Abstract:
RESUMO
Esta pesquisa estuda o mercado religioso no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da paróquia
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). A leitura feita pela investigação procura ressaltar
as construções da autonomia dos jovens católicos deste grupo, em específico, fazendo diálogo
com as tradições religiosas. A fundamentação teórica parte da conceituação de espiritualidade,
religiosidade e religião. Este último conceito é interpretado a partir do diálogo com autores que
compreendem as relações entre a modernidade e a construção de uma religião de salvação
(BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Além disso, a globalização figura como elemento
fundamental para o questionamento crítico das religiões, bem como a busca por autonomia da
escolha religiosa (GIDDENS, 1997). O objetivo desta investigação é compreender como o EJC,
situado em um mercado de bens de salvação, dá autonomia à vivência da religiosidade diante
de uma concorrência religiosa entre vertentes do Catolicismo. Para tanto, fez uma investigação
em três eixos. O primeiro eixo, autoetnográfico, refletiu sobre as construções de sentidos do
investigador, como membro do grupo estudado, que influenciou nos questionamentos feitos no
eixo seguinte. O segundo eixo, grupo focal, reuniu três jovens membros do EJC em que se
debateu sobre os conceitos de mercado religioso e inovação. Com isso, os interlocutores
expuseram seus pontos de vista com relação às suas sociabilidades. O terceiro eixo,
observacional, consistiu na imersão no campo do EJC através da via-sacra realizada pelo grupo
e da anotação do diário de campo que permitiu compreender as teias de significados e relações
produzidos pelo movimento religioso. Os dados construídos favoreceram à compreensão de que
os jovens do EJC provocam flexibilizações nas regras católicas, bem como constroem um
mercado consumidor favorável às socialidades tribais (MAFFESOLI, 1998) em que as
panelinhas – pequenos grupos que incluem pessoas de mesma identidade e mesmos interesses
e se distancia de pessoas não ligadas afetivamente – são formas de agregação adaptadas à
organização oficial do EJC. Ou seja, as panelinhas não são ocasionais, mas inclinações
construídas pelo próprio grupo a partir da hierarquia de funções e atividades do EJC.
ABSTRACT
This research studies the religious market in the Encontro de Jovens com Cristo (EJC) in the
parish Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). The reading made by the investigation
seeks to highlight the constructions of the autonomy of the young Catholics of this group, in
specific, making dialogue with the religious traditions. The theoretical foundation starts from
the conceptualization of spirituality, religiosity and religion. This last concept is interpret ed
from the dialogue with authors who understand the relationship between modernity and the
construction of a religion of salvation (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Besides that,
globalization appears as a fundamental element for the critical questioning of religions, as well
as the search for autonomy in the religious choice (GIDDENS, 1997). The objective of this
investigation is to understand how the EJC, situated in a market of salvation assets, gives
autonomy to the experience of religiosity in the face of religious competition between strands
of Catholicism. Therefore, it carried out an investigation in three axes. The first axis,
autoethnographic, reflected on the researcher's constructions of meanings, as a member of the
studied group, which influenced the questions made in the following axis. The second axis,
focus group, brought together three young members of the EJC in which they debated the
concepts of religious market and innovation. With this, the interlocutors exposed their points
of view regarding their sociability. The third axis, observational, consisted of immersion in the
field of the EJC through the cross performed by the group and the annotation of the field diary
that allowed us to understand the webs of meanings and relationships produced by the religious
movement. The constructed data favored the understanding that the young people of the EJC
provoke flexibility in the Catholic rules, as well as build a consumer market favorable to tribal
socialities (MAFFESOLI, 1998) in which the panelinhas – small groups that include people of
the same identity – are forms of aggregation adapted to the official EJC organization. That is,
the panelinhas are not ocasional, but inclinations constructed by the group itself from the
hierarchy of functions and activities of EJC.