Abstract:
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a educação piauiense com foco na relação entre
história, memória, literatura e educação a partir das obras do escritor Orlando Geraldo do Rego
de Carvalho (1940 - 1979), importante literato piauiense, natural da cidade de Oeiras. Escritor,
membro da Academia Piauiense de Letras, bacharel em direito, professor e funcionário público
do Banco do Brasil, colaborou com jornais e revista locais. O estudo parte de uma questão
central: Quais aspectos abordados nas obras de O. G. Rego de Carvalho podem ser relacionados
à história e memória da educação no Piauí? Com a finalidade de discutir esse ponto definiu-se
os objetivos do trabalho: conhecer o escritor e sua obra; entender o lugar social ocupado pelo
escritor piauiense no meio literário local e nacional; identificar os aspectos educacionais
presentes nas obras de O. G. Rego de Carvalho; investigar a colaboração do escritor com a
educação por meio da introdução de suas obras nas escolas e em concursos vestibulares. O
período em análise vai de 1940, ano em que foram localizadas as primeiras produções escrita
de O. G. Rego, quando tinha 10 anos de idade e escrevia para o mensário escolar, O Fanal, na
cidade de Oeiras, estendendo-se até ano de 1979, quando já havia se consolidado como escritor
no meio literário com a publicação das obras Ulisses Entre o Amor e a Morte; Rio Subterrâneo
e Somos Todos Inocentes. As fontes acionadas nesta pesquisa são variadas: jornais, revistas,
biografia, autobiografias e as obras do escritor. Para operar com esse conjunto de fontes, de
modo geral, segue-se as orientações teóricas metodológicas da Nova História Cultural apoiadas
em autores como Burke (2011); Chartier (1998); Halbwachs (1990), Le Goff (2013, dentre
outros. Por meio das fontes foi possível compreender sua produção escrita, a educação, a
história e memória entrelaçadas em muitos aspectos da vida e obra que foram problematizados
e analisados. Constatou-se a presença de suas obras em escolas de Ensino Médio e instituições
de Ensino Superior do país e diversas indicações de suas obras como referências obrigatórias
para os concursos vestibulares no Piauí. As fontes biográficas e autobiográficas trazem
informações da sua trajetória desde a infância, seu percurso escolar, a produção de textos p ara
o jornal da escola em que estudava, o processo de produção, circulação e recepção de suas
obras. Assim, as fontes apontam para a importância do escritor como sujeito da pesquisa,
contribuindo com a ampliação dos estudos na área da história da educação piauiense.
ABSTRACT
This research aims to study education in Piauí focusing on the relationship between history,
memory, literature and education based on the works of writer Orlando Geraldo do Rego de
Carvalho (1940 - 1979), an important writer from Piauí, born in the city of Oeiras. Writer,
member of Academia Piauiense de Letras, bachelor in law, professor and civil servant of
Banco do Brasil, collaborates with local newspapers and magazines. The study starts from a
central question: Which aspects considered in the works of O. G. Rego de Carvalho can be
related to the history and memory of education in Piauí? With the purpose of discussing this
point, the objectives of the work are defined: to know the writer and his work; understand the
social place occupied by the writer from Piauí in the local and national literary milieu; identify
the educational aspects present in the works of O. G. Rego de Carvalho; investigate the writer's
collaboration with education through the introduction of his works in schools and entrance
exams. The period under analysis goes from 1940, the year in which the first written
productions of O. G. Rego were located, when he was 10 years old and wrote for the school
monthly, O Fanal, in the city of Oeiras, extending until 1979, when he had already established
himself as a writer in the literary world with the publication of his most famous works. The
sources used in this research are celebrated: newspapers, magazines, biography,
autobiographies and the works of the writer. To operate with this set of sources, in general,
the methodological theoretical guidelines of the New Cultural History are followed, supported
by authors such as Burke (2011); Chartier (1998); Halbwachs (1990), Le Goff (2013, among
others. Through the sources it was possible to understand his written production, education,
history and memory intertwined in many aspects of life and work that were problematized and
analyzed. of his works in schools High School and Higher Education Institutions in the country
and several indications of his works as a mandatory reference for entrance exams in Piauí. The
biographical and autobiographical sources bring information about his trajectory since
childhood, his school career, the production of texts for school newspaper where he studied,
the process of production, circulation and reception of his works.