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RESUMO
A Educação Ambiental (EA) é um processo formativo que contribui com práticas e reflexões
que fortalecem os valores para a sustentabilidade, devendo estar presente, articuladamente, em
todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Buscando
entender como os professores percebem as Unidades de Conservação (UC) como espaço não-formal para as práticas de Educação Ambiental a partir da biodiversidade, os objetivos deste
trabalho são: i) identificar as metodologias de EA e biodiversidade em UC do Brasil, ii) analisar
as concepções dos professores sobre Unidades de Conservação como espaço não-formal de
aprendizagem para práticas de educação ambiental com ênfase em biodiversidade e iii)
identificar e analisar os níveis de relacionamento entre professores e áreas naturais. A
dissertação está estruturada em forma de coletânea, com três artigos, sendo o primeiro intitulado
“Metodologias de Educação Ambiental com enfoque na biodiversidade em UC do Brasil: uma
revisão de 2003 a 2022” elaborado a partir de buscas nas bases de dados Periódicos Capes, Web
of Science, Scielo e Scopus. Foram selecionados 20 artigos científicos que abordavam
atividades práticas nas UC. Observou-se uma maior concentração de estudos no Nordeste e
ausência no Centro-Oeste. Cerca de metade dos estudos utilizou metodologias ativas, mas
poucas práticas envolveram projetos contínuos, destacando a necessidade de maior
envolvimento de educadores e pesquisadores em atividades contínuas de EA nas UC. No
segundo artigo, intitulado “Concepções de professores sobre UC como espaço não-formal de
aprendizagem para práticas de EA com ênfase em biodiversidade”, foram entrevistados 86
professores em 57 escolas de Teresina e Altos, Piauí. Destacou-se que 70,9% dos professores
já desenvolveram atividades práticas, sendo a maioria ações pontuais. Constatou-se que o
estreito conhecimento sobre a biodiversidade nas UC dificulta a realização de atividades
práticas, e sugere-se o desenvolvimento de parcerias entre escolas e universidades com as UC,
principalmente na região nordeste, em que predomina a caatinga. No terceiro artigo, intitulado
“Níveis de relacionamento com a natureza: atitudes ambientais de professores de escolas de
Teresina e Altos, Piauí”, foram entrevistados 86 professores em 57 escolas de Teresina e Altos,
Piauí. Como metodologia, foram adotadas as escalas New Environmental Paradigm (NEP) e
Nature Relatedness (RN). Os dados da escala NEP e RN indicam que muitos professores ainda
possuem uma visão antropocêntrica do meio ambiente, reconhecendo os danos causados pelas
ações humanas, mas demonstrando confusão em relação ao seu vínculo com a natureza. Propõe-se que pesquisas futuras investiguem como a formação continuada em Educação Ambiental
pode impactar a escolha de áreas verdes para atividades práticas por parte dos professores em
formação.
ABSTRACT
Environmental Education (EE) is a formative process that contributes to practices and
reflections that strengthen values for sustainability. It should be present, in an articulated
manner, at all levels and modalities of the educational process, both formal and non-formal. To
understand how teachers perceive Conservation Units (CUs) as non-formal spaces for
Environmental Education practices based on biodiversity, the objectives of this work are: i) to
identify EE and biodiversity methodologies in CUs in Brazil, ii) to analyze teachers'
conceptions of Conservation Units as non-formal learning spaces for environmental education
practices with an emphasis on biodiversity, and iii) to identify and analyze the levels of
relationship between teachers and natural areas. This dissertation is structured as a collection
of three articles. The first article, titled "Methodologies of Environmental Education with a
focus on biodiversity in CUs in Brazil: a review from 2003 to 2022," was developed from
searches in the Periódicos Capes, Web of Science, Scielo, and Scopus databases. Twenty
scientific articles addressing practical activities in CUs were selected. It was observed that there
is a higher concentration of studies in the Northeast and an absence in the Midwest. About half
of the studies used active methodologies, but few practices involved continuous projects,
highlighting the need for greater involvement of educators and researchers in ongoing EE
activities in CUs. In the second article, titled "Teachers' conceptions of CUs as non-formal
learning spaces for EE practices with an emphasis on biodiversity," 86 teachers in 57 schools
in Teresina and Altos, Piauí, were interviewed. It was noted that 70.9% of the teachers had
already developed practical activities, most of which were isolated actions. It was found that
the limited knowledge about biodiversity in CUs hinders the execution of practical activities,
and it is suggested that partnerships be developed between schools and universities with the
CUs, especially in the Northeast region, which is caatinga. The third article, titled "Levels of
relationship with nature: environmental attitudes of teachers in schools in Teresina and Altos,
Piauí," also interviewed 86 teachers in 57 schools in Teresina and Altos, Piauí. The New
Environmental Paradigm (NEP) and Nature Relatedness (NR) scales were adopted as
methodologies. The NEP and NR scale data indicate that many teachers still have an
anthropocentric view of the environment, recognizing the damage caused by human actions but
showing confusion regarding their connection with nature. It is proposed that future research
investigate how continuous training in Environmental Education can impact the choice of green
areas for practical activities by teachers in training. |
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