Abstract:
RESUMO
Considerando que a sociedade moderna se encontra cada vez mais em pauta com o 
campo da transição capilar, sendo, inclusive, consideradas para o reconhecimento 
identitário, esta dissertação é uma análise intersubjetiva sobre este campo. Através 
de vivências  pessoais foi possível me identificar como pessoa negra e capaz de suprir 
essa necessidade imposta pela sociedade branca de que mulheres devem ter um 
padrão de beleza por eles impostos, composto de cabelos lisos, peles claras e 
maquiagem moderada. O entendimento de forças femininas sobre se aceitar e sobre 
impactar outras pessoas a fazerem o mesmo é uma realidade que não está distante 
da nossa, inclusive acontecendo. Para realizar este estudo com êxito e se baseando 
nas premissas corretas, o objetivo geral da minha pesquisa foi analisar meu processo 
de transição capilar, de modo a percebê-la como afirmação de construção de 
identidade e resistência. Este posicionamento foi essencial para responder à pergunta 
de pesquisa: De que forma, a partir da vivência com  a transição capilar estão 
articuladas às categorias, identidade e resistências  no campo teórico? Esta 
dissertação demonstrou que as resistências da mulher negra no cenário moderno tem 
sido cada vez mais consideradas. Como é de se esperar, o aporte teórico  está 
estruturado sob a luz das concepções de Nilma Lino Gomes e outras autoras 
entusiastas da luta contra o racismo, como Mbembe (2016); Munanga, (2019) e Pinto 
e Ferreira (2014). Os resultados desta dissertação mostraram que a luta por um 
espaço na sociedade ainda é tão constante como antigamente, todavia as mulheres 
têm recebido bem esse novo espaço por elas conquistados através de lutas e tem 
encorajado outras mulheres a encontrar-se com a sua real identidade. Padecer sob 
uma perspectiva historicamente  branca, de cabelos lisos, de corpos perfeitos e da 
aceitação masculina, não tem sido mais vista como uma pauta a ser tratada como 
antigamente era, a força feminina, principalmente de mulheres negras transborda 
essas barreiras arcaicas.
ABSTRACT
Considering that modern society is increasingly on the agenda with the field of capillary 
transition, even being considered for identity recognition, this dissertation is an 
intersubjective  analysis of this field. Through personal experiences, it was possible to 
identify myself as a black person and able to meet this need imposed by white society 
that women should have a beauty standard imposed by them, composed of straight 
hair, light skin and moderate makeup. The understanding of female forces about 
accepting themselves and about impacting other people to do the same is a reality that 
is not far from ours, even happening. In order to carry out this study successfully and 
based on the correct  assumptions, the general objective of my research was to analyze 
my hair transition process, in order to perceive it as an affirmation of identity 
construction and resistance. This positioning was essential to answer the research 
question: In what way, from the experience with the capillary transition, are categories, 
identity and resistances articulated in the theoretical field? This dissertation 
demonstrated that the resistance of black women in the modern scenario has been 
increasingly considered. As expected, the theoretical contribution is structured in the 
light of the conceptions of Nilma Lino Gomes and other enthusiastic authors of the fight 
against racism, such as Mbembe (2016); Munanga, (2019) and Pinto and Ferreira 
(2014). The results of this dissertation showed that the fight for a space in society is 
still as constant as in the past, however women have welcomed this new space 
conquered by them through struggles and has encouraged other women to find 
themselves with their real identity. Suffering from a historically white perspective, with 
straight hair, perfect bodies and male acceptance, has no longer been seen as an 
agenda to be treated as it used to be, female strength, especially of black women, 
overflows these archaic barriers.