Abstract:
RESUMO
Desde os anos 2000, observa-se significativas transformações no campo do cinema
com as possibilidades advindas com a revolução digital. No Brasil, principalmente a
partir de 2010, configura-se o que alguns autores denominam de “Novíssimo”
Cinema Brasileiro, com produções de baixo orçamento reconhecidas em festivais,
cujo modo de produção, “independente”, contrapõe-se aos moldes do cinema
“industrial”, em que os posicionamentos dessa geração de realizadores, demonstram
a centralidade da dimensão simbólica na produção de tais obras (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014). Tomando esses fatos como pressupostos, e o conceito de
continuum (BECKER, 2012) para tratar a oposição entre cinema “industrial” e
cinema “independente”, o objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da
dimensão simbólica (BOURDIEU, 1989a; 2015) do Cinema “Independente”
Contemporâneo por meio da produção de sentidos (SPINK, 1999; 2010) de seus
realizadores em Teresina (PI), no período de 2014 a 2019. Trata-se de pesquisa
qualitativa, com utilização de entrevistas semiestruturadas e diário de campo para a
coleta dos dados empíricos. O tratamento analítico dos dados se deu por meio de
transcrições parciais – após sucessivas escutas – das partes mais representativas
das entrevistas, e categorização baseada nos Mapas (SPINK, 2010). Os resultados
encontrados confirmam a hipótese de que o contexto de cinema independente
contemporâneo em Teresina apresenta-se enquanto reflexo de amplas mudanças
no mundo contemporâneo na era capitalista pós-industrial, e de descentralização da
produção audiovisual brasileira, e que suas particularidades reforçam o poder de
ações coletivas (BECKER, 1977b) de ativismo audiovisual, com forte caráter político
e epistêmico de contestação a padrões socioculturais estabelecidos com os quais os
indivíduos – pertencentes a uma geração posterior à da tese supracitada e, por
vezes, organizados em coletivos (MIGLIORIN, 2012) – não se identificam. Assim, no
presente campo de estudo, evidenciam-se, horizontalidade e multifuncionalidade nas
equipes de produção, a associação (política) entre vida pessoal e a esfera do
trabalho – ambas permeadas por trocas de afetividades –, ou a extensão da
experiência do cinema para além do filme, bem como uma maior valorização do
processo criativo, e não somente a obra, algumas características de um cinema pós-industrial (MIGLIORIN, 2011), cujas produções, reivindicam a emergência do “outro”
(HOLANDA, 2019; BERNARDET, 2003) ou a autorepresentificação (MENEZES,
2003) e começam a impactar o incipiente campo (BOURDIEU, 2009) ou mundo
(BECKER, 1977a) cinematográfico de Teresina (PI), após legitimação externa, em
mostras e festivais em outras cidades e/ou estados, impactos esses que na presente
pesquisa apenas delineiam-se para aprofundamento em posteriores investigações.
ABSTRACT
Since the 2000s, the relevant transformations in the field of cinema have been
observed with the possibilities arising from the digital revolution. In Brazil, especially
from 2010 onwards, what some authors call “Novissimo” Bra zilian Cinema is
configured, with low-budget productions recognized in festivals, whose “independent”
mode of production is opposed to the molds of cinema “ industrial ”, in which the
positions of this generation of directors demonstrate the centrality of the symbolic
dimension in the production of such works (VASCONCELOS-OLIVEIRA, 2014).
Taking these facts as assumptions, and the concept of continuum (BECKER, 2012)
to deal with the granting of “industrial” cinema and “independent” cinema, the
objective of this work is to contribute to the understanding of the symbolic dimension
(BOURDIEU, 1989a; 2015) of Contemporary “Independent” Cinema through the
production of meanings (SPINK, 1999; 2010) of its directors in Teresina (PI), from
2014 to 2019. This is a qualitative research, using semi-structured changes and a
daily field for collecting empirical data. The analytical treatment of the data took place
through partial transcriptions - after successive taps - of the most representative parts
of the information, and categorization based on the Maps (SPINK, 2010). The results
found confirm the hypothesis that the context of contemporary independent cinema in
Teresina presents itself as a reflection of wide changes in the contemporary world in
the post-industrial capitalist era, and of decentralization of Brazilian audiovisual
production, and that its particularities reinforce the power of collective actions
(BECKER, 1977b) of audiovisual activism, with a strong political and epistemic
character of contesting adapted socio-cultural standards with which those belonging -belonging to a generation after the aforementioned thesis and, sometimes, organized
into collectives (MIGLIORIN, 2012) - do not identify. Thus, in the present field of
study, there is evidence of horizontality and multifunctionality in the production
teams, the (political) association between personal life and the sphere of work - both
permeated by exchanges of affection -, or the extension of the cinema experience
beyond of the film, as well as a greater appreciation of the creative process, and not
only the work, some characteristics of a post-industrial cinema (MIGLIORIN, 2011),
suffering productions, claim the emergence of the “other” (HOLANDA, 2019;
BERNARDET, 2003 ) or self-representation (MENEZES, 2003) and begins to impact
the incipient field (BOURDIEU, 2009) or the world (BECKER, 1977a) in Teresina (PI),
after external legitimation, in exhibitions and festivals in other cities and / or states ,
these impacts that in the present research are only delineated for further
investigation.