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TRANSIÇÃO CAPILAR COMO AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA: um mergulho autoetnográfico de resistências e aceitação de uma jovem negra

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dc.contributor.author LEITE, Alessandra
dc.date.accessioned 2024-10-03T14:08:57Z
dc.date.available 2024-10-03T14:08:57Z
dc.date.issued 2024-10-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3662
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Rosângela de Souza Examinadora interna: Profa. Dra. Rossana Maria Marinho Albuquerque Examinadora interna: Profa. Dra. Mariane da Silva Pisani pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Considerando que a sociedade moderna se encontra cada vez mais em pauta com o campo da transição capilar, sendo, inclusive, consideradas para o reconhecimento identitário, esta dissertação é uma análise intersubjetiva sobre este campo. Através de vivências pessoais foi possível me identificar como pessoa negra e capaz de suprir essa necessidade imposta pela sociedade branca de que mulheres devem ter um padrão de beleza por eles impostos, composto de cabelos lisos, peles claras e maquiagem moderada. O entendimento de forças femininas sobre se aceitar e sobre impactar outras pessoas a fazerem o mesmo é uma realidade que não está distante da nossa, inclusive acontecendo. Para realizar este estudo com êxito e se baseando nas premissas corretas, o objetivo geral da minha pesquisa foi analisar meu processo de transição capilar, de modo a percebê-la como afirmação de construção de identidade e resistência. Este posicionamento foi essencial para responder à pergunta de pesquisa: De que forma, a partir da vivência com a transição capilar estão articuladas às categorias, identidade e resistências no campo teórico? Esta dissertação demonstrou que as resistências da mulher negra no cenário moderno tem sido cada vez mais consideradas. Como é de se esperar, o aporte teórico está estruturado sob a luz das concepções de Nilma Lino Gomes e outras autoras entusiastas da luta contra o racismo, como Mbembe (2016); Munanga, (2019) e Pinto e Ferreira (2014). Os resultados desta dissertação mostraram que a luta por um espaço na sociedade ainda é tão constante como antigamente, todavia as mulheres têm recebido bem esse novo espaço por elas conquistados através de lutas e tem encorajado outras mulheres a encontrar-se com a sua real identidade. Padecer sob uma perspectiva historicamente branca, de cabelos lisos, de corpos perfeitos e da aceitação masculina, não tem sido mais vista como uma pauta a ser tratada como antigamente era, a força feminina, principalmente de mulheres negras transborda essas barreiras arcaicas. ABSTRACT Considering that modern society is increasingly on the agenda with the field of capillary transition, even being considered for identity recognition, this dissertation is an intersubjective analysis of this field. Through personal experiences, it was possible to identify myself as a black person and able to meet this need imposed by white society that women should have a beauty standard imposed by them, composed of straight hair, light skin and moderate makeup. The understanding of female forces about accepting themselves and about impacting other people to do the same is a reality that is not far from ours, even happening. In order to carry out this study successfully and based on the correct assumptions, the general objective of my research was to analyze my hair transition process, in order to perceive it as an affirmation of identity construction and resistance. This positioning was essential to answer the research question: In what way, from the experience with the capillary transition, are categories, identity and resistances articulated in the theoretical field? This dissertation demonstrated that the resistance of black women in the modern scenario has been increasingly considered. As expected, the theoretical contribution is structured in the light of the conceptions of Nilma Lino Gomes and other enthusiastic authors of the fight against racism, such as Mbembe (2016); Munanga, (2019) and Pinto and Ferreira (2014). The results of this dissertation showed that the fight for a space in society is still as constant as in the past, however women have welcomed this new space conquered by them through struggles and has encouraged other women to find themselves with their real identity. Suffering from a historically white perspective, with straight hair, perfect bodies and male acceptance, has no longer been seen as an agenda to be treated as it used to be, female strength, especially of black women, overflows these archaic barriers. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Transição capilar pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Capillary transition pt_BR
dc.subject Blackness pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.title TRANSIÇÃO CAPILAR COMO AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA: um mergulho autoetnográfico de resistências e aceitação de uma jovem negra pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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