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“LINGUAGEM DO QUILOMBO”: Educação, territorialidade e Comunidades em Quilombos, Paulistana-Piauí (1980-2023)

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dc.contributor.author LEAL, Simoní Portela
dc.date.accessioned 2024-09-23T12:47:29Z
dc.date.available 2024-09-23T12:47:29Z
dc.date.issued 2024-09-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3606
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francis Musa Boakari Examinador interno: Prof. Dr. Eduardo Monteiro Gonzaga de Monti Examinadora interna: Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad Examinadora externa: Profa. Dra. Lucineide Barros de Medeiros - UESPI Examinador externo: Prof. Dr. Elson de Assis Rabelo - UNIVASF pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Ao se tratar das questões raciais brasileiras, a problemática das identidades ainda se configura como eixo fundamental. Deste modo, este trabalho voltou -se aos entendimentos dos saberes e fazeres das comunidades de maioria populacional afrodescendente do Município de Paulistana-PI partindo dos elementos simbólicos de afirmação identitária que as/os moradoras/es compreendem como marcadores próprios. A partir de uma metodologia descritiva-explicativa em uma abordagem qualitativa, visando acessar informações relevantes através de rodas de conversa, uma dinâmica desenvolvida nas próprias comunidades na transmissão das suas práticas, bem como na construção de seu cotidiano, tentou-se cumprir o seguinte objetivo motivador : Compreender quais/como as práticas de organização, educação e constituição quilombola constroem, mantêm e transmitem um senso de existir/ser/tornar-se na/para constituição de uma linguagem nas Comunidades quilombolas em Paulistana-PI. Para isso, além das atividades desenvolvidas nas comunidades, também dialogou-se com autoras e autores como Leda Martins (2021), Ailton Krenak (2019) (2020) (2022), Sobunfu Somé (2003), Mariléa Almeida (2022), Clóvis Moura (2019) (2020), Grada Kilomba (2019), Yuri Firmeza (et. al., 2022) e Francis Boakari (2021) que dentro do contexto-tempo da sua escrita, tem contribuído também, para ampliação e entendimento dos estudos decoloniais e as discussões sobre as experiências de existir em situações-condições opressivas. E nesse sentido, não poderia deixar de discutir a dimensão da memória como registro identitário, histórico e territorial, bem como os usos do passado/presente e das comunicações com as ancestralidades, em um retorno espiral que se faz em formas de ser cidadã/cidadão quilombolas na contemporaneidade, com contribuições positivas-negativas da educação escolar. Assim, as experiências deste estudo contribuíram para compreensão das inter-relações entre corpo, território, temporalidades, feminino e narrativas na descrição-entendimento das práticas que as comunidades agenciam como linguagem do quilombo, representação da mundivivência de ser quilombola. Com isso, observou-se a urgência de escolas das/nas comunidades a partir de repertórios textuais e sensoriais da convivialidade dialógica, que contribuam como elemento agenciador das construções e transmissões identitárias na luta por direitos sociais e territoriais. ABSTRACT When dealing with Brazilian racial issues, the problem of identities is still a fundamental question. Thus, this work focused on the understandings of the knowledge and practices of the communities with a majority of Afro -descendant populations in the Municipality of Paulistana-PI, starting from the symbolic elements of identity affirmation that the inhabitants understand as their own cultural markers. With the help of a descriptive -explanatory methodology within a qualitative framework, information from the conversation circles developed in the communities themselves to describe their practices, as well to construct their daily lives, was utilized to reach this motivating objective - understand which/how the practices of the organizational, educational and structural framework of these quilombo communities come to being, maintain themselves and transmit a sense of existence, existing/being/becoming in/for the development of a language in the quilombo communities in Paulistana-PI. In addition to the activities developed in the communities, dialogues were constructed with authors such as Leda Martins (2021), Ailton Krenak (2019) (2020) (2022), Sobunfu Somé (2003), Mariléa Almeida (2022), Clóvis Moura (2019) (2020), Grada Kilomba (2019), Yuri Firmeza (et. al., 2022) and Francis Boakari (2021) who, within the general context of their writings, have also contributed to the understanding and expansion of decolonial studies and discussions about the experiences of existing in oppressive situations-conditions. Within this basic frame of reference, comments were made regarding the dimension of memory as identity, historical and territorial records, as well as the uses of the past/present and communications with ancestry, in a spiral return in ways of being quilombola, quilombo inhabitant today, a contemporary citizen, with the positive -negative contributions of schooling. Thus, the experiences of this study contributed to understanding the interrelations between body, territory, temporality, femininity and narratives i n the description-understanding of the practices that the communities mediate as the language of the quilombo, representation of the world of being quilombola. The urgency of schools of/in the communities based on contextual and sensorial repertoires of di alogic conviviality, which contribute as an element of identity constructions and transmissions in the struggle for social and territorial rights was emphasized. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Quilombo pt_BR
dc.subject Educações pt_BR
dc.subject Comunidades pt_BR
dc.subject Territorialidade pt_BR
dc.subject Language of the quilombo pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Communities pt_BR
dc.subject Territoriality pt_BR
dc.title “LINGUAGEM DO QUILOMBO”: Educação, territorialidade e Comunidades em Quilombos, Paulistana-Piauí (1980-2023) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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