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LOUVAI A DEUS COM DANÇAS: um estudo de gênero sobre a participação masculina na dança litúrgica

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dc.contributor.author CARVALHO, João Victor Mendes
dc.date.accessioned 2024-10-08T13:54:41Z
dc.date.available 2024-10-08T13:54:41Z
dc.date.issued 2024-10-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3681
dc.description Examinadora interna: Profa. Dra. Rossana Maria Marinho Albuquerque Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Mônica da Silva Araújo Examinador interno: Prof.º Dr.º Francisco de Oliveira Barros Júnior pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Predominantemente feminina, a dança tomada em sua dimensão religiosa no protestantismo é algo muito recente e está atrelada ao movimento de pentecostalização das igrejas evangélicas. Uma vez que os homens são minoria neste tipo de atividade e que a atuação destes sujeitos desenvolve-se mediante um contexto de padronização corporal ou ainda comportamental, o presente trabalho tem como objetivo compreender como se dá a construção de masculinidades na dança litúrgica das igrejas evangélicas na cidade de Teresina/Piauí. Baseado nisso, esta investigação constitui-se numa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, que conta com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os homens que dançam nas igrejas em questão como técnica de coleta de dados. Assim posto, o que se discute é que a hostilidade à participação masculina na dança litúrgica é algo exterior a ela, vem de fora, trata-se de representações coletivas num terreno marcado por uma masculinidade hegemônica, em que a sua aceitação ocorre a partir da necessidade de uma constante afirmação identitária dos homens. ABSTRACT Predominantly female, the dance taken in its religious dimension in Protestantism is something very recent and is linked to the movement of Pentecostalization of evangelical churches. Since men are a minority in this type of activity and the performance of these subjects is developed through a context of bodily or behavioral standardization. The present work aims to understand how the construction of masculinities occurs in the liturgical dance of evangelical churches in the city of Teresina/Piauí. Based on that, this investigation constitutes a qualitative research, with an exploratory and descriptive character which relies on semi-structured interviews with men who dance in the churches in question as a data collection technique. Thus, what is discussed is that hostility to male participation in liturgical dance is something outside it, it comes from outside, it is about collective representations in a land marked by a hegemonic masculinity, in which its acceptance occurs from the need of a constant identity affirmation of men. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Igrejas evangélicas pt_BR
dc.subject Dança litúrgica pt_BR
dc.subject Masculinidades pt_BR
dc.subject Evangelical churches pt_BR
dc.subject Liturgical dance pt_BR
dc.subject Masculinities pt_BR
dc.title LOUVAI A DEUS COM DANÇAS: um estudo de gênero sobre a participação masculina na dança litúrgica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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