Abstract:
RESUMO
O presente estudo tem como temática o suicídio, a juventude e a educação no Ensino Médio
Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, nos campis
Teresina Central e Picos, no contexto da pandemia da Covid-19. As experiências vivenciadas
compreendem os anos de 2020 a 2022 por professores de sociologia, psicólogos e estudantes
do IFPI com faixa etária entre quinze a dezoito anos. A pesquisa tem como sujeitos: alunos,
professores de sociologia e psicólogos da referida instituição e se propõe a analisar os discursos
dos sujeitos, utilizando-se do método compreensivo e de um arcabouço teórico marcado pela
interdisciplinaridade. A problematização da investigação se dá a partir das seguintes questões:
como a pandemia da Covid-19 influenciou as ideações e tentativas de suicídio dos jovens
estudantes do IFPI? E especificamente, como pode ser compreendida a presença de tais
comportamentos dos jovens do Ensino Médio dos campis Teresina Central e de Picos, do IFPI?
Qual a relação entre as ideações destes discentes com o ambiente escolar? Como a instituição
lida com os discentes que expressam ideações suicidógenas? Deste modo, o objetivo geral da
pesquisa é compreender como os jovens estudantes, os professores de sociologia e os
psicólogos da instituição IFPI entendem as ideações e tentativas de suicídios dos jovens. As
principais categorias teóricas trabalhadas na presente pesquisa são: Educação, Juventudes,
Suicídio e Pandemia. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e dialoga com dados
quantitativos. O estudo guarda uma peculiaridade que é o fato de ter sido construído de forma
híbrida, isto é, o campo empírico da pesquisa se deu em parte de forma presencial e em parte
de forma remota, dada a impossibilidade diante das medidas de distanciamento e isolamento
social impostos pela Pandemia da Covid-19. Utilizou-se de recursos do WhatsApp, de e-mails
e da plataforma do Google meet, crucial para a realização desta pesquisa. Utilizou-se de
instrumentos como: diário de campo, tendo como base Malinowski; Roberto Da Matta: Geertz
e Saada Fravet. Entrevista com tópicos-guias ou não diretivas, amparado por Severino e Mirian
Goldenberg. Os dados da pesquisa foram analisados através da técnica de análise de conteúdo
especificamente análise categorial de Bardim. O pressuposto da dissertação apresenta
similaridades intrínsecas das ideações suicidas dos estudantes dos referidos campis com relação
de descompasso entre escola/conteúdos/a vida, ou seja, para os jovens em questão, a escola
parece ocupar um lugar em que prevalece a “modernidade sólida” e as suas trajetórias de vida
apontam para situações em que prevalece a “modernidade líquida”, no sentido dos termos
atribuído por Bauman. Os resultados da pesquisa demonstraram que as ideações suicidas dos
alunos têm uma relação com o contexto social escolar do descompasso existente entre os
institutos Federais do Piauí e a condição juvenil dos estudantes. A instituição educacional,
situada na modernidade sólida, invisibiliza os dilemas existenciais da condição juvenil, inserida
na modernidade líquida. Tal descompasso provoca violência simbólica de múltiplas formas.
ABSTRACT
The theme of this study is suicide, youth and education at the Integrated High School of the
Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí - IFPI, at the Teresina Central
and Picos campuses, in the context of the Covid-19 pandemic. The experiences will cover the
years 2020 to 2022, with sociology teachers, psychologists and IFPI students aged between
fifteen and eighteen. The subjects of the research are students, sociology teachers and
psychologists at the IFPI and it aims to analyze the subjects' discourses, using the
comprehensive method and a theoretical framework marked by interdisciplinarity. The research
is problematized by the following questions: how has the Covid-19 pandemic influenced the
suicidal ideations and attempts of young IFPI students? And specifically, how can the presence
of such behavior among young high school students at IFPI's Teresina Central and Picos
campuses be understood? What is the relationship between these students' ideations and the
school environment? How does the institution deal with students who express suicidal ideation?
The overall aim of this research is to understand how young students, sociology teachers and
psychologists at the IFPI institution understand young people's suicidal ideations and attempts.
The main theoretical categories worked on in this research are: Education, Youth, Suicide and
Pandemic. The methodology of this research is qualitative and dialogues with quantitative data.
The study has a peculiarity, which is that it was constructed in a hybrid way, that is, the
empirical field of research took place partly in person and partly remotely, given the
impossibility of social distancing and isolation measures imposed by the Covid -19 pandemic.
Use was made of WhatsApp resources, emails and the Google Meet platform, which was crucial
for carrying out this research. We used instruments such as: field diaries, based on Malinowski;
Roberto Da Matta: Geertz and Saada Fravet. Interviews with guiding or non-directive topics,
based on Severino and Mirian Goldenberg. The research data was analyzed using Bardim's
content analysis technique, specifically categorical analysis. The assumption of the dissertation
shows intrinsic similarities between the suicidal ideations of the students from the
aforementioned campuses and the mismatch between school/content/life, in other words, for
the young people in question, school seems to occupy a place where "solid modernity" prevails
and their life trajectories point to situations where "liquid modernity" prevails, in the sense of
the terms attributed by Bauman. The results of the research showed that the students' suicidal
ideations are related to the social context of the school, the mismatch between the Federal
Institutes of Piauí and the students' youthful condition. The educational institution, situated in
solid modernity, makes the existential dilemmas of the youth condition, inserted in liquid
modernity, invisible. This mismatch causes symbolic violence in multiple forms.