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RESUMO : A pesquisa aborda os principais aspectos relacionados ao Grupo Escolar Urbano Santos de 1942 até 2004, tais como: cultura material escolar, cotidiano histórico, a relação entre os membros da instituição, tornando o estudo em torno de sua história e memória relevante devido a sua participação na educação da cidade de Timon como primeiro grupo escolar. O recorte temporal é justificado pelo ano de criação da instituição em 1942 até a finalização de suas atividades escolares em 2004. A pesquisa foi organizada partindo da seguinte problematização: como se deu a trajetória histórica do Grupo Escolar Urbano Santos da cidade de Timon-MA de 1942 até 2004? Para responder esse questionamento foram estabelecidos como objetivo geral: analisar a História e a Memória do “Grupo Escolar” Urbano Santos em Timon-MA de 1942 a 2004 e específicos: identificar a importância do “Grupo Escolar” Urbano Santos na cidade de Timon-MA; discutir os elementos que constituíam o cotidiano escolar da referida escola; examinar as memórias de agentes escolares relacionados à escola (diretores, professores, alunos e outros funcionários) e da comunidade as imediações da instituição. A pesquisa se encontra fundamentada seguindo os pressupostos teóricos metodológico da Nova História Cultural na perspectiva de Burke (2008), Le Goff (2001) e Chartier (1990), em estudos sobre a História das Instituições Escolares: Magalhães (1999), Gatti (2002), Chaloba (2019), Nossela e Buffa (2005), da História dos Grupos Escolares com Schueler e Magaldi (2008), Pinheiro (2010), Silva (2011), Filho e Vidal, (2000) e dos elementos da História oral e Memória por meio dos trabalhos de Halbwachs (1990), Alberti (1989 e 2004), Nora (1984) e Le Goff (2001) na orientação dos depoimentos dos personagens que contribuíram na constituição da identidade histórica do grupo escolar
pesquisado, além das pesquisas documentais realizadas no arquivo escolar da Unidade
Regional de Educação, local onde funcionava o referido grupo escolar. Ao longo dessa
pesquisa foi possível compreender a relevância de manter viva a memória em torno da
história da educação timonense, manifestada no estudo relacionado ao Grupo Escolar Urbano
Santos como instituição pioneira no modelo de grupo escolar, evidenciando que durante as primeiras décadas de sua existência havia obstáculos a serem superados, bem como umaconvivência entre alunos de diferentes classes sociais no espaço escolar, um contexto que foi mudando à medida que novas escolas de educação primária foram surgindo.
Palavras –Chaves: História das instituições escolares, grupos escolares, Grupo Escolar
Urbano Santos, Timon.
ABSTRACT
The research addresses the main aspects related to the Grupo Escolar Urbano Santos from 1942 to 2004, such as: school material culture, historical daily life, the relationship between the members of the institution, making the study around its history and memory relevant due to its participation in the education of the city of Timon as the first school group. The time frame is justified by the year of creation of the institution in 1942 until the completion of its school activities in 2004. The research was organized starting from the following problematization: how was the historical trajectory of the Grupo Escolar Urbano Santos from the city of Timon-MA de 1942 to 2004? To answer this question, a general objective was established: to analyze the History and Memory of the “School Group” Urbano Santos in Timon-MA from 1942 to 2004 and specific: to identify the importance of the “School Group” Urbano Santos in the city of Timon-MA ; discuss the elements that constituted the school routine of the referred school; examine the memories of school agents related to the school (principals, teachers, students and other employees) and the community surrounding the institution. The research is based on the methodological theoretical assumptions of the New Cultural History from the perspective of Burke (2008), Le Goff (2001) and Chartier (1990), in studies on the History of School Institutions: Magalhães (1999), Gatti (2002 ), Chalob (2019), Nossela and Buffa (2005), the History of School Groups with Schueler and Magaldi (2008), Pinheiro (2010), Silva (2011), Filho and Vidal, (2000) and elements of oral history and Memory through the works of Halbwachs (1990), Alberti (1989 and 2004), Nora (1984) and Le Goff (2001) in guiding the testimonies of the characters who contributed to the constitution of the historical identity of the researched school group, in addition to the research documents carried out in the school archive of the Regional Education Unit, where the aforementioned school group operated. Throughout this research, it was possible to understand the importance of keeping alive the memory surrounding the history of Timorese education, manifested in the study related to Grupo Escolar Urbano Santos as a pioneering institution in the school group model, showing that during the first decades of its existence there were obstacles to be overcome, as well as coexistence between students from different social classes in the school space, a context that has been changing as new primary schools have emerged.
Keywords: History of school institutions, school groups, Grupo Escolar Urbano Santos,
Timon |
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