Abstract:
RESUMO
O ensino remoto foi implementado como prática pedagógica a fim de minimizar os impactos
do distanciamento físico do espaço escolar em meio ao contexto de pandemia causado pelo
covid-19, vírus que se alastrou por todo o mundo no final de 2019, e que pela alta taxa de
transmissibilidade e letalidade, fez com que a Organização Mundial de Saúde recomendasse o
fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais. Os efeitos desse modelo de
ensino merecem ser aprofundados para que tenhamos a compreensão de que modo foi afetado
o processo de ensino-aprendizagem, particularizando neste estudo, o primeiro ciclo do ensino
fundamental da rede pública municipal de Teresina-PI. Tem-se por objetivo geral compreender
como as práticas pedagógicas adotadas por uma escola pública de Teresina-PI afetou a vida
escolar de alunos e alunas do primeiro ciclo do ensino fundamental e como objetivos
específicos: caracterizar o ensino remoto na pandemia da covid-19 na rede municipal de ensino
de Teresina - PI; identificar o perfil socioeconômico de alunos e alunas pertencentes a uma
escola pública de Teresina-PI; conhecer a prática pedagógica dos professores diante do ensino
remoto e a utilização das ferramentas para implementação das aulas online; analisar como
ocorreu o acompanhamento escolar durante o ensino remoto pelos alunos e alunas do primeiro
ciclo do ensino fundamental de uma escola pública de Teresina-PI. Tendo como referencial,
dentre os autores: Áries (1981), Castells (2005), Saviani (2020), assim como leis e decretos.
Para este estudo foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O universo
amostral é constituído por dois professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais em uma
escola Municipal na cidade de Teresina-PI, oito alunos pertencentes à mesma escola e seus
respectivos responsáveis. Os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas e
questionário e analisados considerando e relacionando autores como Bardin (2016). Os
resultados apontam que uma quantidade significativa de crianças que não foram contempladas
com o ensino remoto, não participando das atividades escolares naquele período e aqueles que
participaram, acreditam terem sido prejudicados pela forma como se deu o período de aulas
online na rede pública municipal de Teresina. Dessa forma, podemos entender que o ensino
remoto no primeiro ciclo do ensino fundamental não foi capaz de abranger todo o público
atendido por ela, deixando um número considerável de estudantes afastados das atividades
escolares no período pandêmico.
ABSTRACT
Remote learning was implemented as a pedagogical practice to minimize the impacts of
physical distancing from the school space amid the context of the pandemic caused by covid-19, a virus that spread throughout the world at the end of 2019, and that due to the high rate of
transmissibility and lethality, caused the World Health Organization to recommend the closure
of establishments considered non-essential. The effects of this teaching model deserve to be
deepened so that we understand how the teaching-learning process was affected, particularizing
in this study, the first cycle of elementary school in the municipal public network of Teresina -PI. The general objective is to understand how the pedagogical practices adopted by a public
school in Teresina-PI affected the school life of students of the first cycle of elementary school
and as specific objectives: to characterize remote teaching in the covid-19 pandemic in the
municipal school system of Teresina - PI; to identify the socioeconomic profile of students
belonging to a public school in Teresina-PI; to know the pedagogical practice of teachers in the
face of remote teaching and the use of tools for the implementation of online classes; to analyze
how the school monitoring occurred during remote teaching by the students of the first cycle of
elementary school of a public school in Teresina-PI. Having as reference, among the authors:
Aries (1981), Castells (2005), Saviani (2020), as well as laws and decrees. For this study, field
research with a qualitative approach was carried out. The sample universe consists of two
teachers at the Elementary School of the Early Years in a Municipal School in the city of
Teresina-PI, eight students belonging to the same school and their respective guardians. The
data were generated through semi-structured interviews and questionnaires and analyzed
considering and relating authors such as Bardin (2016). The results indicate that a considerable
number of children who were not contemplated with remote teaching, not participating in
school activities in that period and those who participated, believe to have been harmed by the
way the period of online classes took place in the municipal public network of Teresina. Thus,
we can understand that remote teaching in the first cycle of elementary school was not able to
cover the entire public served by it, leaving a considerable number of students away from school
activities in the pandemic period.