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QUEBRADEIRAS DE COCO COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E CONSERVAÇÃO DOS BABAÇUAIS NO MUNICÍPIO DE MIGUEL ALVES, PIAUÍ

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dc.contributor.author MENDES, Ligia Michelle Silva
dc.date.accessioned 2024-09-23T11:07:42Z
dc.date.available 2024-09-23T11:07:42Z
dc.date.issued 2024-09-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3602
dc.description Orientador: Profa. Dra. Márcia Leila de Castro Pereira Examinador externo: Profa. Dra. Sheila Milena Neves de Araújo Soares (UESPI) Examinador interno: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO As mulheres quebradeiras de coco babaçu caracterizam-se como grupos sociais que tradicionalmente estabelecem uma estreita relação com a natureza, permitindo uma associação entre geração de renda e manutenção dos seus meios de vida. O presente trabalho destinou-se a compreender os modos de vida das quebradeiras de coco babaçu como símbolo de resistência e o seu papel na luta pela conservação das florestas de babaçu no município de Miguel Alves, Piauí. Nesse sentido, foi delimitada como área de estudo o município de Miguel Alves, não só por este ter se destacado como liderança na extração de amêndoas, mas principalmente pela importância sociocultural da atividade na reprodução social das famílias a qual essas quebradeiras de coco babaçu se encontram. Priorizamos a categoria das mulheres lideranças vinculadas à Associação das Quebradeiras de Coco do município de Miguel Alves, com foco nas experiências e trajetórias destas que remetem a lutas e resistência a favor da libertação e preservação das florestas de babaçu. Para tanto, os aspectos metodológicos da pesquisa, foram baseadas em estudo bibliográfico, técnicas de história oral, observações de vivências, anotações em diário de campo, além de produção de imagens. Tentar compreender e interpretar os saberes desses sujeitos sociais, requer a valorização de suas relações com a natureza, por meio de seus saberes e práticas tradicionais. Os resultados obtidos, demonstram que a partir da organização das mulheres e do movimento social na região foi possível alcançar importantes conquistas, à medida que propiciaram às mulheres quebradeiras de coco babaçu a afirmação de uma identidade coletiva, possibilitando que estas garantam a busca por uma autonomia, tornando-as capazes de atuar e se expressar como organizações sociais e políticas que apresentam destaque e relevância local/regional. Dessa forma, a diversidade cultural e a redefinição das conexões entre sociedade e natureza, garantem a gestão territorial e o manejo dos espaços e recursos naturais. E no contexto local das quebradeiras de coco da comunidade Riacho do Conrado, foi possível observar a preocupação com as palmeiras e principalmente da sustentabilidade no extrativismo do babaçu na microrregião. A organização sociopolítica na comunidade apresenta um caráter ecológico, pois têm como pauta a luta pela proteção dos babaçuais. No entanto, apesar desse fortalecimento de identidade coletiva, podemos concluir que as políticas públicas hoje existentes não são capazes de amparar o desenvolvimento econômico da atividade extrativa na comunidade, visto que esta ainda permanece complementar a outras atividades da agricultura familiar, além disso, se apresenta a ameaça do avanço de atividades ligadas aos grandes empreendimentos agropecuários. Portanto, a construção de uma identidade coletiva por meio do processo de organização e mobilização das quebradeiras, surge como forma de resistência e resiliência aos problemas socioambientais existentes na região, destacando o papel dos saberes e práticas tradicionais na luta pela conservação das florestas de babaçu. ABSTRACT Female community of babassu nut breakers form social groups that traditionally establish a close relationship with nature, allowing an association between income generation and maintenance of their livelihoods. The present work aimed to understand the ways of life of babassu coconut breakers as a symbol of resistance and their role in the fight for the conservation of babassu forests in the municipality of Miguel Alves, Piauí. In this sense, the municipality of Miguel Alves was delimited as a study area, not only because it stood out as a leader in the extraction of almonds, but mainly because of the sociocultural importance of the activity in the social reproduction of the families in which these babassu nut breakers live, prioritized the category of women leaders linked to the Coconut Breakers Association of the municipality of Miguel Alves, focusing on their experiences and trajectories, which refer to struggles and resistance in favor of the liberation and preservation of babassu forests. Therefore, the methodological aspects of the research were based on a bibliographical study, techniques of oral history and ethnography, observations of experiences, notes in a field diary, in addition to the production of images. Trying to understand and interpret the knowledge of these social subjects requires valuing their relationships with nature, through their traditional knowledge and practices. The results obtained show that, based on the organization of women and the social movement in the region, it was possible to achieve important realizations, as they provided women babassu nut breakers with a guarantee of a collective identity, enabling them to guarantee the search for empowerment, making them capable of acting and expressing themselves as social and political organizations that are prominent and locally/regionally relevant. In this way, cultural diversity and the redefinition of connections between society and nature guarantee territorial management and the management of spaces and natural resources. And in the local context of the coconut breakers of the Riacho do Conrado community, it was possible to observe the concern with the palm trees and mainly with the sustainability of babassu extractivism in the micro-region. However, despite this strengthening of collective identity, we can conclude that the public policies that exist today are not able to support the economic development of extractive activity in the community, since it remains complementary to other family farming activities, in addition to the threat of advancement of activities linked to large agricultural enterprises. Therefore, the present work seeks to contribute to the discussion and possible elaboration of public policies and effective actions, which focus on mediating socio-environmental conflicts in the territory, in addition to contributing to sustainable local development in the region, as it refers to the valorization of traditional wisdom, in the construction of sustainable management models better adapted to local conditions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Quebradeiras de coco pt_BR
dc.subject Modos de vida pt_BR
dc.subject Ecologia política pt_BR
dc.subject Coconut crackers pt_BR
dc.subject Lifestyle pt_BR
dc.subject Political ecology pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title QUEBRADEIRAS DE COCO COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E CONSERVAÇÃO DOS BABAÇUAIS NO MUNICÍPIO DE MIGUEL ALVES, PIAUÍ pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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