Abstract:
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino, prescrito e praticado, dos conteúdos de
Geografia, nos grupos escolares no Piauí, entre os anos 1927-1961, visando compreender a
trajetória histórica deste ensino na Educação Primária no Piauí. O corpus documental é
constituído por mensagens governamentais, legislações educacionais, documentos da Direção
da Instrução Pública e das escolas investigadas, biografias e autobiografias, livros didáticos e a
memória dos participantes por meio da História Oral. Justificamos a relevância desta pesquisa
como investimento de natureza historiográfica, capaz de fornecer subsídios para a reflexão
sobre o currículo e como contributo para a história do ensino. O estudo tem embasamento
teórico na Nova História Cultural com instrumental de pesquisa ancorado nas proposições
teórico-metodológicas de André Chervel (1990), em interface com Goodson (1990) e com
abordagem da História das Disciplinas Escolares como campo historiográfico. Para a análise
das fontes documentais, biográficas, autobiográficas e das fontes orais, adotamos o método de
interpretação da dimensão linguística processada pela via hermenêutica, proposta por Escolano
Benito (2017). O aporte conceitual da pesquisa encontra sustentação respectivamente em
Goodson (1990), Chervel (1990), Chartier (1990, 1992), Certeau (1998), Viñao Frago (2008) e
Escolano Benito (2017). Além desse referencial, a pesquisa está ancorada na historiografia
educacional, a exemplo de Lopes (1996; 2001; 2002), Queiroz (2008), Brito (1996), Martins
(2009; 2011), Sousa (2009), Soares (2008), Souza (2004), Ribeiro (2000, 2003, 2008), Carvalho
(1994), Vlach (1991; 1988; 2004) dentre outros. O recorte cronológico inicial é o ano de 1927,
data de adoção do Programa do Ensino Primário, implantado pelo reformador da educação
parnaibana, Luis Galhanone, estendendo-se até 1961, data de promulgação da primeira LDBN
n. 4.024/61. Inicialmente, refletimos sobre a Geografia enquanto matéria escolar presente no
currículo dos Grupos Escolares do Piauí, destacando a prática educativa desenvolvida nesta
escola no período investigado. Em seguida, apresentamos os dados que nos levaram à produção
da Geografia como matéria escolar no Ensino Primário piauiense. Finalmente discutimos a
formação do professor para ensinar Geografia neste nível de ensino. Elaboramos a tese de que
no período investigado os conteúdos geográficos ensinados nos grupos escolares do Piauí
assumiam uma perspectiva nacionalista, tornando-se veículo para atender aos anseios de
valorização do País, por meio de um ensino que enfatizava a enumeração e a descrição das
riquezas naturais, a localização, e a memorização dos conteúdos estudados, vinculando-se dessa
forma à perspectiva das práticas de ensino da Geografia Tradicional. Entretanto, percebemos
que a ideologia do nacionalismo patriótico era finalidade do Ensino Primário de modo geral,
não especificamente da matéria Geografia. Dessa forma, o ensino de Geografia não assumia,
por si só, uma perspectiva nacionalista, posto que o predomínio dos métodos tradicionais
utilizados neste ensino não oportunizava a compreensão dos fenômenos estudados. Portanto,
não se concretizava a finalidade que era atribuída a essa matéria escolar, ao visar a formação
do espírito patriótico e nacionalista na educação dos pequenos estudantes piauienses. Porém,
mantinha-se um ensino com abordagem tradicional, enfatizando, sim, a enumeração e a
descrição das riquezas naturais, a localização dos fenômenos e a memorização dos conteúdos
estudados.
ABSTRACT
This study analyzes the teaching of geography content, as prescribed and practiced in Piauí
school groups from 1927 to 1961, in order to understand the historical trajectory of this teaching
in Piauí Primary Education. The documentary corpus consists of administrative messages,
educational laws, documents from both the Public Instruction Directorate and the investigated
schools, biographies and autobiographies, textbooks, and the memory of participants through
oral history. We justify the relevance of this research as an investment of historiographic nature,
capable of providing subsidies for reflection on the curriculum and as a contribution to the
history of teaching. The study has a theoretical basis in the New Cultural History and with its
research instrument anchored in the theoretical and methodological propositions of André
Chervel (1990) interfacing with Goodson (1990) and approaching the History of School
Disciplines as a historiographic field. For the analysis of documentary sources, oral sources and
other sources of memory, we adopted the method of interpretation of the linguistic dimension
processed by the hermeneutic path proposed by Escolano Benito (2017). The conceptual
support of the research comes respectively from Goodson (1990); Chervel (1990); Chartier
(1990, 1992); Certeau (1998); Viñao Frago (2008), and Escolano Benito (2017). In addition to
this framework, the research is anchored in educational historiographers such as Lopes (1996,
2001, 2002); Queiroz (2008); Brito (1996); Martins (2009, 2011); Sousa (2009); Soares (2008);
Souza (2004); Ribeiro (2000, 2003, 2008); Carvalho (1994); Vlach (1991, 1988, 2004), among
others. The initial chronological cut is 1927, by the date of adoption of the Primary Education
Program implemented by the education reformer from Parnaíba, Luis Galhanone, that extends
until 1961 when the first LDBN No. 4,024/61 was promulgated. Initially, we reflect on
Geography as a school subject present in the curriculum of the Piauí School Groups,
highlighting the educational practice developed in this school during the period investigated.
Then we present the data which led us to the production of Geography as a school subject in
Piauí Primary School. Finally, we discuss teacher training to teach geography at this level of
education. We elaborated on the thesis that the geographic contents taught in the Piauí school
groups assumed a nationalist perspective in the investigated period, becoming a vehicle to meet
the yearning for the valorization of the country by way of a teaching perspective that
emphasized the enumeration and the description of the natural riches, its location, and the
memorization of the studied contents, thus linked to the perspective of the teaching practices of
Traditional Geography. However, we realize that the ideology of patriotic nationalism was the
purpose of primary education in general, not specifically of geography. Thus, the teaching of
geography did not assume in itself a nationalist perspective, since the predominance of the
traditional methods used in this teaching did not allow the understanding of the studied
phenomena. Therefore, the purpose that was attributed to this school subject was not realized
when aiming at the formation of the patriotic and nationalist spirit in the education of the
younger Piauí students. However, there was a type of teaching with a traditional approach,
emphasizing, instead, the enumeration and description of natural riches, the location of
phenomena, and the memorization of the studied contents.