Repositório Institucional da UFPI

CASA NÃO É ESCOLA: as interfaces do ensino remoto emergencial no contexto das práticas escolares mediadas por telas

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RIBEIRO, Israel de Sousa
dc.date.accessioned 2024-10-08T13:06:26Z
dc.date.available 2024-10-08T13:06:26Z
dc.date.issued 2024-10-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3676
dc.description Orientador: Prof. Dr. Samuel Pires Melo Examinadora Interna: Prof. Dra. Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine Examinadora Externa: Prof. Dra. Lucineide Barros Medeiros - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente estudo discute acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE), formato de ensino decorrente do advento abrupto da crise sanitária mundial causada pela pandemia da COVID-19. Adotado pela maioria das instituições de ensino no território brasileiro durante a crise pandêmica, o ERE foi articulado no intento de evitar a descontinuidade das práticas escolares, caracterizando-se pelo deslocamento do processo de ensino-aprendizagem do espaço escolar para o âmbito virtual, pressupondo para isso o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). Em contrapartida, uma série de mudanças foi implantada nas práticas escolares, incorporando demandas educacionais ainda mais complexas. Dada a realidade educacional marcada por incertezas, torna-se emergente a discussão acerca dos aspectos subjacentes às práticas de ensino-aprendizagem mediadas por telas, aliada ao pensamento sociológico, enquanto potencial analítico para o entendimento da complexidade educacional concebida durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as interfaces do ERE no contexto das práticas escolares mediadas por telas. Para tanto, foram elencados os respectivos objetivos específicos: identificar, a partir do relato dos interlocutores da pesquisa, as principais mudanças nas práticas escolares no contexto do ERE; descrever, com base na percepção dos entrevistados, os impactos causados na relação educador-educando em decorrência do ERE e suas consequências no ambiente familiar; bem como, verificar nas discursividades dos atores escolares os aspectos que revelam a importância da escola para a promoção da aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado tendo como lócus de pesquisa o Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, instituição escolar que atua com a oferta do Ensino Médio e integra a Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí, situado na zona sudeste do município de Teresina. Os participantes da pesquisa correspondem a um total de 32 atores da instituição de ensino pesquisada, representando as categorias Educandos – Educadores – Gestores. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram o questionário fechado, entrevistas diretas e observação não-participante. Para a análise dos resultados utilizou-se, principalmente, as práticas discursivas vinculadas a produção de sentidos, que viabilizaram o fortalecimento da ação analítica diante dos dados produzidos. As análises revelam que a instituição de ensino pesquisada promoveu práticas escolares diferenciadas no período do ERE, oferecendo estratégias de ensino diversificadas como forma alternativa para superação dos desafios impostos pela situação pandêmica. Todavia, é preciso destacar que, inevitavelmente, suas práticas de ensino-aprendizagem foram marcadas por novas formas de exclusão, visto que nem todos os educandos do CETI tiveram acesso as aulas remotas, assim como, o aprendizado adquirido pelos educandos participantes da pesquisa não foi considerado plenamente satisfatório. ABSTRACT The present study discusses Emergency Remote Teaching (ERE), a teaching format resulting from the abrupt advent of the global health crisis caused by the COVID-19 pandemic. Adopted by most educational institutions in Brazil during the pandemic crisis, the ERE was articulated in an attempt to avoid the discontinuity of school practices, characterized by the displacement of the teaching-learning process from the school space to the virtual environment, assuming to this the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). On the other hand, a series of changes was implemented in school practices, incorporating even more complex educational demands. Given the educational reality marked by uncertainties, the discussion about the underlying aspects of teaching-learning practices mediated by screens, combined with sociological thinking, as an analytical potential for understanding the educational complexity conceived during the COVID-19 pandemic, emerges. The general objective of the research was to analyze the ERE interfaces in the context of school practices mediated by screens. For this purpose, the respective specific objectives were listed: to identify, based on the research interlocutors' reports, the main changes in school practices in the context of the ERE; to describe, based on the perception of the interviewees, the impacts caused in the educator-student relationship as a result of the ERE and its consequences in the family environment; as well as verify in the speech of the school actors the aspects that reveal the importance of the school for the promotion of learning. Based on a qualitative approach, the study was carried out having as research locus the State Center for Full Time Didácio Silva, a school institution that operates with the provision of Secondary Education and is part of the State Public Education Network of Piauí, situated in the southeast area of the municipality of Teresina. The research participants correspond to a total of 32 actors from the researched educational institution, representing the categories students – educators – managers. The techniques used for data production were the closed questionnaire, direct interviews and non-participant observation. For the analysis of the results, discursive practices linked to the production of meanings were used, which enabled the strengthening of the analytical action in the face of the data produced. The analyzes reveal that the researched educational instit ution promoted differentiated school practices during the ERE period, offering diversified teaching strategies as an alternative way to overcome the challenges imposed by the pandemic situation. However, it should be noted that, inevitably, their teaching-learning practices were marked by new forms of exclusion, since not all CETI students had access to remote classes, as well as the learning acquired by the students participating in the research was not considered fully satisfactory. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Práticas escolares em um CETI do Piauí pt_BR
dc.subject Emergency remote teaching pt_BR
dc.subject COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject School practices in a CETI in Piauí pt_BR
dc.title CASA NÃO É ESCOLA: as interfaces do ensino remoto emergencial no contexto das práticas escolares mediadas por telas pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account