Abstract:
RESUMO
O presente trabalho propõe estudar o cotidiano específico da comunidade quilombola
Custaneira, zona rural no interior do Piauí, tendo a terra como um fator primordial para
subsistência, realizando, através dela, o trabalho com a agricultura, a pecuária e o cuidado
com a saúde; fazendo-se, em meio a labuta com o campo, o uso de práticas religiosas como
forma de enfrentar as dificuldades quando encontradas. A religião e a magia fazem parte da
dinâmica social desta comunidade, fatores responsáveis pelas crenças e elaboração da vida,
estando presentes durante o cotidiano, desde a lida com o campo até às atividades culturais.
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como essas práticas estão presente no
trabalho dos agricultores familiares em busca de provisões, procurando assim, mapear e
etnografar as práticas mágico-religiosas presentes no processo de trabalho dos agricultores
familiares; descrever e classificar essas práticas que envolvem o trabalho na agricultura e
pecuária, como também na cura e o cuidado com a saúde; afora isso, pretende-se analisar a
importância do “amuleto dinheiro” no imaginário dos agricultores familiares. Justificando que
nesse espaço em que forma a comunidade quilombola Custaneira apesar da escassez de
recursos presentes nas grandes cidades, provenientes do dinheiro, seus moradores conseguem
produzir seu próprio sustento, recorrendo poucas vezes aos recursos que vem de fora,
encontrando respaldo para a sobrevivência nas crenças tecidas nesse chão. Essa pesquisa está
respaldada pelo método etnográfico, que permite compreender as vivências dos agricultores
familiares diante de suas crenças e práticas cotidianas, além de apontar-nos as mais diversas
formas de se constituir a vida no campo.
ABSTRACT
The present work academic proposes to study the specific daily life of the Custaneira
quilombola community, a rural area in the country of Piauí, where the land is a primordial
factor for subsistence. Through the land, the quilombola community works with agriculture,
cattle raising, and health care, and in the midst of the toil in the field, religious practices are
used as a way to face the difficulties encountered. Religion and magic are part of the social
dynamics of this community, factors responsible for the beliefs and elaboration of life, being
present during daily life, from the work with the field to the cultural activities. Thus, the goal
of this work academic is to analyze how these practices are present in the work of family
farmers in search of provisions, thus seeking to map and ethnograph the magical-religious
practices present in the work process of family farmers; to describe and classify these
practices that involve the work in agriculture and livestock, as well as in healing and health
care; furthermore, it intends to analyze the importance of the "money amulet" in the
imaginary of family farmers. Justifying that in this space where the Quilombola Custaneira
community is formed, despite the scarcity of resources present in big cities, from money, its
residents are able to produce their own sustenance, resorting a few times to resources that
come from outside, finding support for survival in the beliefs woven in this ground. This
research is supported by the ethnographic method, which allows us to understand the
experiences of family farmers in the face of their beliefs and daily practices, besides showing
us the most diverse ways of constituting life in the countryside.