Abstract:
RESUMO
Há um crescimento significativo da população de idosos na atualidade. Diante disso,
existe ainda uma imagem distorcida do idoso associada a fatores negativos, sendo o
imaginário social do envelhecimento e velhice atravessado por estereótipos e estigmas
vivenciados no cotidiano, assim como preconceitos ancorados na sociedade O presente
estudo visa, de forma geral, compreender as diversas imagens sobre o velho, velhice e o
processo de envelhecimento, verificando como são percebidos pela sociedade, por
intermédio da música brasileira, que é um veículo de transmissão de ideias que possibilita
a compilação das mesmas e interpretações, sendo um elemento cultural que pode ser
usado como recurso para compreender os aspectos sociais. Assim, os objetivos
específicos são: analisar, ao longo de cada década, quais foram os retratos cantados e as
produções de sentidos atribuídas acerca das velhices que ficaram registrados na memória
musical brasileira; identificar a multiplicidade de formas de envelhecer na música
brasileira no lapso 1930-2020; pensar criticamente na construção da imagem do velho, da
velhice e do processo de envelhecimento em nossa sociedade através das canções
brasileiras compostas neste período; promover uma reflexão sobre as questões sociais, e
conexões entre a letra das melodias e as vivências presentes na realidade social. Trata-se
de um estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo. O método utilizado nesse
estudo é o acesso às velhices pela via dos textos musicais. Imagens das velhices sendo
influenciadas pela análise interpretativa das letras das músicas adotada por outros estudos,
quanto pela Análise de Discurso, e por meio da sociologia da música. Os sujeitos deste
presente trabalho são as músicas populares brasileiras selecionadas a partir de:
cancioneiro popular nacional, seguindo o recorte histórico, cronologicamente entre os
anos (1930 - 2020) e o grau de proximidade e familiaridade com a obra de arte explorada.
O primeiro capítulo aborda o envelhecimento como processo bio-psico-sociofisiológico
e cultural, vital, universal, multifatorial. O segundo capítulo problematiza a visão
positivista estabelecida pela ciência, apontando a música como um método alternativo,
objetivando desconstruir com a visão homogeneizadora do envelhecimento e do
pensamento negativo concernente a essa fase. A partir da análise das músicas brasileiras,
como resultado teve a compreensão das diversas imagens sobre o velho, a velhice e o
processo de envelhecimento, a saber: foi identificado apenas nas músicas da década de
80 e nos anos 2.000, um sentido positivo vinculado à imagem da pessoa idosa. A análise
das demais músicas que apresentam um sentido negativo, depreciativo, desfavorável e de
repulsa à velhice e ao processo de envelhecimento, compostas nas décadas
(30,40,50,60,70,90), contribuem para responder o problema proposto pelo presente
estudo que constitui no seguinte questionamento: existiria no cancioneiro popular
nacional uma imagem pré-estabelecida socialmente para o idoso ao longo dos séculos XX
e XXI? Então, com base na exploração dessas canções foi comprovado que durante
muitos anos prevaleceu apenas a imagem da velhice associada a um período de declínio
e perdas, contribuindo para a existência de estereótipos e preconceitos à pessoa idosa.
Tendo como autores basilares para este estudo, a antropóloga Mirian Goldenberg e a
filósofa Simone Beauvoir.
ABSTRACT
There is a significant growth in the elderly population today. Therefore, there is still a
distorted image of the elderly associated with negative factors, with the social imaginary
of aging and old age crossed by stereotypes and stigmas in everyday life, as well as
prejudices anchored in society. images about the old, which enables the transmission of
ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas,
which is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which
is a vehicle for transmitting ideas, which is a vehicle for transmitting ideas, which is
cultural that can be used to process the use, being verified as used as an element used by
Brazilian society, which is a vehicle for transmitting ideas Resource to understand the
social aspects. Thus, the Brazilian objectives are: to analyze, throughout the memory of
each year, which were the sung portraits and the productions of meanings attributed to
the approach of old age that were recorded in music. to identify the multiplicity of ways
of aging in Brazilian music in the lapse of 1930-2020; critically thinking about the
construction of the image of the old, old age and the aging process in our society through
Brazilian songs composed in this period; to disseminate a reflection on social issues, and
to link the lyrics of the melodies and the social experiences present in the social reality.
This is a bibliographic and documentary study of a qualitative nature. The method used
in this study is the access to vehicles through musical texts. Images of candles being
influenced by the interpretive analysis of song lyrics written by others, as well as by
Discourse Analysis, and through the sociology of music. The subjects of this present work
are the Brazilian popular songs selected from: national popular songbook, following the
historical cut, chronologically between the years (1930 - 2020) and the degree of
proximity and familiarity with the work of art explored. The first chapter approaches
aging as a bio-psycho-sociophysiological and cultural, vital, universal, multifactorial
process. The second chapter discusses the positivist view established by science, pointing
to music as an alternative method, aiming to deconstruct the homogenizing view of aging
and negative thinking concerning this phase. From the analysis of Brazilian music, as a
result, it was possible to understand the different images about the old man, old age and
the aging process, namely: it was identified only in the music of the 80s and 2000s, a
positive sense linked to the image of the elderly person. The analysis of the other songs
that have a negative, derogatory, unfavorable and repulsive sense of old age and the aging
process, composed in the decades (30,40,50,60,70,90), contribute to answer the problem
proposed by the present study that constitutes the following question: would there be in
the national popular songbook a socially pre-established image for the elderly throughout
the 20th and 21st centuries? So, based on the exploration of these songs, it was proven
that for many years only the image of old age associated with a period of decline and
losses prevailed, contributing to the existence of stereotypes and prejudices towards the
elderly. Having as basic authors for this study, the anthropologist Mirian Goldenberg and
the philosopher Simone Beauvoir.