Repositório Institucional da UFPI

JOGOS MATEMÁTICOS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: uma visão neuropsicopedagógica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CAMPELO, João Paulo Martins
dc.date.accessioned 2024-09-17T11:06:08Z
dc.date.available 2024-09-17T11:06:08Z
dc.date.issued 2024-09-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3596
dc.description Orientador: Prof. Dr. Manoel Vieira de Matos Neto Examinador interno: Prof. Dr. Antônio Kelson Vieira da Silva Examinador interno: Prof. Dr. Kelton Silva Bezerra Examinador enterno: Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso pt_BR
dc.description.abstract Resumo: A presente dissertação explora a relevância dos jogos matemáticos no desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com ênfase na neuropsico-pedagogia. O estudo aborda a resistência de alguns educadores ao uso de jogos em sala de aula e destaca a necessidade de formação adequada dos professores para implementar esses recursos didáticos efetivamente. Para responder à questão de pesquisa, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema, identifica os jogos matemáticos mais utilizados por meio da metodologia iDEAl (CUNHA, 2017) e suas contribuições para o desenvolvi-mento cognitivo, além de propor atividades envolvendo jogos matemáticos. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como os jogos matemáticos podem ser uma ferramenta pedagógica eficaz para o desenvolvimento cognitivo, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. Abstract This dissertation explores the relevance of mathematical games in the cognitive develop-ment of elementary and high school students, with emphasis on neuropsychopedagogy. The study addresses the resistance of some educators to the use of games in the clas-sroom and underscores the need for adequate teacher training to effectively implement these didactic resources. To answer the research question, the work carries out a biblio-graphical review on the topic, identifies the most used mathematical games through the iDEAl methodology (CUNHA, 2017) and their contributions to cognitive development, in addition to proposing activities involving mathematical games. This research contributes to the understanding of how mathematical games can be an effective pedagogical tool for cognitive development, providing a playful and meaningful learning experience. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Neuropsicopedagogia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Mathematical games pt_BR
dc.subject Cognitive development pt_BR
dc.subject Neuropsychopedagogy pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.subject High school education pt_BR
dc.title JOGOS MATEMÁTICOS PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: uma visão neuropsicopedagógica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account