Repositório Institucional da UFPI

PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL E PEDAGÓGICA ENTRE OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (CAMPUS POETA TORQUATO NETO)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Ana Caroline Jardim
dc.date.accessioned 2024-10-03T14:19:31Z
dc.date.available 2024-10-03T14:19:31Z
dc.date.issued 2024-10-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3663
dc.description Orientador: Prof. Dr. Samuel Pires Melo Examinador externo: Prof. Dr. Cristiano das Neves Bodant (UFAL) Examinadora externa: Profa. Dra. Ana Beatriz Martins dos Santos pt_BR
dc.description.abstract RESUMO As intermitências da Sociologia na educação básica e sua reintrodução no currículo escolar através da Lei n. 11.684/08 impactaram o ensino da disciplina, dentre outras formas, pela: i) dificuldade em determinar teorias e métodos para seu ensino, e: ii) tardia preocupação com a formação de professores de Sociologia em cursos exclusivos a esse fim, separados do bacharelado. Nesse caso, foi criada a licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí – Campus Poeta Torquato Neto, uma das mais recentes do país. Desse modo, problematiza-se como licenciandos de Ciências Sociais na UESPI/TN exercem diferentes níveis ou tipos de trajetórias para autonomia, desde as complexidades que envolvem sua formação docente, pelas relações com os professores formadores, colegas, teorias e métodos para seu ensino, entre outros. Objetivamos compreender o processo de construção de autonomia intelectual e pedagógica entre licenciandos do referido curso e campus. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica acerca dos eixos estruturantes da autonomia profissional: i) modelos de professores (CONTRERAS, 2012); ii) profissionalidade docente (GIMENO SACRISTÁN, 1999; CONTRERAS, 2012; ROLDÃO, 2005; TARDIF, 2010); iii) reflexividade (DORIGON; ROMANOWSKI, 2008; SCHÖN, 1997); iv) autonomia profissional (CONTRERAS, 2012). Sob a abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas, via Google Meet e WhatsApp, com sete licenciandos do último (8º) período do curso, além de observação participante online durante as aulas destes. A partir da análise de conteúdo, observamos que os licenciandos em Ciências Sociais da UESPI/TN consideram insuficiente sua formação didático-pedagógica no curso e a criticam por focar-se nas disciplinas teóricas específicas e em pesquisa, mas valorizam a resposta criativa a situações-problema através de metodologias que atraiam o estudante para a disciplina de Sociologia, além de garantir a construção de conhecimento de forma relacional e significativa, ao passo em que rejeitam posturas docentes autoritárias. Contudo, tais posturas de autonomia se referem, em sua maioria, ao seu futuro trabalho docente, refletidas nas expectativas externadas pelos mesmos. Verificou-se, portanto, que os formandos: i) exercem sua autonomia intelectual e pedagógica em alguns momentos no cotidiano do curso, além de: ii) terem um modelo ideal de professor, o qual desejam seguir, caso exerçam a docência: aquele que considera os alunos como construtores de conhecimento, não se limita a transmitir conteúdos programáticos e promove um ensino democrático e transformador. Desse modo, reconhece-se que este estudo aponta críticas à produção da autonomia intelectual e pedagógica entre licenciandos em Ciências Sociais, podendo, assim, auxiliar, dentre outras, na implementação de novas oportunidades didático-pedagógicas para os licenciandos, a fim de suprir as insuficiências apontadas pelos mesmos. ABSTRACT The intermittence of Sociology in basic education and its reintroduction into the school curriculum through Law n. 11,684/08 impacted the teaching of the subject, among other ways, by: i) difficulty in determining theories and methods for its teaching, and: ii) late concern with the training of sociology teachers in courses exclusive to this purpose, separate from the bachelor's degree . In this case, the degree in Social Sciences was created at the State University of Piauí – Campus Poeta Torquato Neto, one of the most recent in the country. In this way, it is problematized how Social Sciences undergraduates at UESPI/TN exercise different levels or types of trajectories towards autonomy, from the complexities that involve their teacher training, through the relationships with the training teachers, colleagues, theories and methods for their teaching, between others. We aim to understand the process of building intellectual and pedagogical autonomy between graduates of the aforementioned course and campus. Therefore, we carried out a bibliographic review about the structuring axes of professional autonomy: i) teacher models (CONTRERAS, 2012); ii) teaching professionalism (GIMENO SACRISTÁN, 1999; CONTRERAS, 2012; ROLDÃO, 2005; TARDIF, 2010); iii) reflexivity (DORIGON; ROMANOWSKI, 2008; SCHÖN, 1997); iv) professional autonomy (CONTRERAS, 2012). Under the qualitative approach, we conducted semi-structured interviews, via Google Meet and WhatsApp, with seven undergraduates from the last (8th) period of the course, in addition to online participant observation during their classes. From the content analysis, we observed that undergraduates in Social Sciences at UESPI/TN consider their didactic-pedagogical training in the course insufficient and criticize it for focusing on specific theoretical disciplines and research, but they value the creative response to situations- problem through methodologies that attract the student to the discipline of Sociology, in addition to guaranteeing the construction of knowledge in a relational and meaningful way, while rejecting authoritarian teaching postures. However, such postures of autonomy refer, for the most part, to their future teaching work, reflected in the expectations expressed by them. It was verified, therefore, that the trainees: i) exercise their intellectual and pedagogical autonomy at some moments in the daily life of the course, in addition to: ii) having an ideal model of teacher, which they wish to follow, if they exercise teaching: one who considers students as builders of knowledge, it is not limited to transmitting syllabus and promotes democratic and transformative teaching. Thus, it is recognized that this study points to criticisms of the production of intellectual and pedagogical autonomy among undergraduates in Social Sciences, thus being able to help, among others, in the implementation of new didactic -pedagogical opportunities for graduates, in order to meet the needs shortcomings pointed out by them. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Profissionalidade pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ciências sociais pt_BR
dc.subject UESPI pt_BR
dc.subject Autonomy pt_BR
dc.subject Professionality pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Social sciences pt_BR
dc.subject UESPI pt_BR
dc.title PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL E PEDAGÓGICA ENTRE OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (CAMPUS POETA TORQUATO NETO) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account