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RESUMO
A Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, foi fundada em 1971,
e, principalmente a partir dos anos 2000, passou por significativas mudanças na sua estrutura física,
as quais puderam impactar na sua qualidade ambiental. Diante dessa questão, o trabalho apresenta
como objeto de estudo a qualidade ambiental fornecida pelos espaços livres da Universidade
Federal do Piauí e a relação dos usuários com esses espaços. Uma análise inicial da instituição
suscitou o questionamento que impulsionou o início da pesquisa: Os espaços abertos da
Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, proporcionam uma
qualidade ambiental satisfatória para os seus usuários? Para abordar essa questão, foram
consideradas as seguintes hipóteses: a) O contínuo crescimento das instalações físicas da
Universidade Federal do Piauí, juntamente com a sua crescente ocupação, resultou na redução,
fragmentação e falta de conexão dos espaços livres disponíveis; b) Os espaços livres carecem
de características que contribuam para uma qualidade ambiental satisfatória; c) As
características dos espaços livres não atendem às expectativas da comunidade usuária,
tornando-os pouco atrativos. Com o intuito de lançar as bases para esta reflexão, o trabalho tem
como objetivo geral analisar e interpretar o sistema de espaços livres da Universidade Federal
do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, visando traçar estratégias para melhoria da
qualidade ambiental desses espaços. Nesse contexto, metodologicamente buscou-se utilizar
como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós-Ocupação, que faz uso de uma abordagem
multimétodos e apresenta como resultado a elaboração de um diagnóstico sobre os espaços
livres em questão, levando em consideração a percepção do usuário. Os resultados da pesquisa
indicam que, na instituição examinada, existe uma quantidade considerável de espaços livres,
no entanto, sua qualidade ambiental é questionável. Os diagnósticos obtidos por meio da
análise técnica foram corroborados pela avaliação dos usuários, e com base nisso, foram
formuladas diretrizes para a organização do campus em questão.
ABSTRACT
The Federal University of Piauí, Ministro Petrônio Portella campus, was founded in
1971, and, especially since the 2000s, has undergone serious changes in its physical structure,
which could impact its environmental quality. Faced with this issue, the work presents as its
object of study the environmental quality provided by the open spaces of the Federal University
of Piauí and the relationship between users and these spaces. An initial analysis of the
institution raised the question that prompted the beginning of the research: Are open vacancies
at the Federal University of Piauí, Ministro Petrônio Portella campus, guaranteeing a
satisfactory environmental quality for its users? To address this issue, the following hypotheses
were considered: a) The continuous growth of the physical facilities of the Federal University
of Piauí, together with its increasing occupancy, studied in the reduction, fragmentation and
lack of connection of available free spaces; b) Open spaces lack characteristics that contribute
to satisfactory environmental quality; c) The characteristics of open spaces do not meet the
expectations of the user community, making them unattractive. In order to lay the foundations
for this reflection, the general objective of the work is to analyze and interpret the system of
open spaces at the Federal University of Piauí, Ministro Petrônio Portella campus, aiming to
outline strategies to improve the environmental quality of these spaces. In this context,
methodologically, we sought to use the Post-Occupancy Assessment as a research strategy,
which uses a multi-method approach and presents as a result the elaboration of a diagnosis on
the open spaces in question, taking into account the user's p erception. The research results
indicate that, in the institution examined, there is a considerable amount of outdoor spaces,
however, their environmental quality is questionable. The diagnoses obtained through technical
analysis were corroborated by user evaluation, and based on this, guidelines were formulated
for the organization of the campus in question. |
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