Repositório Institucional da UFPI

SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na rede estadual de Campo Maior-PI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOARES, Francisco das Chagas da Paz
dc.date.accessioned 2024-09-16T13:13:00Z
dc.date.available 2024-09-16T13:13:00Z
dc.date.issued 2024-09-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3593
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinadora interna: Profa. Dra. Maria Dalva França Carvalho Examinadora externa: Profa. Dra. Rejane de Oliveira Alves (UFBA) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Saberes e práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: um estudo na rede estadual de Campo Maior-PI, apresentado à comunidade acadêmica, resulta de uma investigação acerca de como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influen-ciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar. A formação do professor da EJA constitui um dos grandes desafios a ser enfrentado. Este estudo tem como objeto os saberes e práticas pedagógicas dos professores que atuam com pessoas jovens e adultas no mu-nicípio de Campo Maior-PI e como essas questões articuladas podem melhorar o processo de escolarização e a vida do aluno. Surgiu da seguinte questão/problema: “Como os saberes mo-bilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto escolar”? Tem como objetivo geral compreender como os saberes mobilizados pelos profissionais da educação de jovens e adultos influenciam o desen-volvimento da prática pedagógica no contexto escolar. Delineado como pesquisa qualitativa do tipo narrativa, o estudo utilizou para coleta de dados o dispositivo Cartas Pedagógicas escritas por quatro professores que atuam no Ensino Médio no Centro Educacional de Jovens e Adultos no contexto urbano de Campo Maior-PI. Os dados foram organizados em categorias, Bardin (2015), com auxílio do software Iramuteq, interpretados a luz da análise de discurso fundamen-tado nas concepções de Pêcheux (2015) e Orlandi (2007, 2012 e 2015). Os resultados mostra-ram que os professores entendem que a EJA possui uma diversidade que precisa ser respeitada e que os materiais didáticos fornecidos pelo Estado não dão conta da realidade dessa modali-dade de ensino. Conclui-se então, que os saberes docentes emergem do atuar em sala de aula e do processo de formação inicial e continuada e que a interação entre esses saberes contribui para o desenvolvimento de uma prática pedagógica autônoma e emancipatória. ABSTRACT Pedagogical knowledge and practices in Youth and Adult Education: a study in the state net-work of Campo Maior-PI, presented to the academic community, results from an investigation into how the knowledge mobilized by youth and adult education professionals influences the development of pedagogical practice in the school context. The training of EJA teachers is one of the great challenges to be faced. This study has os its object the knowledge and pedagogical practices of teachers who work with young people and adults in the city of Campo Maior-PI and how these articulated questions can improve the schooling process and the student's life. It arose from the following question/problem: “How does the knowledge mobilized by youth and adult education professionals influence the development of pedagogical practice in the school context”? Its general objective is to understand how the knowledge generated by youth and adult education professionals influences the development of pedagogical practice in the school context. Set up as a narrative survey with a qualitative approach, the study used the Pedagogical Letters device for datar collection, having four teachers as a sample definition, which can be viewed as a representative sample in the case of a qualitative survey of those who work in High School at the Educational Centre for the Youth and Adults in the urban context of Campo Ma-ior-PI. The data were organised into categories, Bardin (2015), with the help of a piece of soft-ware called Iramuteq, and then interpreted in the light of discourse analysis based on the con-cepts of Pêcheux (2015) and Orlandi (2007, 2012 and 2015). The results showed that teachers understand that EJA has a diversity that needs to be respected and that the teaching materials provided by the State do not handle the reality of this teaching modality. It is then concluded that teaching knowledge emerges from working in the classroom and from the process of initial and continuing education and that the interaction between this knowledge contributes to the development of autonomous and emancipatory pedagogical practice. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Youth and Adults Education pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.title SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um estudo na rede estadual de Campo Maior-PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account