Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ações formativas e desenvolvimento profissional docente

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ROCHA, Márcia Milane Verçosa
dc.date.accessioned 2024-09-23T10:58:38Z
dc.date.available 2024-09-23T10:58:38Z
dc.date.issued 2024-09-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3601
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo Examinador interno: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinadora externa: Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares - UFOPA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO As mudanças no campo social se refletem na escola e, consequentemente, exigem cada vez mais a ampliação da formação do professor, requerendo seu desenvolvimento profissional e mostrando a complexidade da prática pedagógica. Diante dessa realidade, esta dissertação parte da seguinte questão-problema: quais ações de formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional docente, refletindo nas práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica (EB)? Delineia como objeto de investigação a constituição das ações de formação continuada de professores da educação básica. E como objetivo geral o propósito de analisar as ações de formação continuada que contribuem para o desenvolvimento profissional docente, com reflexos nas práticas pedagógicas realizadas no contexto da EB. Especificamente, busca: identificar concepções dos professores acerca da formação continuada e sua relação com o seu desenvolvimento profissional; descrever ações de formação continuada ofertadas aos professores da EB; reconhecer ações de formação continuada que contribuem para o desenvolvimento profissional docente nas práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da EB. Em sua discussão teórica, apoia-se em autores como: Candau (2011), Garcia (1998), Gómez (1998), Imbernón (2010), Nóvoa (2007), entre outros. Metodologicamente, fundamenta-se em André (2005), Sousa e Cabral (2015), Souza (2006), entre outros. Adota a pesquisa de abordagem qualitativa e, para a produção de dados, utiliza-se o memorial autobiográfico e a entrevista narrativa, com 04 (quatro) professores da EB de uma escola de educação integral da rede estadual de ensino médio em Teresina, Piauí, selecionados com base nos seguintes critérios de inclusão: ter vínculo efetivo com o sistema estadual de educação; atuar, pelo menos, há cinco anos no magistério da EB; ter participado, nos últimos dois anos, de cursos de formação continuada; ter disponibilidade para participar de todas as etapas da pesquisa. Com base nas narrativas, a pesquisa identifica a concepção de formação continuada, descreve a importância atribuída aos processos formativos e como a relação teoria- prática se apresenta, realçando os tipos de formação continuada ofertados, sua origem nas condições interna e externa e os conteúdos dessas formações. Reconhece que as ações de formação continuada ofertadas aos professores participantes da pesquisa contribuem para seu desenvolvimento profissional docente e para o fortalecimento de sua prática pedagógica, oportunizando novas formas de ensinar (fazer/agir), aprender e avaliar de acordo com a área de atuação dos professores, possibilitando melhor entendimento da realidade em que estão inseridos mediante visão crítica e propositiva dos processos formativos e de desenvolvimento profissional, visto que, conjuntamente, concorrem para o estabelecimento de um diferencial em torno da reinvenção da sua prática pedagógica, do desenvolvimento de habilidades, do uso de metodologias diversificadas, do desenvolvimento da autonomia didática (melhorar/rever/ajustar), mesmo que, no que concerne à apropriação de recursos diversificados em relação aos investimentos na formação continuada, à inovação e à valorização profissional, ainda, não sejam reconhecidos pela rede de ensino investigada para a valorização profissional. ABSTRACT Each change in the social field reflects on the school and, consequently, demands more from the professional teacher, requiring their development, due to the complexity of the pedagogical practice. Faced with this reality, we start from the following problem question: which continuing education actions contribute to the professional development of teachers, reflecting on pedagogical practices in the context of basic education? The object of investigation, therefore, is the continuing education actions of basic education teachers, with the general objective of analyzing the continuing education actions that contribute to the professional development of teachers, with reflections on the pedagogical practices developed in the context of basic education. Specifically, we sought to: identify teachers' conceptions about continuing education and its relationship with their professional development; describe the continuing education actions offered to basic education teachers; recognize continuing education actions that contributed to the professional development of teachers in pedagogical practices developed in the context of basic education. For the theoretical discussion, the study was supported by authors such as: Candau (2011), Di Giorgi (2010), Garcia (1998), Gómez (1998), Huberman (2007), Imbernón (2010), Nascimento (2011), Nóvoa (2007), among others. Methodologically, it was based on André (2005), Lüdke (1986), Sousa and Cabral (2015), Souza (2006), among others. The qualitative approach research, for the production of data, used the autobiographical memorial and the narrative interview, with 04 (four) teachers of basic education of a school of integral education of the state education network of Piauí, in Teresina, who work in high school and were selected based on the following inclusion criteria: having an effective link with the state education system; work for at least five years in the teaching profession of basic education; have participated in the last two years of continuing education courses; be available to participate in all stages of the research. Based on the narratives, we identified the conception of continuing education of the participating teachers, the importance attributed to the training processes and how the theory-practice relationship is presented; we outline the types of continuing education offered, its origin as internal and external and the contents of these courses; and, we found that the continuing education actions offered to basic education teachers of the state education network in Piauí contribute to the professional development of teachers and to the pedagogical practice, when it is in accordance with the professionals' area of activity, enabling teachers to understand the reality in which they are inserted in a critical and purposeful way, allows the expansion of the theoretical foundation, the establishment of a differential and the possibility of practical reinvention, in addition to contributing to pedagogical practices when they provide new ways of teaching (doing/acting) , learn and evaluate; the development of skills, theoretical bases for the practice, the use of diversified methodologies (research/project), the development of didactic autonomy (improve/review/adjust), the appropriation of diversified resources and professional innovation. The professional valuation of investments in continuing education is not yet recognized by the education network. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Teacher professional development pt_BR
dc.subject Continuing teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ações formativas e desenvolvimento profissional docente pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account