Abstract:
RESUMO
A presente dissertação pretende analisar as contribuições de mulheres feministas negras
para a teoria e pensamento social feminista e antirracista latino-americano. Tendo como
objetivo realizar uma leitura decolonial do pensamento de Lélia Gonzalez (1935-1994),
destaca-se a produção intelectual desta pesquisadora e de outras mulheres construídas a
partir da militância e participação em fóruns de debate público bem como na esfera
acadêmico-científica com foco de situar sua perspectiva crítica feminista e antirracista
sobre as relações de gênero e étnico-raciais na América Latina na sua própria vivência
enquanto mulheres negras, ativistas, intelectuais e pesquisadoras. Será feito um estudo
da abordagem teórica decolonial do Grupo Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade
(M/C/D) e da obra de Lélia. Através de revisão bibliográfica entrelaço conceitos
importantes ao pensamento decolonial, em especial a colonialidade do saber. Também
abordarei as categorias chave no entendimento do pensamento de Lélia Gonzalez como:
a “mulher negra” enquanto categoria de análise; amefricanidade; pretuguês; feminismo
afro-latino-americano. O intuito de tal leitura decolonial dos escritos de Lélia Gonzalez,
é trazer à tona pontos de convergência em seu pensamento que nos ajudam a (re)pensar
ideias e debates importantes dos estudos decoloniais e, consequentemente, de pesquisas
atuais sobre o feminismo negro decolonial. A leitura conjunta de ambos os pensamentos
revela como os escritos de Lélia explicitam a colonialidade, complexificam a
decolonialidade e tencionam a modernidade. O pensamento da autora possui
potencialidade epistêmica e ontológica por trazer a perspectiva amefricana e ameríndia
em sua práxis de articulação das opressões, e da (re)existência e (re)significação.
Portanto, o presente trabalho visa contribuir ao debate decolonial inserindo a perspectiva
de autoras brasileiras e seus projetos de libertação, através de categorias que juntas,
trazem uma leitura de transformação.
ABSTRACT
The present dissertation intends to analyze the contributions of black feminist women to
Latin American feminist and anti-racist social theory and thought. Aiming to carry out a
decolonial reading of the thought of Lélia Gonzalez (1935-1994), the intellectual
production of this researcher and of other women, built from militancy and participation
in public debate forums as well as in the academic-scientific sphere with focus of situating
her critical feminist and anti-racist perspective on gender and ethnic-racial relations in
Latin America in her own experience as black women, activists, intellectuals and
researchers. A study will be made of the decolonial theoretical approach of the
Modernity/Coloniality/Decoloniality Group (M/C/D) and the work of Lélia. Through a
bibliographic review, I intertwine important concepts with decolonial thought, especially
the coloniality of knowledge. I will also approach the key categories in the understanding
of Lélia Gonzalez's thought, such as: the “black woman” as a category of analysis;
africanity; Portuguese; Afro-Latin American feminism. The purpose of such a decolonial
reading of Lélia Gonzalez's writings is to bring up points of convergence in her thinking
that help us to (re)think important ideas and debates in decolonial studies and,
consequently, in current research on decolonial black feminism. The joint reading of both
thoughts reveals how Lélia's writings make coloniality explicit, complicate decoloniality
and intend modernity. The author's thought has epistemic and ontological potential for
bringing the Amefrican and Amerindian perspectives into her praxis of articulating
oppressions, and (re)existence and (re)signification. Therefore, the present work aims to
contribute to the decolonial debate by inserting the perspective of Brazilian authors and
their liberation projects, through categories that together bring a transformational reading.