Abstract:
RESUMO
O presente estudo discute acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE), formato de ensino
decorrente do advento abrupto da crise sanitária mundial causada pela pandemia da COVID-19. Adotado pela maioria das instituições de ensino no território brasileiro durante a crise
pandêmica, o ERE foi articulado no intento de evitar a descontinuidade das práticas escolares,
caracterizando-se pelo deslocamento do processo de ensino-aprendizagem do espaço escolar
para o âmbito virtual, pressupondo para isso o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da
Comunicação (TDICs). Em contrapartida, uma série de mudanças foi implantada nas práticas
escolares, incorporando demandas educacionais ainda mais complexas. Dada a realidade
educacional marcada por incertezas, torna-se emergente a discussão acerca dos aspectos
subjacentes às práticas de ensino-aprendizagem mediadas por telas, aliada ao pensamento
sociológico, enquanto potencial analítico para o entendimento da complexidade educacional
concebida durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as
interfaces do ERE no contexto das práticas escolares mediadas por telas. Para tanto, foram
elencados os respectivos objetivos específicos: identificar, a partir do relato dos interlocutores
da pesquisa, as principais mudanças nas práticas escolares no contexto do ERE; descrever, com
base na percepção dos entrevistados, os impactos causados na relação educador-educando em
decorrência do ERE e suas consequências no ambiente familiar; bem como, verificar nas
discursividades dos atores escolares os aspectos que revelam a importância da escola para a
promoção da aprendizagem. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado
tendo como lócus de pesquisa o Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, instituição
escolar que atua com a oferta do Ensino Médio e integra a Rede Pública Estadual de Ensino do
Piauí, situado na zona sudeste do município de Teresina. Os participantes da pesquisa
correspondem a um total de 32 atores da instituição de ensino pesquisada, representando as
categorias Educandos – Educadores – Gestores. As técnicas utilizadas para a produção dos
dados foram o questionário fechado, entrevistas diretas e observação não-participante. Para a
análise dos resultados utilizou-se, principalmente, as práticas discursivas vinculadas a produção
de sentidos, que viabilizaram o fortalecimento da ação analítica diante dos dados produzidos.
As análises revelam que a instituição de ensino pesquisada promoveu práticas escolares
diferenciadas no período do ERE, oferecendo estratégias de ensino diversificadas como forma
alternativa para superação dos desafios impostos pela situação pandêmica. Todavia, é preciso
destacar que, inevitavelmente, suas práticas de ensino-aprendizagem foram marcadas por novas
formas de exclusão, visto que nem todos os educandos do CETI tiveram acesso as aulas
remotas, assim como, o aprendizado adquirido pelos educandos participantes da pesquisa não
foi considerado plenamente satisfatório.
ABSTRACT
The present study discusses Emergency Remote Teaching (ERE), a teaching format resulting
from the abrupt advent of the global health crisis caused by the COVID-19 pandemic. Adopted
by most educational institutions in Brazil during the pandemic crisis, the ERE was articulated
in an attempt to avoid the discontinuity of school practices, characterized by the displacement
of the teaching-learning process from the school space to the virtual environment, assuming to
this the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). On the other
hand, a series of changes was implemented in school practices, incorporating even more
complex educational demands. Given the educational reality marked by uncertainties, the
discussion about the underlying aspects of teaching-learning practices mediated by screens,
combined with sociological thinking, as an analytical potential for understanding the
educational complexity conceived during the COVID-19 pandemic, emerges. The general
objective of the research was to analyze the ERE interfaces in the context of school practices
mediated by screens. For this purpose, the respective specific objectives were listed: to identify,
based on the research interlocutors' reports, the main changes in school practices in the context
of the ERE; to describe, based on the perception of the interviewees, the impacts caused in the
educator-student relationship as a result of the ERE and its consequences in the family
environment; as well as verify in the speech of the school actors the aspects that reveal the
importance of the school for the promotion of learning. Based on a qualitative approach, the
study was carried out having as research locus the State Center for Full Time Didácio Silva, a
school institution that operates with the provision of Secondary Education and is part of the
State Public Education Network of Piauí, situated in the southeast area of the municipality of
Teresina. The research participants correspond to a total of 32 actors from the researched
educational institution, representing the categories students – educators – managers. The
techniques used for data production were the closed questionnaire, direct interviews and non-participant observation. For the analysis of the results, discursive practices linked to the
production of meanings were used, which enabled the strengthening of the analytical action in
the face of the data produced. The analyzes reveal that the researched educational instit ution
promoted differentiated school practices during the ERE period, offering diversified teaching
strategies as an alternative way to overcome the challenges imposed by the pandemic situation.
However, it should be noted that, inevitably, their teaching-learning practices were marked by
new forms of exclusion, since not all CETI students had access to remote classes, as well as the
learning acquired by the students participating in the research was not considered fully
satisfactory.