Repositório Institucional da UFPI

SUICÍDIO E EDUCAÇÃO: ideações suicidógenas entre jovens do Instituto Federal do Piauí no período pandêmico da Covid-19 (2020 a 2022)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CAMPELO, Douger Sousa
dc.date.accessioned 2024-10-08T11:16:44Z
dc.date.available 2024-10-08T11:16:44Z
dc.date.issued 2024-10-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3670
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Francisca Verônica Cavalcante Examinadora interna: Profa. Dra. Lila Cristina Xavier Luz Examinadora externa: Profa. Dra. Maria Glaucíria Mota Brasil - UECE pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente estudo tem como temática o suicídio, a juventude e a educação no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, nos campis Teresina Central e Picos, no contexto da pandemia da Covid-19. As experiências vivenciadas compreendem os anos de 2020 a 2022 por professores de sociologia, psicólogos e estudantes do IFPI com faixa etária entre quinze a dezoito anos. A pesquisa tem como sujeitos: alunos, professores de sociologia e psicólogos da referida instituição e se propõe a analisar os discursos dos sujeitos, utilizando-se do método compreensivo e de um arcabouço teórico marcado pela interdisciplinaridade. A problematização da investigação se dá a partir das seguintes questões: como a pandemia da Covid-19 influenciou as ideações e tentativas de suicídio dos jovens estudantes do IFPI? E especificamente, como pode ser compreendida a presença de tais comportamentos dos jovens do Ensino Médio dos campis Teresina Central e de Picos, do IFPI? Qual a relação entre as ideações destes discentes com o ambiente escolar? Como a instituição lida com os discentes que expressam ideações suicidógenas? Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é compreender como os jovens estudantes, os professores de sociologia e os psicólogos da instituição IFPI entendem as ideações e tentativas de suicídios dos jovens. As principais categorias teóricas trabalhadas na presente pesquisa são: Educação, Juventudes, Suicídio e Pandemia. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e dialoga com dados quantitativos. O estudo guarda uma peculiaridade que é o fato de ter sido construído de forma híbrida, isto é, o campo empírico da pesquisa se deu em parte de forma presencial e em parte de forma remota, dada a impossibilidade diante das medidas de distanciamento e isolamento social impostos pela Pandemia da Covid-19. Utilizou-se de recursos do WhatsApp, de e-mails e da plataforma do Google meet, crucial para a realização desta pesquisa. Utilizou-se de instrumentos como: diário de campo, tendo como base Malinowski; Roberto Da Matta: Geertz e Saada Fravet. Entrevista com tópicos-guias ou não diretivas, amparado por Severino e Mirian Goldenberg. Os dados da pesquisa foram analisados através da técnica de análise de conteúdo especificamente análise categorial de Bardim. O pressuposto da dissertação apresenta similaridades intrínsecas das ideações suicidas dos estudantes dos referidos campis com relação de descompasso entre escola/conteúdos/a vida, ou seja, para os jovens em questão, a escola parece ocupar um lugar em que prevalece a “modernidade sólida” e as suas trajetórias de vida apontam para situações em que prevalece a “modernidade líquida”, no sentido dos termos atribuído por Bauman. Os resultados da pesquisa demonstraram que as ideações suicidas dos alunos têm uma relação com o contexto social escolar do descompasso existente entre os institutos Federais do Piauí e a condição juvenil dos estudantes. A instituição educacional, situada na modernidade sólida, invisibiliza os dilemas existenciais da condição juvenil, inserida na modernidade líquida. Tal descompasso provoca violência simbólica de múltiplas formas. ABSTRACT The theme of this study is suicide, youth and education at the Integrated High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí - IFPI, at the Teresina Central and Picos campuses, in the context of the Covid-19 pandemic. The experiences will cover the years 2020 to 2022, with sociology teachers, psychologists and IFPI students aged between fifteen and eighteen. The subjects of the research are students, sociology teachers and psychologists at the IFPI and it aims to analyze the subjects' discourses, using the comprehensive method and a theoretical framework marked by interdisciplinarity. The research is problematized by the following questions: how has the Covid-19 pandemic influenced the suicidal ideations and attempts of young IFPI students? And specifically, how can the presence of such behavior among young high school students at IFPI's Teresina Central and Picos campuses be understood? What is the relationship between these students' ideations and the school environment? How does the institution deal with students who express suicidal ideation? The overall aim of this research is to understand how young students, sociology teachers and psychologists at the IFPI institution understand young people's suicidal ideations and attempts. The main theoretical categories worked on in this research are: Education, Youth, Suicide and Pandemic. The methodology of this research is qualitative and dialogues with quantitative data. The study has a peculiarity, which is that it was constructed in a hybrid way, that is, the empirical field of research took place partly in person and partly remotely, given the impossibility of social distancing and isolation measures imposed by the Covid -19 pandemic. Use was made of WhatsApp resources, emails and the Google Meet platform, which was crucial for carrying out this research. We used instruments such as: field diaries, based on Malinowski; Roberto Da Matta: Geertz and Saada Fravet. Interviews with guiding or non-directive topics, based on Severino and Mirian Goldenberg. The research data was analyzed using Bardim's content analysis technique, specifically categorical analysis. The assumption of the dissertation shows intrinsic similarities between the suicidal ideations of the students from the aforementioned campuses and the mismatch between school/content/life, in other words, for the young people in question, school seems to occupy a place where "solid modernity" prevails and their life trajectories point to situations where "liquid modernity" prevails, in the sense of the terms attributed by Bauman. The results of the research showed that the students' suicidal ideations are related to the social context of the school, the mismatch between the Federal Institutes of Piauí and the students' youthful condition. The educational institution, situated in solid modernity, makes the existential dilemmas of the youth condition, inserted in liquid modernity, invisible. This mismatch causes symbolic violence in multiple forms. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Suicídio pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.subject Juventude pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Suicide pt_BR
dc.subject Covid-19 pandemic pt_BR
dc.subject Youth pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title SUICÍDIO E EDUCAÇÃO: ideações suicidógenas entre jovens do Instituto Federal do Piauí no período pandêmico da Covid-19 (2020 a 2022) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account