Abstract:
RESUMO
Os Coletivos se apresentam como uma “nova” forma de mobilização de pessoas que atuam na 
sociedade brasileira,  na  sua grande maioria,  nas  universidades e  por  meio digital, discutindo 
temas relacionados a marcadores sociais de diferença, de gênero, de raça, educação, 
sexualidade,  classe, arte  e  urbanismo. Alguns  estudos os apontam  como  grupos fluidos, 
fragmentados, sem liderança, diferenciados, autônomos e sob a influência de ideias anarquistas 
e libertárias,  que se  afastam  do Estado, partidos políticos e de formas tradicionais de ações 
coletivas.  O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão dos coletivos que se 
formam na  região Nordeste do Brasil,  examinando a organização, os sujeitos, a composição e 
a relação social com a sociedade, com o Estado e demais organizações tradicionais. A hipótese 
desta pesquisa é: os coletivos seriam novas formas de ação ou extensões de movimento social 
travestidos de  novidade.  Parte-se da suposição de que os coletivos se apresentam na literatura 
como organizações “novas”, mas, empiricamente, observando suas pautas e demandas,  eles 
almejam os mesmos objetivos já reclamados historicamente por formas tradicionais de ações 
coletivas, como movimentos sociais e partidos políticos. Eles adotam um perfil autonomista e 
até mesmo anarquista,  no qual  buscam (ou não) o Estado para concretizar suas demandas, e 
esse nível de relação pode depender das clivagens sociais que enfrentam enquanto sujeitos. Os 
dados empíricos desta pesquisa foram  coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas,  com 
sete coletivos de seis estados da  região Nordeste, onde todos apresentam questões de classe 
como pauta principal. Os resultados do estudo mostram que esse tipo de organização se tornou 
preferível porque  tem por  base  união e comunhão entre os participantes,  sem a existência de 
hierarquias,  de formalizações institucionais,  de dirigentes  e  regras que possam engessar o  seu 
funcionamento.  As decisões são tomadas com base  na  deliberação democrática entre seus 
membros;  o perfil dos participantes depende dos outros marcadores sociais da diferença;  nos
coletivos entrevistados eles se concentram em  questões de gênero, raça e estudantil  e;  o número 
de participantes não é fixo. Além desses resultados,  que demonstram  atribuições  um tanto 
“inovadoras”, é perceptível,  nos coletivos pesquisados, a  convivência  entre  passado e futuro, 
pois mantêm  relação com o Estado, movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos  e  ainda 
acreditam na necessidade de atuação política em espaços públicos para alcançar seus objetivos 
e promoverem mudanças.  Os coletivos pesquisados na região Nordeste, aqui denominados de 
classistas,  vão de encontro a  muitas  características apontadas  na literatura sobre essas 
organizações.  As  novidades  conferidas  a eles  estão mescladas  de  características antigas e 
tradicionais, possível consequência da transição entre a modernidade e a pós-modernidade e a 
necessidade de construção  de  paradigmas epistemológicos  explicativos dessa  sociedade pós-moderna, com olhar atento às questões locais, universais e particulares. 
ABSTRACT
Collectives present themselves as a “new” form of mobilization of people working in Brazilian 
society, mostly in universities and digitally,  discussing themes related to social markers of 
difference, gender, race, education, sexuality , class, art and urbanism. Some studies point to 
them as fluid, fragmented groups, without leadership, differentiated, autonomous and under the 
influence of anarchist and libertarian ideas, which distance themselves from the State, political 
parties and traditional forms of collective action. The objective of this work is to contribute to 
the understanding of the collectives that are formed in the Northeast Region  of Brazil, 
examining the organization, the subjects, the composition and the social relationship with 
society, with the State and other traditional organizations. The hypothesis of this research is: 
the collectives would be new forms of action or extensions of social movement dressed again. 
It starts with the assumption that collectives present themselves in the literature as “new” 
organizations, but, empirically, observing their agendas and demands, they aim at the same 
objectives that have been historically claimed by traditional forms of collective actions, such as 
social movements and political parties. . They adopt an autonomist and even anarchist profile, 
where they seek (or not) the State to fulfill their demands, and this level of relationship may 
depend on the social divides they face as subjects. The empirical data of this research were 
collected through semi-structured interviews, with seven collectives from six states in the 
Northeast region, where all present class issues as the main agenda. The  results of the study 
show that this type of organization has become preferable because it is based on unity and 
communion among the participants, without the existence of hierarchies, institutional 
formalizations, leaders and rules that may hamper its functioning. Decisions are made based on 
democratic deliberation among its members; the profile of the participants depends on the other 
social markers of the difference; in the collectives interviewed they focus on gender, race and 
student issues and; the number of participants is not fixed. In addition to these results, which 
demonstrate somewhat “innovative” attributions, it is noticeable in the researched collectives 
experience between the past and the future, as they maintain a relationship with the State,  social 
movements, political parties, unions and still believe in the need for political action in public 
spaces for achieve their goals and promote change. The collectives surveyed in the Northeast 
region, here called classists, go against many characteristics pointed out in the literature about 
these organizations. The novelties conferred to them are mixed with ancient and traditional 
characteristics, a possible consequence of the transition between modernity and postmodernity 
and the need to build epistemological paradigms that explain this postmodern society, with a 
watchful eye on local, universal and particular issues.