Abstract:
RESUMO
Desde 1955 o Brasil promove o movimento de inserção das mulheres nas atividades
policiais na Polícia Militar. Este movimento contribuiu para o processo de humanização
das PMs assim como na elaboração de novas metodologias de policiamento e novas
práticas policiais. Observa-se a partir de nossas investigações que este processo de
inserção das mulheres e reconhecimento das feminilidades como virtude policial
(ethos) encontra-se dividido em três movimentos históricos (a) monopólio da
masculinidade / banimento da feminilidade; (b) predominância da masculinidade /
inserção subalterna da feminilidade e (c) reconhecimento da feminilidade enquanto
virtude policial, respectivamente. A partir desta premissa, a construção de uma
tipologia ideal de virtude policial (ethos policiais) em conformidade a cada movimento
histórico fundamenta-se como elemento da construção de novos habitus policiais que
direcionam-se na construção de metodologias de policiamento em maior
conformidade com os ideais democráticos. Para a construção destes novos habitus
policiais feitos por virtudes policiais, a observação das feminilidades no exercício de
atendimento de ocorrências torna-se essencial para a construção de um tipo ideal de
virtude policial ou uma nova polícia. O Grupamento de Atendimento Especializado em
Crianças, Idosos e Mulheres – GAECIM, localizado na cidade de Parnaíba – PI,
destaca-se pela utilização das feminilidades das policiais militares femininas no
atendimento às ocorrências. Em nossa hipótese teórica, propomos analisar os
aspectos sob os quais os signos da feminilidade, tais como suavidade, empatia,
atendimento corretivo e educativo, etc., formulam-se na construção de um modelo de
tipo ideal weberiano em que o processo de atendimento seja exercido de forma
humanizada, preventiva e corretiva sem o exercício dos signos da masculinidade, tais
como força, violência, virilidade, etc. Através de aplicação de questionários
semiestruturados e observação de campo, somados a investigação bibliográfica,
construímos uma teoria sob a qual estes novos habitus e ethos policiais contribuam
na elaboração de metodologias de policiamento preventivo, visando distanciar o tipo
ideal violento das práticas policiais e promover um modelo de tipo ideal mais
consoante com as propostas de um Estado democrático.
ABSTRACT
Since 1955, Brazil has promoted the movement for the insertion of women in police
activities in the Military Police. This movement contributed to the process of
humanization of PMs as well as to the development of new policing methodologies and
new police practices. It is observed from our investigations that this process of insertion
of women and recognition of femininity as a police virtue (ethos) is divided into three
historical movements (a) monopoly of masculinity / banishment of femininity; (b)
predominance of masculinity / subordinate insertion of femininity and (c) recognition of
femininity as a police virtue, respectively. Based on this premise, the construction of
an ideal typology of police virtue (police ethos) in accordance with each historical
movement is based as an element in the construction of new police habitus that are
directed towards the construction of policing methodologies in greater conformity with
the democratic ideals. For the construction of these new police habitus made by police
virtues, the observation of femininities in the exercise of attending to occurrences
becomes essential for the construction of an ideal type of police virtue or new police.
The Specialized Service Group for Children, the Elderly and Women - GAECIM,
located in the city of Parnaíba - PI, stands out for the use of the femininities of the
female military police in attending to the occurrences. In our theoretica l hypothesis, we
propose to analyze the aspects under which the signs of femininity, such as softness,
empathy, corrective and educational care, etc., are formulated in the construction of a
model of ideal Weberian type in which the care process is exercised in a humanized,
preventive and corrective way without the exercise of the signs of masculinity, such as
strength, violence, virility, etc. Through the application of semi-structured
questionnaires and field observation, in addition to bibliographic research, we build a
theory under which these new police habitus and ethos contribute to the elaboration of
preventive policing methodologies, aiming at distancing the ideal violent type from
police practices and promoting a model ideal type more in line with the proposals of a
democratic state.