Abstract:
RESUMO
A tese  investiga as relações entre arte, meio ambiente e educação 
ambiental,  buscando compreender  como a arte pode ser utilizada para a 
construção de uma consciência ambiental  reflexiva,  crítica e transformadora.  A
relação entre arte e meio ambiente é complexa e multifacetada  e a arte pode ser 
utilizada  na  educação ambiental de diversas  maneiras, dentro do seu próprio 
currículo ou interdisciplinarmente.  O objetivo geral da pesquisa é esclarecer 
como  o tema meio ambiente é trabalhado na disciplina de artes no ensino básico, 
tendo como fundamento a BNCC e as legislações ambientais  traçando  conexões 
com a formação dos alunos da  Licenciatura em Artes Visuais da UFPI  sobre o 
tema meio ambiente, a aplicação do tema em um estudo de caso no Instituto 
Educacional São João Bosco em Teresina-PI e análise dos livros didáticos 
utilizados em escolas de Teresina-PI, buscando o esclarecimento das perguntas: 
A obrigatoriedade de abordagem, pela BNCC permitiu a integração do tema meio 
ambiente no ensino de Artes na Educação Básica? Há uma formação mais 
abrangente com a inserção do componente Arte e Meio Ambiente no curso de 
Artes Visuais da UFPI? Os livros didáticos fornecem material necessário sobre 
o tema meio ambiente, segundo a  BNCC?  A pesquisa foi desenvolvida em três 
etapas: 1. Análise de livros didáticos de arte identificando  as concepções de arte 
e meio ambiente presentes nos livros, as metodologias propostas para o ensino 
de arte com foco na temática ambiental;  2. Entrevista  e aplicação de 
questionários  com estudantes da Residência Pedagógica do curso de 
Licenciatura em  Artes Visuais  englobando  suas percepções sobre a relação 
entre arte e meio ambiente, suas experiências com o ensino de arte e meio 
ambiente na formação docente e suas expectativas para a atuação profissional 
como professores de arte. 3. Pesquisa-ação com estudantes de uma escola
particular  de  ensino fundamental  de Teresina-Piauí. A pesquisa-ação consistiu 
na realização de oficinas de arte com foco na temática ambiental, com o objetivo 
de investigar o potencial da arte como ferramenta para a educação ambiental. 
Os livros didáticos de arte analisados apresentaram uma visão limitada  da 
relação entre arte e meio ambiente, priorizando uma abordagem  política, pela 
intervenção do artevismo ambiental  e relegando a segundo plano a  sua 
dimensão  poética,  expressiva  e técnica. As entrevistas  e aplicação de 
questionário com os estudantes de Licenciatura em Artes Visuais revelaram que 
eles reconhecem a importância da relação entre arte e meio ambiente, mas não 
conseguem  executar de forma adequada, o ensino de artes, por problemas 
estruturais nas escolas, falta de material e carga horária insuficiente.  A pesquisa-ação demonstrou que a arte é um instrumento poderoso para a educação 
ambiental, pois permite  o  desenvolvimento da  percepção crítica  e estética  da 
realidade ambiental, expressarem  suas  ideias sobre o meio ambiente  por meio 
da contemplação e aprimoramento do olhar para o que é bom, belo e verdadeiro 
e se engajarem em ações de cuidado com o ambiente em que vivem. A pesquisa 
conclui que a arte é uma ferramenta essencial para a educação ambiental, pois 
possibilita aos estudantes desenvolverem uma relação mais profunda e 
significativa com o meio ambiente, além de estimular a criatividade,  o  senso 
estético, e a responsabilidade ambiental.
ABSTRACT
The thesis investigates the relationships between art, the environment and 
environmental education, seeking to understand how art can be used to build a 
reflective, critical and transformative environmental awareness. The relationship 
between art and the  environment is complex and multifaceted and art can be used 
in environmental education in different ways, within its own curriculum or 
interdisciplinary. The general objective of the research is to clarify how the 
environment theme is worked on in the arts  discipline in basic education, based on 
the BNCC and environmental legislation, drawing connections with the training of 
students of the Degree in Visual Arts at UFPI on the environment theme. , the 
application of the theme in a case study at the Instituto Educacional São João Bosco 
in Teresina-PI and analysis of textbooks used in schools in Teresina-PI, seeking to 
clarify the questions: The mandatory approach by BNCC allowed the integration of 
environmental theme in teaching Arts in Basic Education? Is there more 
comprehensive training with the inclusion of the Art and Environment component in 
the UFPI Visual Arts course? Do textbooks provide necessary material on the topic 
of the environment, according to the BNCC? The research was developed in three 
stages: 1. Analysis of art textbooks identifying the concepts of art and the 
environment present in the books, the methodologies proposed for teaching art with 
a focus on environmental themes; 2. Interview and application of questionnaires with 
students from the Pedagogical Residency of the Degree in Visual Arts course, 
encompassing their perceptions about the relationship between art and the 
environment, their experiences with teaching art and the environment in teacher 
training and their expectations for their performance professional as art teachers. 3. 
Action research with students from a private elementary school in Teresina-Piauí. 
The action research consisted of holding art workshops focusing on environmental 
themes, with the aim of investigating the potential of art as a tool for environmental 
education. The art textbooks analyzed presented a limited view of the relationship 
between art and the environment, prioritizing a political approach, through the 
intervention of environmental artivism and relegatin g its poetic, expressive and 
technical dimensions to the background. Interviews and questionnaires with students 
of the Degree in Visual Arts revealed that they recognize the importance of the 
relationship between art and the environment, but are unable to  adequately teach 
arts, due to structural problems in schools, lack of material and insufficient workload. 
Action research demonstrated that art is a powerful instrument for environmental 
education, as it allows the development of critical and aesthetic perception of 
environmental reality, expressing their ideas about the environment through 
contemplation and improving the view of what is good , beautiful and true and engage 
in actions of care for the environment in which they live. The research concludes that 
art is an essential tool for environmental education, as it allows students to develop 
a deeper and more meaningful relationship with the environment, in addition to 
stimulating creativity, aesthetic sense, and environmental responsibility.