Repositório Institucional da UFPI

O ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARDOSO, Rayla Beatriz de Abreu
dc.date.accessioned 2024-10-11T14:14:56Z
dc.date.available 2024-10-11T14:14:56Z
dc.date.issued 2024-10-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3718
dc.description Orientador: Prof. Dr. Samuel Pires Melo Examinador Interno: Prof. Dr. Francisco Mesquita de Oliveira Examinadora Externa: Prof.ª Dra. Eliene Maria Viana de Figueredo Pierote - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O ensino remoto foi implementado como prática pedagógica a fim de minimizar os impactos do distanciamento físico do espaço escolar em meio ao contexto de pandemia causado pelo covid-19, vírus que se alastrou por todo o mundo no final de 2019, e que pela alta taxa de transmissibilidade e letalidade, fez com que a Organização Mundial de Saúde recomendasse o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais. Os efeitos desse modelo de ensino merecem ser aprofundados para que tenhamos a compreensão de que modo foi afetado o processo de ensino-aprendizagem, particularizando neste estudo, o primeiro ciclo do ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina-PI. Tem-se por objetivo geral compreender como as práticas pedagógicas adotadas por uma escola pública de Teresina-PI afetou a vida escolar de alunos e alunas do primeiro ciclo do ensino fundamental e como objetivos específicos: caracterizar o ensino remoto na pandemia da covid-19 na rede municipal de ensino de Teresina - PI; identificar o perfil socioeconômico de alunos e alunas pertencentes a uma escola pública de Teresina-PI; conhecer a prática pedagógica dos professores diante do ensino remoto e a utilização das ferramentas para implementação das aulas online; analisar como ocorreu o acompanhamento escolar durante o ensino remoto pelos alunos e alunas do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola pública de Teresina-PI. Tendo como referencial, dentre os autores: Áries (1981), Castells (2005), Saviani (2020), assim como leis e decretos. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O universo amostral é constituído por dois professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em uma escola Municipal na cidade de Teresina-PI, oito alunos pertencentes à mesma escola e seus respectivos responsáveis. Os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionário e analisados considerando e relacionando autores como Bardin (2016). Os resultados apontam que uma quantidade significativa de crianças que não foram contempladas com o ensino remoto, não participando das atividades escolares naquele período e aqueles que participaram, acreditam terem sido prejudicados pela forma como se deu o período de aulas online na rede pública municipal de Teresina. Dessa forma, podemos entender que o ensino remoto no primeiro ciclo do ensino fundamental não foi capaz de abranger todo o público atendido por ela, deixando um número considerável de estudantes afastados das atividades escolares no período pandêmico. ABSTRACT Remote learning was implemented as a pedagogical practice to minimize the impacts of physical distancing from the school space amid the context of the pandemic caused by covid-19, a virus that spread throughout the world at the end of 2019, and that due to the high rate of transmissibility and lethality, caused the World Health Organization to recommend the closure of establishments considered non-essential. The effects of this teaching model deserve to be deepened so that we understand how the teaching-learning process was affected, particularizing in this study, the first cycle of elementary school in the municipal public network of Teresina -PI. The general objective is to understand how the pedagogical practices adopted by a public school in Teresina-PI affected the school life of students of the first cycle of elementary school and as specific objectives: to characterize remote teaching in the covid-19 pandemic in the municipal school system of Teresina - PI; to identify the socioeconomic profile of students belonging to a public school in Teresina-PI; to know the pedagogical practice of teachers in the face of remote teaching and the use of tools for the implementation of online classes; to analyze how the school monitoring occurred during remote teaching by the students of the first cycle of elementary school of a public school in Teresina-PI. Having as reference, among the authors: Aries (1981), Castells (2005), Saviani (2020), as well as laws and decrees. For this study, field research with a qualitative approach was carried out. The sample universe consists of two teachers at the Elementary School of the Early Years in a Municipal School in the city of Teresina-PI, eight students belonging to the same school and their respective guardians. The data were generated through semi-structured interviews and questionnaires and analyzed considering and relating authors such as Bardin (2016). The results indicate that a considerable number of children who were not contemplated with remote teaching, not participating in school activities in that period and those who participated, believe to have been harmed by the way the period of online classes took place in the municipal public network of Teresina. Thus, we can understand that remote teaching in the first cycle of elementary school was not able to cover the entire public served by it, leaving a considerable number of students away from school activities in the pandemic period. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Teaching-Learning pt_BR
dc.subject Remote Learning pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title O ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account