Abstract:
RESUMO
O presente trabalho propõe estudar o cotidiano específico da comunidade quilombola 
Custaneira, zona rural no interior do Piauí, tendo a terra como um fator primordial para 
subsistência, realizando, através dela, o trabalho com a agricultura, a pecuária e o cuidado 
com a saúde; fazendo-se, em meio a labuta com o campo, o uso  de práticas religiosas como 
forma  de  enfrentar as  dificuldades  quando encontradas. A religião e a magia fazem parte da 
dinâmica social desta comunidade, fatores responsáveis pelas crenças e elaboração da vida, 
estando presentes durante o cotidiano, desde  a lida com o campo até  às atividades culturais. 
Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como essas práticas estão presente no 
trabalho dos agricultores familiares em busca de provisões, procurando assim, mapear e 
etnografar as práticas mágico-religiosas  presentes no processo de trabalho dos agricultores 
familiares; descrever e classificar essas práticas que envolvem o trabalho na agricultura e 
pecuária, como também na cura e o cuidado com a saúde; afora isso, pretende-se analisar a 
importância do “amuleto dinheiro” no imaginário dos agricultores familiares. Justificando que 
nesse espaço em que forma a comunidade quilombola Custaneira apesar da escassez de 
recursos presentes nas grandes cidades, provenientes do dinheiro, seus moradores conseguem 
produzir seu próprio sustento, recorrendo poucas vezes aos recursos que vem de fora, 
encontrando respaldo para a sobrevivência nas crenças tecidas nesse chão. Essa pesquisa está 
respaldada pelo método etnográfico, que permite compreender as vivências dos agricultores 
familiares diante  de  suas crenças e práticas cotidianas, além de apontar-nos as mais diversas 
formas de se constituir a vida no campo. 
ABSTRACT
The present work  academic  proposes to study the specific daily life of the Custaneira 
quilombola community, a rural area in the  country  of Piauí, where the land is a primordial 
factor for subsistence. Through the land, the quilombola community works with agriculture, 
cattle raising, and health care, and in the midst of the toil in the field, religious practices are 
used as a way to face the difficulties encountered. Religion and magic are part of the social 
dynamics of this community, factors responsible for the  beliefs  and elaboration of life, being 
present during daily life, from the work with the field to the cultural activities. Thus, the goal 
of this work  academic  is to analyze how these practices are present in the work of family 
farmers in search of provisions, thus seeking to map and ethnograph the magical-religious 
practices present in the work process of family farmers; to describe and classify these 
practices that involve the work in agriculture and livestock, as well as in healing and health 
care; furthermore,  it intends to analyze the importance of the "money amulet" in the 
imaginary of family farmers. Justifying that in this space where the Quilombola Custaneira 
community is formed, despite the scarcity of resources present in big cities, from money,  its 
residents are able to produce their own sustenance, resorting a few times to resources that 
come from outside, finding support for survival in the beliefs woven in this ground. This 
research is supported by the ethnographic method, which allows us to understand the 
experiences of family farmers in the face of their beliefs and daily practices, besides showing 
us the most diverse ways of constituting life in the countryside.