Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa, intitulada ―História da Profissão Docente no Piauí: notícias, mensagens e
discursos (1910-1946)‖, tem como objetivo geral investigar a profissão docente,
especialmente as imagens sociais e condições de trabalho no Piauí por meio de notícias,
discursos e mensagens, no período de 1910 a 1946. O recorte temporal se justifica pela
oficialização da Escola Normal no Piauí em 1910 e pela Lei Orgânica do Ensino Primário de
1946, por considerar a relevância desses fatos históricos para a história da educação e
profissão docente. Para a realização desta investigação, foram utilizados referenciais teóricos
e metodológicos pautados na vertente teórica da Nova História Cultural. Como autores,
dialogamos com: Chartier (1990), Le Goff (2003), Vicentini e Lugli (2009), Nóvoa (1986,
2002), Tanuri (2000), Villela (2000), Sousa (2015), Lopes (2008), Fischer (2005), Brito
(1996), Castelo Branco (2005), Queiroz (2011), Cardoso (2010, 2003), Barros (2004, 2019),
Luca (2015), Pinheiro (2017), entre outros. Para a realização do estudo, foram utilizadas
fontes hemerográficas (notícias e discursos jornalísticos) e mensagens governamentais,
encontradas nos seguintes jornais: ―Correio de Oeiras‖, ―Semana‖, ―Diario do Piahuy‖,
―Litericultura‖, ―Alto Longá‖, ―O Nordeste‖, ―O Piauhy‖, ―A Luz‖, ―Diario Oficial‖, ―O
momento‖, ―Monitor Comercial‖, ―O Fanal‖, ―A Escola‖, ―Vanguarda‖ e ―Gente Nova‖,
dispostos no Acervo Virtual do Jornalismo Piauiense e no Arquivo Público do Piauí — Casa
Anísio Brito. De acordo com os periódicos e mensagens governamentais analisados, as
imagens sociais que se constituiu dos professores veiculadas na imprensa eram de um
profissional devoto e missionário, mestres abnegados, obreiro e artífice da educação como
também mantedor da ordem e do patriotismo. Quanto às condições efetivas de trabalho, o
valor simbólico se demonstrava incoerente com as condições materiais que os docentes
estavam inseridos.
ABSTRACT: This research, titled ―The History of Teaching Profession in Piauí: news, messages and
discourses (from 1910 to 1946)‖, aiming to investigate teaching profession, particularly social
images, and work condition in Piauí through news, discourses, and messages in the transition
period from 1910 to 1946. This temporal cut is justified by the officialization of Escola
Normal (Teacher‘s College) in Piauí in the year of 1910 and Lei Orgânica do Ensino Primário
(Organic Law of Primary Education), in 1946, considering the relevance of those historical
facts for the background of education and teaching profession. For such investigation where
used theoretical and methodological references based on the theoretical part of Noval História
Cultural (New Cultural History). As authors, we have engaged with: Chartier (1990), Le Goff
(2003), Vicentini e Lugli (2009), Nóvoa (1986, 2002), Tanuri (2000), Villela (2000), Sousa
(2015), Lopes (2008), Fischer (2005), Brito (1996), Castelo Branco (2005), Queiroz (2011),
Cardoso (2010, 2003), Barros (2004, 2019), Luca (2015), Pinheiro (2017), amongst others. In
order to carry out this study, where used newspapers data (news and journalistic discourses)
and governmental messages, available on the following newspapers: ―Correio de Oeiras‖,
―Semana‖, ―Diario do Piahuy‖, ―Litericultura‖, ―Alto Longá‖, ―O Nordeste‖, ―O Piauhy‖, ―A
Luz‖, ―Diario Oficial‖, ―O momento‖, ―Monitor Comercial‖, ―O Fanal‖, ―A Escola‖,
―Vanguarda‖ and ―Gente Nova‖, disposed on Acervo Virtual do Jornalismo Piauiense
(Virtual Collection of Piauiense‘s Journalism) and at the Arquivo Público do Piauí – Casa
Anísio Brito (Public Archive of Piauí – House Anísio Brito). According to the governmental
messages and newspaper analyzed, social images of teachers compounded by the media
where of devoted and disciples professionals, unselfish masters, workers, and artificer of
education as well as guardian of order and patriotism. In relation to working conditions, the
symbolic value was incoherent to the material condition teachers where placed in.