Repositório Institucional da UFPI

EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM O. G. REGO DE CARVALHO (1940 – 1979)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Alexsandro Rocha da
dc.date.accessioned 2024-09-30T12:22:56Z
dc.date.available 2024-09-30T12:22:56Z
dc.date.issued 2024-09-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3639
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro Examinador interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Examinador externo: Prof. Dr. Alcebíades Costa Filho - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo estudar a educação piauiense com foco na relação entre história, memória, literatura e educação a partir das obras do escritor Orlando Geraldo do Rego de Carvalho (1940 - 1979), importante literato piauiense, natural da cidade de Oeiras. Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, bacharel em direito, professor e funcionário público do Banco do Brasil, colaborou com jornais e revista locais. O estudo parte de uma questão central: Quais aspectos abordados nas obras de O. G. Rego de Carvalho podem ser relacionados à história e memória da educação no Piauí? Com a finalidade de discutir esse ponto definiu-se os objetivos do trabalho: conhecer o escritor e sua obra; entender o lugar social ocupado pelo escritor piauiense no meio literário local e nacional; identificar os aspectos educacionais presentes nas obras de O. G. Rego de Carvalho; investigar a colaboração do escritor com a educação por meio da introdução de suas obras nas escolas e em concursos vestibulares. O período em análise vai de 1940, ano em que foram localizadas as primeiras produções escrita de O. G. Rego, quando tinha 10 anos de idade e escrevia para o mensário escolar, O Fanal, na cidade de Oeiras, estendendo-se até ano de 1979, quando já havia se consolidado como escritor no meio literário com a publicação das obras Ulisses Entre o Amor e a Morte; Rio Subterrâneo e Somos Todos Inocentes. As fontes acionadas nesta pesquisa são variadas: jornais, revistas, biografia, autobiografias e as obras do escritor. Para operar com esse conjunto de fontes, de modo geral, segue-se as orientações teóricas metodológicas da Nova História Cultural apoiadas em autores como Burke (2011); Chartier (1998); Halbwachs (1990), Le Goff (2013, dentre outros. Por meio das fontes foi possível compreender sua produção escrita, a educação, a história e memória entrelaçadas em muitos aspectos da vida e obra que foram problematizados e analisados. Constatou-se a presença de suas obras em escolas de Ensino Médio e instituições de Ensino Superior do país e diversas indicações de suas obras como referências obrigatórias para os concursos vestibulares no Piauí. As fontes biográficas e autobiográficas trazem informações da sua trajetória desde a infância, seu percurso escolar, a produção de textos p ara o jornal da escola em que estudava, o processo de produção, circulação e recepção de suas obras. Assim, as fontes apontam para a importância do escritor como sujeito da pesquisa, contribuindo com a ampliação dos estudos na área da história da educação piauiense. ABSTRACT This research aims to study education in Piauí focusing on the relationship between history, memory, literature and education based on the works of writer Orlando Geraldo do Rego de Carvalho (1940 - 1979), an important writer from Piauí, born in the city of Oeiras. Writer, member of Academia Piauiense de Letras, bachelor in law, professor and civil servant of Banco do Brasil, collaborates with local newspapers and magazines. The study starts from a central question: Which aspects considered in the works of O. G. Rego de Carvalho can be related to the history and memory of education in Piauí? With the purpose of discussing this point, the objectives of the work are defined: to know the writer and his work; understand the social place occupied by the writer from Piauí in the local and national literary milieu; identify the educational aspects present in the works of O. G. Rego de Carvalho; investigate the writer's collaboration with education through the introduction of his works in schools and entrance exams. The period under analysis goes from 1940, the year in which the first written productions of O. G. Rego were located, when he was 10 years old and wrote for the school monthly, O Fanal, in the city of Oeiras, extending until 1979, when he had already established himself as a writer in the literary world with the publication of his most famous works. The sources used in this research are celebrated: newspapers, magazines, biography, autobiographies and the works of the writer. To operate with this set of sources, in general, the methodological theoretical guidelines of the New Cultural History are followed, supported by authors such as Burke (2011); Chartier (1998); Halbwachs (1990), Le Goff (2013, among others. Through the sources it was possible to understand his written production, education, history and memory intertwined in many aspects of life and work that were problematized and analyzed. of his works in schools High School and Higher Education Institutions in the country and several indications of his works as a mandatory reference for entrance exams in Piauí. The biographical and autobiographical sources bring information about his trajectory since childhood, his school career, the production of texts for school newspaper where he studied, the process of production, circulation and reception of his works. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject O. G. Rego de Carvalho pt_BR
dc.subject Educação - História - Memória pt_BR
dc.subject O. G. Rego de Carvalho pt_BR
dc.subject Education - History - Memory pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA EM O. G. REGO DE CARVALHO (1940 – 1979) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account