Abstract:
RESUMO
Esse trabalho aborda como o Samba, em especial, o samba de Bezerra da Silva, enquanto
manifestação artística do povo negro se põe resistente à lógica do projeto de mundo moderno
ocidental, contrariando os planos de uma pretensa racionalidade desvinculada de qualquer
subjetividade conforme quer a tradição epistêmica colonial. Nesse sentido, indaga-se: de que
modo se expressa a territorialidade negra no samba de Bezerra da Silva? A hipótese a ser
desenvolvida a partir da questão posta, leva em consideração que o samba de Bezerra de
Silva, ao expressar a territorialidade negra, consegue ir contra o que pretende o projeto de
modernidade, e unir razão (objetividade) e emoção (subjetividade), com fundamento em Luís
Alberto Warat, bem como associa resistências, denúncias e pensamentos expressos em versos,
com o sentir do ritmo batucado, das festas e danças típicas do gênero. O objetivo geral segue a
proposta de debater a questão da territorialidade negra a partir do discurso musical presente
nos sambas de Bezerra da Silva, buscando constatar os elementos de reencontro entre razão e
emoção que aparentemente se distanciaram a partir do projeto da modernidade. Já os
objetivos específicos encaminham-se em: esboçar como o projeto da modernidade empenhou-se em causar a ruptura entre razão e emoção, demonstrando para tanto as evidências de que
razão e emoção de fato não se separaram na modernidade; analisar de que forma o samba de
Bezerra da Silva, passou de produto criminalizado a patrimônio cultural e examinar como a
territorialidade negra é retratada nos sambas de Bezerra da Silva. A metodologia empregada
no trabalho leva em conta o modelo quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977).
Esse modelo metodológico estrutura a dinâmica da pesquisa no âmbito das ciências sociais
em quatro polos, quais sejam: morfológico, epistemológico, teórico e técnico. O polo
epistemológico orienta a perspectiva adotada, que é a da racionalidade moderna questionada
em seus fundamentos divisionistas, portanto com Mignolo (2008) orienta-se por uma
“desobediência epistemológica”. O polo teórico orientou-se pela abordagem dos fenômenos
sociais sob viés crítico quanto à separação entre razão e emoção e pela negação dos
sentimentos como algo fora da racionalidade com base em Luis Alberto Warat, Eduardo
Gonçalves Rocha, Anibal Quijano, Arturo Escobar e outros. Já o polo morfológico, buscando
a organização e articulação do fenômeno pesquisado, foi adotado o campo simbólico de
Bourdieu, que rompe com a visão sistêmica funcional e apresenta uma separação que mantem
os elos que estruturam a racionalidade, portanto que não se separa efetivamente, o que revela
o diálogo entre razão e emoção. Por fim, o polo técnico adotado se deu através de uma
pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo juntamente com a análise dos 10 (dez) sambas
selecionados, a partir dos critérios metodológicos propostos e de um itinerário analítico que
leva em conta o pertencimento territorial. O resultado foi à percepção de que o samba une
razão e emoção e que a resistência por meio do samba afirma a territorialidade por meio dos
vínculos contínuos como parte da nação brasileira.
ABSTRACT
This work addresses how Samba, in particular, Bezerra da Silva's samba, as an artistic
manifestation of the black people is resistant to the logic of the modern Western world
project, contradicting the plans of an alleged rationality unrelated to any subjectivity
according to tradition colonial epistemic. In this sense, it is asked: how is black territoriality
expressed in Bezerra da Silva's samba? The hypothesis to be developed from the question
posed, takes into account that Bezerra de Silva's samba, by expressing black territoriality,
manages to go against what the modernity project intends, and to unite reason (objectivity)
and emotion (subjectivity) , based on Luís Alberto Warat, as well as associating resistances,
denunciations and thoughts expressed in verses, with the feeling of the beat rhythm, of the
parties and dances typical of the genre. The general objective follows the proposal to debate
the issue of black territoriality from the musical discourse present in Bezerra da Silva's
sambas, seeking to verify the elements of reunion between reason and emotion that apparently
distanced themselves from the project of modernity. The specific objectives are directed to:
outline how the project of modernity endeavored to cause the rupture between reason and
emotion, demonstrating for that purpose the evidence that reason and emotion in fact did not
separate in modernity; analyze how Bezerra da Silva's samba went from criminalized product
to cultural heritage and examine how black territoriality is portrayed in Bezerra da Silva's
sambas. The methodology used in the work takes into account the four-pole model by Bruyne,
Herman and Schoutheete (1977). This methodological model structures the dynamics of
research within the social sciences into four poles, namely: morphological, epistemological,
theoretical and technical. The epistemological pole guides the adopted perspective, which is
that of modern rationality questioned in its divisive fundamentals, therefore with Mignolo
(2008) it is guided by an “epistemological disobedience”. The theoretical pole was guided by
the approach of social phenomena under a critical bias regarding the separation between
reason and emotion and by the denial of feelings as something out of rationality based on Luis
Alberto Warat, Eduardo Gonçalves Rocha, Anibal Quijano, Arturo Escobar and others. As for
the morphological pole, seeking the organization and articulation of the researched
phenomenon, Bourdieu's symbolic field was adopted, which breaks with the functional
systemic view and presents a separation that maintains the links that structure rationality, so
that it does not separate effectively, that reveals the dialogue between reason and emotion.
Finally, the technical pole adopted was through a qualitative bibliographic research together
with the analysis of the 10 (ten) selected sambas, based on the proposed methodological
criteria and an analytical itinerary that takes into account territorial belonging. The result was
the perception that samba combines reason and emotion and that resistance through samba
affirms territoriality through continuous ties as part of the Brazilian nation.