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RESUMO: A licenciatura em educação do campo (LEdoC) vem se constituindo a partir de experiências
formativas de caráter contra hegemônico, defendendo um projeto de educação que tem como
intencionalidade a formação humana. Na realização desta investigação partimos do seguinte
problema de pesquisa: como se constitui a formação inicial docente na licenciatura em educação
do campo que tem como intencionalidade a formação humana de seus discentes em uma
perspectiva histórico crítica? No encaminhamento a essa questão a tese é que a formação inicial
na LEdoC se dirige para formação humana em uma perspectiva histórico crítica, quando é
mediada por uma teoria pedagógica crítico radical, que possibilita o desenvolvimento de
significações da atividade de ensino, como condição para promover a compreensão da prática
social para além da aparência fenomênica. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar em
contexto de pesquisa-formação onto-crítica, o processo de constituição da formação inicial
docente na licenciatura em educação do campo dirigida para a formação humana em uma
perspectiva histórico crítica. Como objetivos específicos a pesquisa visa: identificar
necessidades formativas de licenciandos dirigida para formação humana em uma perspectiva
histórico crítica na LEdoC; expandir significações acerca das condições que precisam ser
produzidas para o desenvolvimento de atividades formativas humanizadoras na LEdoC;
analisar a dialética apropriação-objetivação das significações produzidas nas práticas
formativas dos licenciandos. A pesquisa vinculada à linha Formação Humana e processos
educativos do Programa de Pós-graduação em Educação, foi desenvolvida a partir dos aportes
teórico-metodológicos que orientam a compreensão da educação como formação humana,
sendo eles, o materialismo histórico-dialético, a psicologia histórico-cultural e a pedagogia
histórico-crítica. Como metodologia utilizou-se a pesquisa-formação onto-crítica por meio de
dispositivos para formação e produção de dados: relatórios e projetos, encontros formativos,
diários formativos. Os resultados da pesquisa foram sistematizadas a partir dos núcleos de
significação. No primeiro núcleo estão as zonas de sentido engendradas na dialética
objetividade e subjetividade da prática social, que mediaram a trajetória formativa das
participantes. As mediações evidenciaram o movimento dialético entre os aspectos, sociais,
econômicos e culturais na constituição dos afetos em relação à docência e a educação do campo.
As possibilidades realizadas e as possibilidades em potencial desenvolvidas no processo
formativo constituem o segundo núcleo. As categorias teóricas apropriadas e objetivadas pelas
participantes, constituem zonas de sentido presentes nas significações. Nos internúcleos, a
totalidade revelada nas zonas de sentido das significações, apontam as condições objetivas
produzidas no processo formativo como condição para o desenvolvimento da atividade de
ensino dirigida para formação humana em uma perspectiva histórico crítica.
ABSTRACT: The degree in field education (LEdoC) has been constituted from formative experiences of
character against hegemonic, which defends an education project that has as intentionality the
human formation. In carrying out this research we start from the following research problem:
how is the initial teacher training in the degree in education of the field that has as intentionality
the human formation of its students in a critical historical perspective? In addressing this issue
the thesis is that the initial training in LEdoC is directed to human formation in a critical
historical perspective, when it is mediated by a radical critical pedagogical theory, which allows
the development of meanings of the teaching activity, as a condition to promote the
understanding of social practice beyond phenomenal appearance. This research has as general
objective to analyze in the context of research-training onto-critical, the process of constitution
of the initial teacher training in the degree in education of the field directed to the human
formation in a critical historical perspective. As specific objectives the research aims to: identify
training needs of undergraduates directed to human formation in a critical historical perspective
in LEdoC; expand meanings about the conditions that need to be produced for the development
of humanizing formative activities in LEdoC; analyze the dialectic appropriation-objectification of the meanings produced in the formative practices of the licensees. The
research linked to the Human Formation line and educational processes of the Postgraduate
Program in Education, was developed from the theoretical-methodological contributions that
guide the understanding of education as a human formation, beingcultural psychology and
historical-critical pedagogy. The methodology used was the research-training into-critical
through devices for training and production of data: reports and projects, training meetings,
training diaries. The results of the research were systematized from the nuclei of meaning. In
the first nucleus are the zones of meaning engendered in the dialectic objectivity and
subjectivity of social practice, which mediated the formative trajectory of the participants. The
mediations evidenced the dialectical movement between the social, economic and cultural
aspects in the constitution of affections in relation to teaching and education in the field. The
possibilities realized and the potential possibilities developed in the training process constitute
the second core. The theoretical categories appropriated and objectified by the participants,
constitute zones of meaning present in the meanings. In internucleus, the totality revealed in
the meaning zones of meanings, point out the objective conditions produced in the formative
process as a condition for the development of teaching activity directed to human formation in
a critical historical perspective. |
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