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CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: os sentidos atribuídos pelos estudantes de ensino médio na utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem em Teresina – PI

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dc.contributor.author SAMPAIO, Danielle Maria da Costa Marques
dc.date.accessioned 2024-10-07T12:00:52Z
dc.date.available 2024-10-07T12:00:52Z
dc.date.issued 2024-10-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3668
dc.description Orientador: Prof. Dr. Samuel Pires Melo Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Mesquita Examinador externo: Prof. Dr. Fauston Negreiros - UFDPar pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este trabalho trata das reflexões acerca dos sentidos atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação – TDICS no processo de ensino-aprendizagem. A escola escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a Unidade Escolar Dom Severino de Teresina- PI. Constituindo-se num estudo qualitativo, essa dissertação parte da perspectiva metodológica da reflexibilidade de Giddens (2003) a partir dos sentidos atribuídos por esses jovens em relação à utilização das TDICS, no processo de ensino-aprendizagem. Com essa finalidade, como instrumento de construção de dados foi utilizado o “mapa de associação de ideias de Spink” (2010) no intuito de visualizar os conteúdos presentes nas práticas discursivas e na produção de sentidos no cotidiano dos jovens, agentes sociais, coletados através de rodas de conversa e questionários abertos. No tocante a problemática central do estudo “quais os sentidos atribuídos pelos jovens estudantes de ensino médio na utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem?” observou-se que os sujeitos dessa pesquisa, de uma maneira geral atribuem às TDCIS ferramentas essenciais na busca, construção e compartilhamento de conhecimentos. Estando as mesmas para esses sujeitos inerentes não somente à vida cotidiana de uma maneira geral, mas também ao processo de ensino-aprendizagem caracterizando-se como instrumentos de interação social e de comunicação. E como importância social, esse tema torna-se relevante no sentido de promover um estudo científico relacionado à utilização das tecnologias digitais pelos jovens, sua relevância na formação docente e discente e na promoção da inclusão digital ao discutir a cibercultura na educação. Podendo também contribuir para construção de mecanismos sociais que viabilizem a inclusão digital e a utilização positiva do ciberespaço, como também a construção de políticas públicas e projetos pedagógicos voltados para as juventudes. Como achados de pesquisa pode-se ressaltar que os jovens atribuem as TDICs sentidos de importância ao processo de ensino-aprendizagem, estando inerente ao processo e possibilitando transformações nas relações sociais no espaço escolar e contribuindo para a desterritorialização dos saberes. RESUMEN Este artículo aborda las reflexiones sobre los significados atribuidos por los estudiantes de secundaria sobre el uso de las tecnologías digitales de comunicación e información - TDICS en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La escuela elegida para el desarrollo del estudio fue la Unidad Escolar Dom Severino de Teresina-PI. Al ser un estudio cualitativo, esta disertación parte de la perspectiva metodológica de la reflexividad de Giddens (2003) a partir de los significados atribuidos por estos jóvenes con respecto al uso de TDICS en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Para ello, como instrumento de construcción de datos, se utilizó el "mapa de ideas de asociación" (2010) de Spink para visualizar los contenidos presentes en las prácticas discursivas y en la producción de significados en la vida cotidiana de los jóvenes agentes sociales, recopilados a través de de ruedas de conversación y cuestionarios abiertos. Con respecto al problema central del estudio "¿cuáles son los significados atribuidos por los jóvenes estudiantes de secundaria en el uso de tecnologías digitales en el proceso de enseñanza-aprendizaje?" Se observó que los sujetos de esta investigación, en general, asignan las herramientas esenciales TDCIS en el búsqueda, construcción e intercambio de conocimientos. Siendo lo mismo para estas materias inherentes no solo a la vida cotidiana en general, sino también al proceso de enseñanza-aprendizaje caracterizado como instrumentos de interacción social y comunicación. Y como importancia social, este tema se vuelve relevante en el sentido de promover un estudio científico relacionado con el uso de tecnologías digitales por parte de los jóvenes, su relevancia en la educación de docentes y estudiantes y en la promoción de la inclusión digital cuando se discute la cibercultura en la educación. También puede contribuir a la construcción de mecanismos sociales que permitan la inclusión digital y el uso positivo del ciberespacio, así como a la construcción de políticas públicas y proyectos pedagógicos dirigidos a los jóvenes. Como hallazgos de la investigación, se puede enfatizar que los jóvenes atribuyen los sentidos de TDIC de importancia al proceso de enseñanza-aprendizaje, siendo inherentes al proceso y permitiendo transformaciones en las relaciones sociales en el espacio escolar y contribuyendo a la desterritorialización del conocimiento. pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) pt_BR
dc.subject Jovens pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDICs) pt_BR
dc.subject Jóvenes pt_BR
dc.subject La enseñanza y el aprendizaje pt_BR
dc.title CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: os sentidos atribuídos pelos estudantes de ensino médio na utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem em Teresina – PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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