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“CORDEL DE SAIA”: o que será que será? o cordel e as mulheres cordelistas da cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR)

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dc.contributor.author CAMPOS, Dastur Costa
dc.date.accessioned 2024-10-02T13:23:37Z
dc.date.available 2024-10-02T13:23:37Z
dc.date.issued 2024-10-02
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3656
dc.description Orientador: Prof. Dr. Gabriel Eidelwein Silveira Examinador externo: Prof. Dr. Marcondes Brito da Costa Examinador externo: Prof. Dr. Eriosvaldo Lima Barbosa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O cordel como gênero discursivo é definido por fatores sociais, culturais e históricos. Nesse contexto da tradição, cabia somente ao homem a produção, a enunciação ea comercialização dos folhetos, uma vez que a mulher só iria disputar/ocupar a produção e enunciação do cordel em meados do séc. XX. Nesse sentido, esta pesquisa abordou o cordel numa perspectiva sociológica, especificando-se o campo literário do cordel e as questões de gênero no saber-fazer das poetisas cordelistas teresinenses associadas à Cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR); bem como, o direito de entrada destas e as regras especializadas do campo literário do cordel que contribuem para as práticas discursivas das poetisas cordelistas. Desta maneira, questiona-se como se apresentam as regras de entrada e de permanência no campo literário do cordel e quais as práticas discursivas das mulheres cordelistas dentro do campo literário. Trata-se, pois, de uma pesquisa etnográfica e documental, de abordagem qualitativa, em que foram utilizadas, inicialmente,para as classificações e análises ideológicas dos cordéis as discussões de Proença(1976) e Cavalcanti (2007). A seleção, a transcrição e a análise do material seguiram o recorte teórico das categorias de Memória (HALBWACHS, 1990; NORA, 2003); Saudade (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011); Cultura Popular (CHARTIER, 1995); Campo literário (BOURDIEU, 2002), Gênero e Dominação Masculina (SAFIOTTI, 2004; BOURDIER, 2004). Para a análise dos folhetos de cordéise das entrevistas realizadas utilizou-se a perspectiva de práticas discursivas (SPINK, 2000) para fins da “tradução” da produção de sentidos das cordelistas, quer seja resultante de um processo de negociação/assujeitamento/transgressão com os cordelistas. Os resultados encontrados apontaram para um assujeitamento das cordelistas às regras do campo especializado do cordel. E ainda, da necessidade de uma chancela dos guardiões dos cordéis para que estas tenham o direito de entrada no cordel. Por fim, as poetisas cordelistas da COCHACOR não se encontram mais invisibilizadas e em movimento contínuo de afirmação dentro do campo literário do cordel. ABSTRACT Cordel as a discursive genre is defined by social, cultural and historical factors. In this context of tradition, it was up to the man to produce, enunciate and commercialize the leaflets, the woman would only dispute/occupy the production and enunciation of the cordel in the middle of the sec. XX. This research approached cordel from a sociological perspective, specifying the literary field of cordel and gender issues in the know-how of Teresina's cordelist poets associated with Cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR); as well as their right of entry and the specialized rules of the cordel literary field that contribute to the discursive practices of the cordel poetesses. In this way, it is questioned how the rules of entry and permanence in the literary field of cordel are presented and what are the discursive practices of cordel women within the literary field. It was an ethnographic and documentary research, with a qualitative approach, for the classifications and ideological analyzes of the cordéis, initially, the discussions of Proença (1976) and Cavalcanti (2007) were used. The selection, transcription and analysis of the material followed the theoretical outline of the Memory categories (HALBWACHS, 1990; NORA, 2003); Saudade (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011); Popular Culture (CHARTIER, 1995); Literary field (BOURDIEU, 2002), Gender and Male Domination (SAFIOTTI, 2004; BOURDIER, 2004). For the analysis of the cordel leaflets and the interviews carried out, the perspective of discursive practices (SPINK, 2000) was used for the purpose of “translating” the production of meanings by the cordelistas, whether resulting from a process of negotiation/subjection/transgression with the stringers. The results found pointed to a subjection of cordelistas to the rules of the specialized field of cordel. And yet, the need for a seal from the guardians of the strings so that they have the right to enter the string. Finally, the cordel poetesses of COCHACOR are no longer invisible and in a continuous movement of affirmation within the literary field of cordel. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Cultura popular pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Campo literário pt_BR
dc.subject Poetisas cordelistas pt_BR
dc.subject Práticas discursivas pt_BR
dc.subject Popular culture pt_BR
dc.subject Twine pt_BR
dc.subject Literary field pt_BR
dc.subject Cordelist poetesses pt_BR
dc.subject Discursive practices pt_BR
dc.title “CORDEL DE SAIA”: o que será que será? o cordel e as mulheres cordelistas da cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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