Abstract:
RESUMO
O presente trabalho adentra nos estudos e pesquisas do Programa de Pós-graduação
de Sociologia — PPGS/UFPI, desenvolvidas por mestrandas/o inseridas/o na linha de
pesquisa: Gênero, sexualidades e geração. As dissertações selecionadas analisam
questões relacionadas aos estudos de gênero, especialmente as problemáticas
sociais que evidenciam as violências de gênero e suas distintas manifestações em
diferentes contextos. Nesta perspectiva, elaborei as seguintes questões norteadoras:
Quais percepções e sentidos são atribuídos aos conceitos de gênero e violências de
gênero nas pesquisas defendidas no período de 2014-2021 do PPGS/UFPI? Quais
aportes teóricos-metodológicos são referenciados nas análises das problemáticas de
gênero e violência das pesquisas selecionadas? Proponho como objetivo geral:
Conhecer os procedimentos teóricos-metodológicos para análise dos sentidos e
significados de gênero e violências de gênero atribuídos pelos autores e autoras das
dissertações investigadas. E como objetivos específicos: 1) Revisitar estudos e teorias
das principais estudiosas das abordagens de gênero e violências de gênero; 2)
Realizar um balanço das dissertações que evidenciam estudos sobre gênero e
violências de gênero, através da análise dos temas e resumos;3) Apresentar os
principais marcos teóricos presentes nas dissertações analisadas relacionando -os
aos estudos de gênero na atualidade. É um estudo qualitativo, tendo como base a
pesquisa documental e bibliográfica, com ênfase na análise de conteúdo segundo
Bardin (2011). A abordagem teórica está ancorada na perspectiva analítica das
seguintes autoras: Joan Scott (1995); Raewyn Connell (2015, 2016); Heleieth Saffioti
(2015); Judith Butler (2016) e Guacira Lo pes Louro (1997). Portanto, os resultados da
pesquisa contemplam os dados das dissertações defendidas por pesquisadores da
linha de gênero, sexualidades e geração a partir de 2014 e demonstram os
investimentos coletivos e pessoais dos professores e discent es comprometidos em
fazer avançar os estudos sobre gênero e violência de gênero, considerando o campo
de abrangência de atuação do PPGS/UFPI, assim como as demandas sociais que
afetam essa área de conhecimento.
ABSTRACT
The present work enters into the studies and research of the Sociology Postgraduate
Program — PPGS/UFPI, developed by master's students inserted in the research line:
Gender, sexualities and generation. The selected dissertations analyze issues related
to gender studies, especially the social issues that show gender violence and its
different manifestations in different contexts. In this perspective, I elaborated the
following guiding questions: What per ceptions and meanings are attributed to the
concepts of gender and gender violence in the research defended in the period 2014 -2021 of the PPGS/UFPI? What theoretical-methodological contributions are
referenced in the analysis of gender and violence issues in the selected studies? I
propose as a general objective: To know the theoretical -methodological procedures for
analyzing the senses and meanings of gender and gender violence attributed by the
authors of the investigated dissertations. And as specific objectives: 1) Revisit studies
and theories of the main scholars of gender approaches and gender violence; 2) Carry
out a balance of dissertations that show studies on gender and gender violence,
through the analysis of themes and abstracts; 3) Present the main theoretical
frameworks present in the analyzed dissertations relating them to gender studies
today. It is a qualitative study, based on documentary and bibliographic research, with
emphasis on content analysis according to Bardin (2011). The theoretical approach is
anchored in the analytical perspective of the following authors: Joan Scott (1995);
Raewyn Connell (2015, 2016); Heleieth Saffioti (2015); Judith Butler (2016) and
Guacira Lopes Louro (1997). Therefore, the research results include data from
dissertations defended by researchers in the gender, sexualities and generation line
from 2014 and demonstrate the collective and personal investments of teachers and
students committed to advancing studies on gender and gender violence, considering
the scope of action of the PPGS/UFPI, as well as the social demands that affect this
area of knowledge.