cultural practices pt_BR
dc.title “NÃO É APENAS CINE, TAMBÉM É CLUBE”: cineclubismo como prática cultural: a experiência do cineclube da casa da cultura de Teresina pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account