Abstract:
RESUMO
O cordel como gênero discursivo é definido por fatores sociais, culturais e históricos.
Nesse contexto da tradição, cabia somente ao homem a produção, a enunciação ea
comercialização dos folhetos, uma vez que a mulher só iria disputar/ocupar a
produção e enunciação do cordel em meados do séc. XX. Nesse sentido, esta
pesquisa abordou o cordel numa perspectiva sociológica, especificando-se o campo
literário do cordel e as questões de gênero no saber-fazer das poetisas cordelistas
teresinenses associadas à Cordelaria Chapada do Corisco (COCHACOR); bem como,
o direito de entrada destas e as regras especializadas do campo literário do cordel
que contribuem para as práticas discursivas das poetisas cordelistas. Desta maneira,
questiona-se como se apresentam as regras de entrada e de permanência no campo
literário do cordel e quais as práticas discursivas das mulheres cordelistas dentro do
campo literário. Trata-se, pois, de uma pesquisa etnográfica e documental, de
abordagem qualitativa, em que foram utilizadas, inicialmente,para as classificações e
análises ideológicas dos cordéis as discussões de Proença(1976) e Cavalcanti
(2007). A seleção, a transcrição e a análise do material seguiram o recorte teórico das
categorias de Memória (HALBWACHS, 1990; NORA, 2003); Saudade
(ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2011); Cultura Popular (CHARTIER, 1995); Campo
literário (BOURDIEU, 2002), Gênero e Dominação Masculina (SAFIOTTI, 2004;
BOURDIER, 2004). Para a análise dos folhetos de cordéise das entrevistas realizadas
utilizou-se a perspectiva de práticas discursivas (SPINK, 2000) para fins da “tradução”
da produção de sentidos das cordelistas, quer seja resultante de um processo de
negociação/assujeitamento/transgressão com os cordelistas. Os resultados
encontrados apontaram para um assujeitamento das cordelistas às regras do campo
especializado do cordel. E ainda, da necessidade de uma chancela dos guardiões dos
cordéis para que estas tenham o direito de entrada no cordel. Por fim, as poetisas
cordelistas da COCHACOR não se encontram mais invisibilizadas e em movimento
contínuo de afirmação dentro do campo literário do cordel.
ABSTRACT
Cordel as a discursive genre is defined by social, cultural and historical factors. In this
context of tradition, it was up to the man to produce, enunciate and commercialize the
leaflets, the woman would only dispute/occupy the production and enunciation of the
cordel in the middle of the sec. XX. This research approached cordel from a
sociological perspective, specifying the literary field of cordel and gender issues in the
know-how of Teresina's cordelist poets associated with Cordelaria Chapada do
Corisco (COCHACOR); as well as their right of entry and the specialized rules of the
cordel literary field that contribute to the discursive practices of the cordel poetesses.
In this way, it is questioned how the rules of entry and permanence in the literary field
of cordel are presented and what are the discursive practices of cordel women within
the literary field. It was an ethnographic and documentary research, with a qualitative
approach, for the classifications and ideological analyzes of the cordéis, initially, the
discussions of Proença (1976) and Cavalcanti (2007) were used. The selection,
transcription and analysis of the material followed the theoretical outline of the Memory
categories (HALBWACHS, 1990; NORA, 2003); Saudade (ALBUQUERQUE JÚNIOR,
2011); Popular Culture (CHARTIER, 1995); Literary field (BOURDIEU, 2002), Gender
and Male Domination (SAFIOTTI, 2004; BOURDIER, 2004). For the analysis of the
cordel leaflets and the interviews carried out, the perspective of discursive practices
(SPINK, 2000) was used for the purpose of “translating” the production of meanings
by the cordelistas, whether resulting from a process of
negotiation/subjection/transgression with the stringers. The results found pointed to a
subjection of cordelistas to the rules of the specialized field of cordel. And yet, the need
for a seal from the guardians of the strings so that they have the right to enter the
string. Finally, the cordel poetesses of COCHACOR are no longer invisible and in a
continuous movement of affirmation within the literary field of cordel.